Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Moda

Dandara Mariana encarna mulheres referências na folia com looks by Carol Rossato

Exóticas, pontuais ou exuberantes, acessórios foram confeccionados através de processos de upcycling e arrematam looks em couro coloridos ou metálicos

Fotos | Divulgação

Nada como uma antiga amizade na moda para impulsionar novas parcerias. Amigos desde o tempo do Rio Moda Hype – incubadora de novos talentos tocada pelo Babilônia Feira Hype no finado Fashion Rio –, a estilista Carol Rossato convidou o diretor criativo Alexandre Schnabl para conceber a quatro mãos uma cápsula de carnaval, em edição limitada.

O ponto de partida foram as mega flores, em papel crepom importado, usadas por ele para incrementar o styling do desfile de 40 anos do Forum Ipanema, em novembro, do qual ele é curador de moda e no qual a marca desfilou. A partir daí, a dupla concebeu cabeças com flores e frutas inspiradas em dois ícones atemporais do estilo e figuras recorrentes no imaginário carnavalesco: a Pequena Notável Carmen Miranda (1909-1955) e a revolucionária Frida Kahlo (1907-1954).

Para encarnar essas três mulheres, a grife convocou a musa Dandara Mariana, que esse ano vai ser apresentadora oficial do Carnaval Globeleza, para posar com os looks. A atriz adorou tanto as montações que nem queria sair do set de tão animada. “Dandara é fã da gente e soube musar! Incorporou as nossas inspirações com propriedade”, afirma Carol, que continua: “Carmen e Frida são personagens icônicas da memória carnavalesca, pelo seu colorido e atitude disruptiva. A gente não poderia deixar de homenageá-las, considerando o apreço que a brand tem pelas cores, uma das nossas digitais. Essas maxi flores estão tão na moda…”, afirma Carol, entusiasmada.

Schnabl completa: “Elas são a síntese, lá atrás e cada uma ao seu jeito, da bandeira do empoderamento feminino que hoje norteia a agenda politicamente correta. Elas foram precursoras do ZeitGeist atual, mas em uma época muito machista. Curiosamente, ambas nasceram e morreram no mesmo período”.

Para arrematar, uma terceira personagem menos conhecida, mas igualmente transgressora, também serviu de argamassa para essa coleção que inclui oito arcos de cabeça, um aplique floral e uma chocker: a exuberante atriz hollywoodiana Dorothy Lamour (1914-1996), famosa pelas comédias musicais que costumava estrelar na Paramount, quase sempre em papeis exóticos, como os de havaiana ou polinésia. “Devemos muito a ela o hábito de as mulheres colocarem flores graúdas nos cabelos, como embelezamento no carnaval”, destaca o stylist.

Para confeccionar as cabeças, Carol Rossato optou pela economia circular, com o reaproveitamento de materiais via upcycling. A designer explica: “Usamos várias peles em couro que estavam paradas, sem destino, além de retalhos que ganharam vida com esses acessórios, ao invés de virarem descarte. Apesar de nossa matéria-prima ser orgânica, apostamos em um mundo melhor”.

A cartela de cores privilegiou cores quentes que estão na coleção de alto verão, como magenta, uva, rosa, lavanda, coral e laranja, mais toques de azul, púrpura, amarelo e verde-folha, além de metalizados, ouro e prata.

Às cabeças, arcos e acessórios se soma uma linha, em cores fortes, ouro e prata, de tops, hot pants, shorts e saias que servem tanto para compor o look de carnaval quanto para turbinar o guarda-roupa. Ótimo investimento não só para a folia, mas para o ano inteiro! 

Leia mais

Cinema

Longa é uma obra-prima e ainda tem a presença marcante do baiano Wagner Moura

Gente

A renomada cientista baiana Dra. Jaqueline Goes, reconhecida por coordenar a equipe que sequenciou o genoma da COVID em tempo recorde, participou hoje, 15,...

Gastronomia

Novidades são versões inéditas do sabor do momento e ficarão por tempo limitado no cardápio

Perfil

Conheça a trajetória dessa baiana de sucesso

Gastronomia

Granja União Merlot Rosé ganha rótulo especial para brindar a nova estação

Gente

Em clima de festa, o engenheiro agrônomo e paisagista Alex Sá Gomes celebrará seu 61º aniversário em grande estilo, reunindo seus amigos e familiares em São Paulo. Com a...

Música

A cidade de Salvador se prepara para receber a estreia da edição baiana da turnê “Jorge & Mateus Único”. O evento está agendado para...

Gastronomia

Desde 2011, a cada 17 de abril, celebramos o Malbec World Day. Para a Argentina, e para a indústria global, é um evento no...