Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

Com participação recorde no banho assistido, ParaPraia encerra no próximo fim de semana

Foto | Iracema Chequer

O final de semana foi de público recorde nesta edição do ParaPraia, com 160 pessoas com deficiência e mobilidade reduzida participando do banho assistido, na praia de Ondina. Durante o projeto, os banhistas contam com a total assistência de voluntários da área de saúde da Unifacs e da sociedade civil. Nesta 9ª edição o ParaPraia será encerrado no próximo sábado (09/03) e domingo (10/03, das 08 às 12h, em Ondina.

Desde o final de fevereiro, o ParaPraia se tornou o principal lazer de Salvador, promovendo banhos de mar confortáveis e seguros para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em Ondina, a praia Bacia das Moças foi adaptada com toda infraestrutura com banheiros especiais, chuveirão, bebedouro, tendas e pistas de acesso ao mar.

Com 100 anos, Antônio Dias de Oliveira não escondeu a felicidade de voltar à praia para um refrescante banho de mar. “Eu pai gosta muito de praia e ficou muito emocionado porque há três anos pisava no mar. Quando o meu namorado falou de vir no ParaPraia, ele aceitou na hora com muita alegria”, conta a filha Antônia Judite de Oliveira.

Ao entrar no mar em cadeiras anfíbias e, durante o banho, utilizar acessórios flutuantes, os banhistas contam com a total assistência de alunos e professores da área de saúde da Unifacs, além do apoio de voluntários da sociedade civil e instituições de ensino. São 300 voluntários, selecionados e treinados por profissionais da universidade.

O ParaPraia é patrocinado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), com o apoio do Salvador Shopping. A produção é da BS Comunicação e Eventos. Nesta edição, o evento conta com o apoio na segurança e no lazer dos banhistas de equipes do Salvamar e do Corpo de Bombeiro.

Um dos projetos mais conceituados e admirados da Capital, o ParaPraia acontece há nove anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. Trata-se de projeto de inclusão para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador.

Proporcionar o ParaPraia é promover uma cidade mais inclusiva e acessível, e uma sociedade que respeita a diversidade e os direitos de todos. É uma ação que causa muita satisfação para todos os profissionais envolvidos, pois é nítida a relação de confiança entre técnicos e assistidos. Além disso, poder ver a felicidade estampada nos rostos tantos dos assistidos, como dos familiares nesse momento de alegria, nos encoraja a seguir impulsionando mais momentos como estes para atender as necessidades das pessoas com deficiência de nossa cidade”, destaca Júnior Magalhães, secretário da Sempre.

Desde a primeira edição, o ParaPraia já atendeu 2.500 banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar.

Leia mais

Música

Com shows de Luiz Caldas, Negra Cor e Herbert Richard, o evento Black Tie celebra os 72 anos do hotel e os 18 da...

Música

O som do cantor Belo vai tomar conta do Armazém Convention. Considerado um dos principais nomes da música brasileira e ícone do pagode romântico,...

Gente

Lançamento bem-sucedido marca um capítulo importante na carreira da escritora

Beleza

A grande novidade na indústria da beleza é a chegada do blush em pó Soft Pinch ao Brasil, um produto que promete transformar a...

Beleza

Em comemoração aos seus 40 anos de história, a M·A·C Cosmetics está trazendo de volta algumas das tonalidades de batons mais icônicas e queridas...

Moda

Estética western, elementos românticos, itens bicolores e transparência marcam o lançamento

Gente

Titulado “Tricô”, o livro traz poesias inéditas através dos versos que ressaltam sentimentos que permeiam a existência