Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Consumo de vinhos no Nordeste gera oportunidades de negócios e capacitação

Salvador terá oportunidade de qualificação profissional voltada para área de vendas de vinhos e formação de sommelier

Foto | Divulgação Bahia Vinho Show
Foto | Divulgação Bahia Vinho Show

Um das bebidas mais antigas do mundo e considerada sagrada pelos cristãos, o vinho ainda tem muito espaço para conquistar no Brasil e na Região Nordeste. Conforme levantamentos de consultorias, o índice de consumo da bebida cresce cerca de 18% nos últimos três anos, na Bahia a oportunidade de crescimento se dá pela intensificação do interesse na bebida e pela margem de consumo per capita do baiano ainda ser abaixo de um litro anual.

Um estudo realizado pela Wine Intelligence aponta que consumidores esporádicos têm se rendido cada vez mais a versatilidade dos múltiplos sabores dos vinhos, cerca de 29 milhões de pessoas agora fazem o consumo regular da bebida no país. No nordeste, isso representa um crescimento de 4,5%, acima da média nacional que é de 1,9%. Salvador sobressai neste cenário como a maior capital consumidora da região. Para o consultor de mercado e especialista em vinhos Diego Bertolini, ainda há uma possibilidade enorme para que bares, restaurantes e lojistas invistam na cultura do vinho.

Potencial de crescimento

O consumo recorde de vinhos teve seu pico durante a pandemia em 2020, com 490 milhões de litros no país. De lá para cá, o índice teve uma queda, porém, ainda assim o setor apresenta crescimento de 18% ao ano, sendo uma das alternativas mais buscadas por investidores, lojistas, vendedores e pessoas que procuram profissionalização.

Para Diego, que estará em Salvador em dezembro para realizar um curso voltado para ampliação da venda de vinhos dentro da 9ª Bahia Vinho Show, ter acesso às informações corretas é determinante para que os empresários façam as melhores escolhas e aproveitem a oportunidade de crescimento do interesse dos nordestinos pela bebida.

“No nordeste esse consumo ainda é abaixo da média nacional, que é de 4,5 litros por ano, então aí a gente vê a oportunidade desse avanço, ou seja, novos consumidores migrando para o vinho. A gente começa a ver o vinho cada vez mais presente em bares em restaurantes na beira da praia, com destaque para a categoria dos espumantes, ideais para temperaturas elevadas”, detalha.

Segundo Diego, ainda há oportunidade de elevação na venda da bebida, pois apenas 10% dos bares e restaurantes do país oferecem vinhos na carta de drinks, muitas vezes essa ausência se dá por falta de conhecimento. “A gente precisa muito de qualificação dos profissionais, e conscientizar os empresários de bares e restaurantes que quem trabalha com vinhos tem 70% mais de margem do que um que não trabalha, conforme dados da Fispal Tecnologia”, ressalta.

Capacitação assertiva

A 9ª edição da Bahia Vinho Show, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, oferece qualificação certificada para interessados em impulsionar seus negócios físicos ou virtuais. O Workshop ‘Venda Mais Vinhos’ com Diego Bertolini, que ocorre apenas no dia 02 das 8h às 18h, ainda tem vagas disponíveis, que podem ser adquiridas pela plataforma Sympla.

O curso explorará conteúdos práticos para quem deseja aumentar as suas vendas de vinhos, seja em loja especializada, física ou virtual, restaurantes, bares ou vendedores autônomos. Durante a oficina serão abordadas as tendências da indústria vinícola, bem como estratégias para elevação de vendas e construção de estratégias para se consolidar no mercado.

A outra oportunidade de capacitação no mundo dos vinhos é o curso para formação de sommelier nível 1, ministrado pelo experiente Jaime Oliveira entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro. A formação tem a parceria da Faculdade Montessoriano de Salvador, o Instituto Brasileiro de Negócios (Ibran) e o Clube Gourmet Bahia. Durante o curso, serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas, normas, degustação, gestão de vitivinícola, enogastronomia, entre outros.

Leia mais

Música

Ingressos já estão à venda e custam a partir de R$ 80

Moda

Clean girl deu voz à sua garota interior e mostrou seu lado mais rebelde

Cinema

Filme chegou aos cinemas na segunda de Carnaval

Música

Evento começa nesta quinta-feira, 17

Gente

Espaço exclusivo para convidados recebe, em média, 800 pessoas por dia

Gente

O Fasano Salvador realizou sua tradicional Feijoada no Domingo de Carnaval, em homenagem aos Filhos de Gandhy. A promoter Licia Fábio e o gerente...

Gente

Carlinhos Brown e Licia Fabio celebraram na terça-feira (13) o sucesso do  seu camarote que estreou neste Carnaval e registrou mais de 5 mil...

Gente

A cantora e compositora Érica Pinna fez bonito na folia baiana. Logo no primeiro dia do carnaval, ela cantou no trio do Araketu, sexta-feira...