Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Exposição

Exposição Reverberações do artista nigeriano Mudi Yahaya entra em cartaz no MUNCAB

Foto | Divulgação

A exposição internacional “Reverberações – refletindo a impressão da memória africana” chega a Salvador, trazendo consigo uma profunda reflexão sobre as interseções culturais entre o Brasil e o continente africano. 

A mostra, que acontecerá no Museu da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), situado no coração do Centro Histórico de Salvador, terá uma abertura para convidados na quinta-feira, 21 de março, coincidindo com o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A partir do dia seguinte, 22 de março, até 21 de junho, o público terá a oportunidade de se imergir nessa jornada cultural, com visitação das 10h às 18h.

Organizada pelo Modern Art Film Archiv de Berlim em colaboração com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Consulado Geral da Alemanha em Recife e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a mostra é um testemunho visual da influência dos retornados brasileiros nos países da Nigéria, Benin, Gana e Senegal. A exposição traz, ainda, um espaço de debate e pensamento sobre a presença negra muçulmana e tece importantes ilações com os Malês e a revolta ocorrida na capital baiana em 1835. 

A exposição apresenta as obras do artista contemporâneo Mudi Yahaya, um dos principais expoentes da cena artística da Nigéria. Yahaya, utilizando principalmente a fotografia como meio de expressão, traça um retrato vívido das identidades híbridas africanas, explorando os diversos dialetos visuais, moedas e vocabulários presentes nas culturas dos países em questão.

“Reverberações aborda questões históricas e de identidade, destacando o papel da fotografia na discussão sobre a escravidão e as identidades únicas dos abolicionistas e escravizados”, explica Mudi Yahaya. “As fotos específicas examinadas na exposição ilustram as diversas maneiras pelas quais a escravidão afetou as vidas e identidades das pessoas e grupos envolvidos.”

Uma série de rodas de conversa enriquecerá ainda mais a experiência nos primeiros dias do evento. Estes bate-papos contarão com a participação do artista Mudi Yahaya, além de especialistas que dialogam com o tema da exposição. Entre os palestrantes estão as doutoras Livia Vaz e Amanda Medeiros, nos dias 19 e 20 de março, e os doutores Osmundo Pinho e Samuel Vida, nos dias 22 e 23 de março, respectivamente, sempre às 17h.

Cooperação internacional

A diretora executiva do Goethe-Institut Salvador-Bahia, Friederike Möschel, expressou sua satisfação em contribuir para trazer essa exposição financiada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha para Salvador, ressaltando a importância dessa cooperação internacional em um tema tão significativo historicamente e culturalmente. “Reverberações é um ótimo exemplo de uma cooperação bem-sucedida entre o Brasil e Alemanha em um tema histórico e culturalmente fascinante.”, comenta Möschel.

Para Johannes Bloos, Cônsul Geral da Alemanha em Recife, a exposição é um testemunho do intercâmbio cultural entre a África Ocidental e o Brasil no período pós-escravidão. “Essas são precisamente as questões centrais para muitas pessoas e muitos países no mundo ainda hoje. E é isso que torna essa exposição tão global e contemporânea”, ressalta Bloos.

A exposição, que conta com a participação dos curadores e artistas baseados em Berlim, Gisela Kayser, Suely Torres e Mireya Palmeira, promete mergulhar nos ecos visuais dos violentos processos de colonização e destacar a influência afro-brasileira de escravizados libertos que retornaram para o continente africano, bem como os efeitos desse retorno nas tradições socioculturais do continente.

Leia mais

Música

Megaturnê foi cancelada, mas cantora vai se apresentar em Salvador

Gastronomia

O Mistura já está preparado para participar do Tempero Bahia 2024 em suas duas unidades, na Avenida Contorno e no Farol de Itapuã. Os...

Gastronomia

Toda cozinha guarda seus segredos. Seja no livro de receitas, na dica de cocção de um alimento ou na quantidade de sal. Mais que...

Cinema

Lançado em 2008, Estômago foi conquistando o público e virou um grande sucesso de público e crítica. Muito por conta da dupla Marcos Jorge,...

Moda

A New Balance anuncia o lançamento global do Action Bronson 1906R Medusa (R$ 1.399,99), disponível no Brasil a partir de 3 de setembro. O...

Música

Line up está completo e ingressos já estão à venda

Beleza

A Balmain, sob a direção de Olivier Rousteing, lança a coleção de fragrâncias “Les Eternels de Balmain”, marcando seu retorno ao mercado de perfumes....

Música

O show do cantor Samuel Rosa que aconteceria na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) foi cancelado. A apresentação do ex-vocalista da banda...