Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Música

Festival de Cerâmica de Maragogipinho terá shows de Lenine, Jau, Roberto Mendes e Cortejo Afro

Foto | Divulgação

Lenine, Jau, Roberto Mendes, Sued Nunes e Cortejo Afro são as principais atrações do Festival da Cerâmica Maragogipinho, que acontece de 13 a 19 de novembro, em Maragogipinho, distrito de Aratuípe.

Durante este período, o maior polo ceramista da América Latina vai contar com uma extensa programação, com espaços para comercialização e exposição de peças artesanais, rodada de negócios, gastronomia, shows e manifestações culturais, além de painéis, oficinas de capacitação, caravana de cadastramento de artesãs e artesãos e a cerimônia de entrega do Selo de Origem Artesanato da Bahia.

O palco principal será cenário dos grandes shows, na Praça da Matriz. No dia 17/11 (sexta-feira), das 18h às 22h, o cantor Roberto Mendes apresenta um repertório com músicas criadas com as matrizes africanas do Recôncavo, que pulsam nos versos da chula e na técnica percussiva de tocar instrumentos de cordas. O compositor e cantor Jau vai brindar o público com o seu balanço do samba-reggae, ijexá e axé.

Já no dia 18/11 (sábado), o pernambucano Lenine faz um dos shows mais aguardados do Festival. Conhecido pelo grande público, ele se destaca pelas suas canções de sucessos, consideradas pérolas da MPB e do Pop-Rock. Já a cantora revelação da nova geração baiana, Sued Nunes traz também o Recôncavo na sua música, através da ancestralidade em novas estéticas sonoras.

O Cortejo Afro fecha a segunda noite shows no ritmo do balanço do samba-reggae, que conquistou baianos e turistas em seus ensaios e no desfile do bloco no Carnaval.

“Faço uma prestação de contas nos meus shows, um modo de mostrar ao público o que aprendi com as matrizes culturais do meu Recôncavo. É muito importante para a minha vida participar deste grande evento no Recôncavo, porque não sou nem baiano, sou cidadão do Recôncavo. Santo Amaro é a minha tribo, a minha nação. Fiquei muito feliz em ser convidado para cantar chulas dos meados do Século 19”, festeja Roberto Mendes, acrescentando que vai estar acompanhado de sua banda na apresentação do show “Quem vem lá sou eu”.

CERÂMICA ARTESANAL

Um marco para a comunidade de Maragogipinho, o Festival da Cerâmica entra para o calendário cultural da Bahia. A ideia de criar um evento oficial tem como principal objetivo apoiar artesãs e os artesãos, proporcionando um espaço direto para a venda de seus produtos, além de fomentar o turismo, atrair compradores e contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.

Durante o Festival, os visitantes e compradores poderão adquirir peças decorativas e utilitárias na Feira, com 40 expositores, lojas e nas olarias, com destaque para as louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, esculturas e moringas, entre outros. A influência indígena está nos desenhos geométricos e florais, pintados em tons vermelho do Tauá e o branco da Tabatinga, pigmentos naturais da argila.

”O Festival é resultado da construção de uma política da valorização do artesanato da Bahia, iniciada com a construção de uma nova marca, e que passa também pela valorização dos mestres e mestras. O Festival tem essa dimensão de construtor de um calendário para o artesanato da região, envolvendo manifestações culturais, gastronomia, imersão na cultura local, tudo isso em articulação com outras pastas como a cultura e o turismo”, diz o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, instituição à qual está vinculada a Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA).

O Festival da Cerâmica Maragogipinho é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio do Programa Artesanato da Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Setre, e a Prefeitura de Aratuípe, em parceria firmada entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. O evento também conta com a parceria das Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur), e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e AAMOM.

MAPA & GUIAS

Com cerca de 140 olarias na região, o evento é um tributo à rica herança da cerâmica artesanal e representa um marco para a comunidade. Para conhecer esta riqueza, os compradores e visitantes poderão acessar, através do QR Code, o mapa de Maragogipinho, com as informações gerais e as localizações de suas dezenas de Olarias.

Será oferecida também a Visita Guiada e Experiência Imersiva nas Olarias, proporcionando ao público uma visita com mediação cultural, além de poder experimentar as técnicas da cerâmica.

GASTRONOMIA

O Festival também contará com a Feira Gastronômica, um espaço exclusivo para a comercialização de alimentos e bebidas.

Com todo conforto e preços acessíveis, o público poderá escolher uma variedade de sugestões no cardápio, que reúne a culinária do Recôncavo, Baiana e Nordestina, além das comidinhas de rua.

SERVIÇO FESTIVAL DA CERÂMICA MARAGOGIPINHO

Data: De 13 a 19 de novembro.
Onde: Praça da Matriz – Aratuípe, Bahia.
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
13/11
10h às 17h30 – Caravana de Cadastramento – Rota Artesanal Boi Bilha
10h30 às 17h – 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia
14/11
8h30 às 17h30 – Caravana de Cadastramento – Rota Artesanal Boi Bilha
9h às 17h – 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia
PAINÉIS
Data: 16 de novembro

16 às 18h – Painel: Patrimonialização de Maragogipinho
16 às 18h- Painel: Relação de Maragogipinho com o Turismo

SHOWS ARTÍSTICOS
17/11:
18h às 19h30 – Roberto Mendes
20h30 às 22h – Jau

18/11:
16h às 17h20: Sued Nunes
18h30 às 19h50: Lenine
21h às 22h30: Cortejo Afro

Data: 17 a 19 de novembro

  • Feira Artesanato da Bahia
  • Feira Gastronômica
  • Visita guiada nas Olarias – duas vezes ao dia

Leia mais

Gente

Evento norte-americano de cirurgia robótica será realizado de 22 a 24 de fevereiro

Cinema

Em crise financeira, Enzo Ferrari (Adam Driver) passa por dificuldades também na vida pessoal, tendo perdido recentemente o filho com Laura (Penélope Cruz). Mas...

Gastronomia

Rede está com reservas abertas para a inauguração da segunda unidade em Salvador

Gastronomia

Speakeasy em Salvador concorre a Cocktail Maestros, de Havana Club

Música

Para quem já está com saudade da folia, o Carnavalito 2024 vai trazer uma grande novidade. A quarta edição do evento, que agita a...

Viagem

Tivoli Ecoresort Praia do Forte eleva o conceito de hospedagem com suas exclusivas Pool Villas em uma jornada única em meio à natureza e...

Gastronomia

Uma das mais tradicionais vinícolas italianas, Beni di Batasiolo, apresenta suas joias enológicas ao Brasil. Fundada em 1978, ela traz maestria na produção de...

Moda

Manifestar. Muito além do que se vê, a Colcci veio para expressar ideias, explorar detalhes e inspirar tendências. E nesta nova coleção de outono...