Connect with us

Olá, o que você está procurando?

São João

Santo Antônio de Jesus promove o maior São João da Bahia

Grandes shows, festas fechadas, comida típica e muitas atrações no São João de SAJ

Santo Antônio de Jesus está pronta para promover o maior São João da Bahia. O principal destino do turismo junino no Estado, montou a maior infraestrutura dos últimos anos para receber mais de 100 mil pessoas por dia, de 22 a 25 de junho, quando se apresentam as grandes estrelas nacionais e as atrações locais, no Espaço do São João. A abertura oficial, na próxima quarta-feira (21/06) será marcada com a celebração da tradicional Missa Festiva de Santo Antônio que contará com o show do cantor Silvio Brito, Zé de Belém, Orquestra Sanfônica de SAJ e a banda Selo de Amor.

Com o tema “Vem que está completão! Vem para SAJ no São João”, a festa é realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e conta com o apoio da Brahma (Ambev), Nívea, Esporte da Sorte e de diversas empresas locais.

GRANDES SHOWS

Durante quatro dias, as principais estrelas da música nordestina irão se revezar em dois palcos, montados com sistema de som e luz com tecnologia de ponta. No Espaço do São João, os shows seguem a programação oficial: Nattan, Lucy Alves e Nadson Ferinha (quinta-feira -22/06); Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Targino Godin e Del Feliz (sexta-feira – 23/06); Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues e Daniel Vieira (sábado – 24/06); e Mari Fernandez e Adelmário Coelho (domingo – 25/06).

A programação se completa com apresentações de artistas locais: Forró Menina Bonita, Carol Souza, Luziel Jr e Os Cumpadi (quinta – 22/06); Joyce França, Juliano SS, Donas do Bar e Neném Coração de Vaqueiro (sexta-feira – 23/06); Farol de Milha, Mara Ribeiro e Evonei (sábado – 24/06); e Sam e Kawan, Verena Santana, Jerônimo Medeiros, Luka e Gustavo e Flor do Nordeste (domingo – 25/06). Com estes shows, os dois palcos principais irão somar 40 horas de muita festa.

De 22 a 25/06, o Espaço do São João também vai receber a Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e o Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop). Estão programados também o Forró das crianças; Forró das Antigas e o Forró da Vila da Agricultura.

A programação será encerrada com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 01 e 02 de julho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

FESTAS FECHADAS

Além da festa pública em um espaço de 30.000 m², equipado com uma das principais infraestrutura do calendário junino do país, as badaladas festas particulares também se destacam na programação da cidade. O Camarote Xodó, de 22 a 25 de junho, vai reunir no palco Xanddy do Harmonia e outras atrações.

Já o concorrido Forró do SAJoão, no dia 24 de junho, traz na sua programação grandes atrações, como Henrique & Juliano e Nattan. Ainda no dia 24, o tradicional Arrastão Vô Num Vô ganha as ruas da cidade em um grande cortejo junino de camiseta. Sucesso no ano passado, a Casa de Antônio, de 06 a 23/06, está de volta para atrair o público jovem com uma série de eventos.

DANÇAR, COMER E REZAR

No Recôncavo baiano, distante um pouco mais de 180Km de Salvador, as comemorações no município passam pelos santos Antônio, João e Pedro, resgatando as tradições juninas nas ruas, praças, nas casas de seus moradores e na feira pública, através de muito arrasta-pé no ritmo do forró, nas comidas e bebidas típicas e nas rezas.

A cidade já vive um clima junino desde o final de maio, quando iniciou o seu extenso calendário junino com o Festival de Forró (27 e 28/05), Cavalgada (28/05) e o aniversário dos 143 anos da cidade (29/05). Em junho, a programação prosseguiu com a realização da Vila de Santo Antônio (01 a 12/06) e encerrada, no último sábado (17/06), com o Festival Regional de Quadrilhas Juninas.

INFRAESTRUTURA

Assim que os primeiros acordes do forró começarem a tocar em um dos dois palcos principais do maior São João da Bahia, a cidade de Santo Antônio de Jesus vai mostrar que está pronta para receber cerca 100 mil pessoas por dia, de 22 a 25 de junho, no Espaço do São João.

A festa impacta totalmente no crescimento da economia da cidade, gerando uma renda em torno de 50 milhões de reais, que envolve toda a rede produtiva, do pequeno agricultor até as grandes empresas.
Com 110 mil habitantes, a maior cidade do Recôncavo baiano está acostumada com o número da população duplicar no período do São João. A festa gera cerca de 2.000 empregos diretos e um número incalculável de indiretos quando se acrescenta a economia informal.

A economia movimenta todos os setores da cidade, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 1.250 leitos esgotados nos hotéis e pousadas. Neste período também aumenta a procura de aluguel de temporada, gerando uma renda extra para quem disponibiliza suas casas.

