O novo passaporte brasileiro começou a ser emitido no Brasil pela Polícia Federal nesta terça-feira, 3.. O documento é temático e homenageia as diferentes regiões do Brasil com representação de biomas. Além disso, os dispositivos de segurança contidos nele são considerados os mais modernos da atualidade.
Na capa, há duas novidades: a volta do brasão da República e um relevo seco timbrado com elementos da bandeira do Brasil. Já nas páginas numeradas, ocorreu um aumento no número de marcas d’água, passando de apenas uma para 13 ilustrações diferentes, que representam a flora e a fauna dos principais biomas brasileiros.
Outra novidade são os fundos invisíveis fluorescentes. Na versão anterior do passaporte, somente o número da página variava quando exposto à luz ultravioleta. Agora, há sete composições distintas que levam os nomes de biomas do Brasil: Litoral, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Pantanal e Pampas.
A página de identificação também ganhou atualizações: tem agora uma “imagem fantasma” em preto e branco do portador do documento, além de uma outra imagem da foto formada por dados biométricos do cidadão. As informações também são protegidas por um laminado de segurança.
O novo passaporte brasileiro é uma evolução do modelo anterior, com novos elementos de segurança e um design mais moderno. O documento é temático e homenageia as diferentes regiões do Brasil, representando a diversidade do país.
Atenção:
- A validade do documento continua sendo de dez anos, sua troca não é obrigatória e os passaportes expedidos no modelo atual continuam válidos até a data de expiração de cada um deles.
- O valor da emissão do documento segue o mesmo: R$ 257,25 para o passaporte comum e R$ 334,42 para casos de emergência e urgência.