A decoração é uma atração à parte do São João. Tradicionalmente a população aguarda o dia que as ruas e o Espaço do São João começam a receber 6.000 quilos das coloridas bandeirolas. O ritual é considerado o ponto de partida da festa. A decoração e o ritmo do forró se estendem até a Feira Livre, outra atração concorrida da cidade que reúne agricultura familiar, culinária e produtos regionais, entre muitas outras novidades.

GASTRONOMIA & BALONISMO

Na gastronomia, SAJ oferece muitas opções de bares e restaurantes de cozinha internacional, regional e nordestina. Destaque para a criatividade dos chefs que comandam os restaurantes Bode na Brasa, Tia Carminha, Oásis do Moura, Cantinho da Rosa e Cantinho da Roça, vencedores da premiação Panela de Bairro, promovida pela TV Bahia. Neste roteiro, vale a pena também conhecer a produção de licor, que ficou famosa na região através das marcas Dona Maria, Brazeiro e o da Ksa.

As belas paisagens da região encantam quem quer sentir a magia de voar de balão. No voo com duração em média de 1 horas, o balão navega pelos vales do Recôncavo, fazendas, rios e por SAJ. O balão tem capacidade para 12 pessoas, que durante o passeio são acompanhadas por cinco profissionais. Os passeios de Balão podem ser marcados através do Instagram @bahiabalonismo e do telefone (75) 98815-4400.

INFRAESTRUTURA GERAL

Além do palco com infraestrutura de ponta, o Espaço do São João vai receber em anexo um backstage equipado com camarins e sala de imprensa. Dentro do circuito, o setor de alimentos envolve 120 famílias à frente das barracas que irão comercializar bebidas, comidinhas de rua e típicas juninas. Estes trabalhadores contam com o apoio de uma equipe especializada da prefeitura de SAJ, que atende os filhos dos trabalhadores enquanto os pais trabalham na barraca.

A área de shows também contará com espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros e posto médico. Em torno da festa, serão distribuídos mais de 250 sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade para o público local e turistas.

Para maior segurança do público, os postos da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em pontos estratégicos. A equipe de segurança será reforçada com seguranças particulares, equipe de brigadistas e da Guarda Municipal. As ruas receberão iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal.

Os profissionais envolvidos na organização do evento é um show à parte. São diversas equipes de secretarias e órgãos municipais trabalhando de mãos dadas com técnicos e times de apoio contratados para fazer o Melhor São João da Bahia.

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO DE SÃO JOÃO
Horário: A partir das 19h
Local: Espaço do São João
*Confira a programação com a ordem dos shows no calendário em anexo ao e-mail.
Quarta-feira (21/06): Missa de abertura com show de Silvio Brito, Orquestra Sanfônica e Zé de Belém.
Quinta-feira (22/06): Nattan, Lucy Alves, Nadson Ferinha, Forró Menina Bonita, Carol Souza, Luziel Jr e Os Cumpadi.
Sexta-feira (23/06): Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Targino Godin, Del Feliz, Juliano SS, Donas do Bar e Neném Coração de Vaqueiro.
Sábado (24/06): Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues, Daniel Vieira, Farol de Milha, Mara Ribeiro e Forró Selo de Amor.
Domingo (25/06): Mari Fernandez, Adelmário Coelho, Sam e Kawan, Verena Santana, Luka e Gustavo e Flor do Nordeste.
PROGRAMAÇÃO JUNINA
21/06: Missa Festiva de Santo Antônio de Jesus
23/06: Forró do Idosos – A partir das 14h
24/06: Forró das Crianças – A partir da 14h
22 a 25/06: Forró das Antigas, Forró da Vila da Agricultura, Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop)
02/07: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural de SAJ.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Ingressos já estão à venda e custam a partir de R$ 80

Moda

Clean girl deu voz à sua garota interior e mostrou seu lado mais rebelde

Música

Evento começa nesta quinta-feira, 17

Música

“Pão Pão Pão Pão Pão de queijo, isso é tudo que eu desejo” Quem nunca escutou esse hit chiclete? Esta e outras músicas divertidas...

Moda

Ryan Gosling participou do 96º almoço dos indicados ao Oscar no The Beverly Hilton em Beverly Hills, Califórnia, em 12 de fevereiro. Indicado como...

Gente

Carlinhos Brown e Licia Fabio celebraram na terça-feira (13) o sucesso do  seu camarote que estreou neste Carnaval e registrou mais de 5 mil...

Gente

A cantora e compositora Érica Pinna fez bonito na folia baiana. Logo no primeiro dia do carnaval, ela cantou no trio do Araketu, sexta-feira...

Negócios

Cerimônia no dia 19/2 tem presença de e executivos do destino e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues