Connect with us

Olá, o que você está procurando?

São João

Santo Antônio de Jesus promove o maior São João da Bahia

Grandes shows, festas fechadas, comida típica e muitas atrações no São João de SAJ

Santo Antônio de Jesus está pronta para promover o maior São João da Bahia. O principal destino do turismo junino no Estado, montou a maior infraestrutura dos últimos anos para receber mais de 100 mil pessoas por dia, de 22 a 25 de junho, quando se apresentam as grandes estrelas nacionais e as atrações locais, no Espaço do São João. A abertura oficial, na próxima quarta-feira (21/06) será marcada com a celebração da tradicional Missa Festiva de Santo Antônio que contará com o show do cantor Silvio Brito, Zé de Belém, Orquestra Sanfônica de SAJ e a banda Selo de Amor.

Com o tema “Vem que está completão! Vem para SAJ no São João”, a festa é realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e conta com o apoio da Brahma (Ambev), Nívea, Esporte da Sorte e de diversas empresas locais.

GRANDES SHOWS

Durante quatro dias, as principais estrelas da música nordestina irão se revezar em dois palcos, montados com sistema de som e luz com tecnologia de ponta. No Espaço do São João, os shows seguem a programação oficial: Nattan, Lucy Alves e Nadson Ferinha (quinta-feira -22/06); Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Targino Godin e Del Feliz (sexta-feira – 23/06); Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues e Daniel Vieira (sábado – 24/06); e Mari Fernandez e Adelmário Coelho (domingo – 25/06).

A programação se completa com apresentações de artistas locais: Forró Menina Bonita, Carol Souza, Luziel Jr e Os Cumpadi (quinta – 22/06); Joyce França, Juliano SS, Donas do Bar e Neném Coração de Vaqueiro (sexta-feira – 23/06); Farol de Milha, Mara Ribeiro e Evonei (sábado – 24/06); e Sam e Kawan, Verena Santana, Jerônimo Medeiros, Luka e Gustavo e Flor do Nordeste (domingo – 25/06). Com estes shows, os dois palcos principais irão somar 40 horas de muita festa.

De 22 a 25/06, o Espaço do São João também vai receber a Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e o Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop). Estão programados também o Forró das crianças; Forró das Antigas e o Forró da Vila da Agricultura.

A programação será encerrada com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 01 e 02 de julho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

FESTAS FECHADAS

Além da festa pública em um espaço de 30.000 m², equipado com uma das principais infraestrutura do calendário junino do país, as badaladas festas particulares também se destacam na programação da cidade. O Camarote Xodó, de 22 a 25 de junho, vai reunir no palco Xanddy do Harmonia e outras atrações.

Já o concorrido Forró do SAJoão, no dia 24 de junho, traz na sua programação grandes atrações, como Henrique & Juliano e Nattan. Ainda no dia 24, o tradicional Arrastão Vô Num Vô ganha as ruas da cidade em um grande cortejo junino de camiseta. Sucesso no ano passado, a Casa de Antônio, de 06 a 23/06, está de volta para atrair o público jovem com uma série de eventos.

DANÇAR, COMER E REZAR

No Recôncavo baiano, distante um pouco mais de 180Km de Salvador, as comemorações no município passam pelos santos Antônio, João e Pedro, resgatando as tradições juninas nas ruas, praças, nas casas de seus moradores e na feira pública, através de muito arrasta-pé no ritmo do forró, nas comidas e bebidas típicas e nas rezas.

A cidade já vive um clima junino desde o final de maio, quando iniciou o seu extenso calendário junino com o Festival de Forró (27 e 28/05), Cavalgada (28/05) e o aniversário dos 143 anos da cidade (29/05). Em junho, a programação prosseguiu com a realização da Vila de Santo Antônio (01 a 12/06) e encerrada, no último sábado (17/06), com o Festival Regional de Quadrilhas Juninas.

INFRAESTRUTURA

Assim que os primeiros acordes do forró começarem a tocar em um dos dois palcos principais do maior São João da Bahia, a cidade de Santo Antônio de Jesus vai mostrar que está pronta para receber cerca 100 mil pessoas por dia, de 22 a 25 de junho, no Espaço do São João.

A festa impacta totalmente no crescimento da economia da cidade, gerando uma renda em torno de 50 milhões de reais, que envolve toda a rede produtiva, do pequeno agricultor até as grandes empresas.
Com 110 mil habitantes, a maior cidade do Recôncavo baiano está acostumada com o número da população duplicar no período do São João. A festa gera cerca de 2.000 empregos diretos e um número incalculável de indiretos quando se acrescenta a economia informal.

A economia movimenta todos os setores da cidade, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 1.250 leitos esgotados nos hotéis e pousadas. Neste período também aumenta a procura de aluguel de temporada, gerando uma renda extra para quem disponibiliza suas casas.

A decoração é uma atração à parte do São João. Tradicionalmente a população aguarda o dia que as ruas e o Espaço do São João começam a receber 6.000 quilos das coloridas bandeirolas. O ritual é considerado o ponto de partida da festa. A decoração e o ritmo do forró se estendem até a Feira Livre, outra atração concorrida da cidade que reúne agricultura familiar, culinária e produtos regionais, entre muitas outras novidades.

GASTRONOMIA & BALONISMO

Na gastronomia, SAJ oferece muitas opções de bares e restaurantes de cozinha internacional, regional e nordestina. Destaque para a criatividade dos chefs que comandam os restaurantes Bode na Brasa, Tia Carminha, Oásis do Moura, Cantinho da Rosa e Cantinho da Roça, vencedores da premiação Panela de Bairro, promovida pela TV Bahia. Neste roteiro, vale a pena também conhecer a produção de licor, que ficou famosa na região através das marcas Dona Maria, Brazeiro e o da Ksa.

As belas paisagens da região encantam quem quer sentir a magia de voar de balão. No voo com duração em média de 1 horas, o balão navega pelos vales do Recôncavo, fazendas, rios e por SAJ. O balão tem capacidade para 12 pessoas, que durante o passeio são acompanhadas por cinco profissionais. Os passeios de Balão podem ser marcados através do Instagram @bahiabalonismo e do telefone (75) 98815-4400.

INFRAESTRUTURA GERAL

Além do palco com infraestrutura de ponta, o Espaço do São João vai receber em anexo um backstage equipado com camarins e sala de imprensa. Dentro do circuito, o setor de alimentos envolve 120 famílias à frente das barracas que irão comercializar bebidas, comidinhas de rua e típicas juninas. Estes trabalhadores contam com o apoio de uma equipe especializada da prefeitura de SAJ, que atende os filhos dos trabalhadores enquanto os pais trabalham na barraca.

A área de shows também contará com espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros e posto médico. Em torno da festa, serão distribuídos mais de 250 sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade para o público local e turistas.

Para maior segurança do público, os postos da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em pontos estratégicos. A equipe de segurança será reforçada com seguranças particulares, equipe de brigadistas e da Guarda Municipal. As ruas receberão iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal.

Os profissionais envolvidos na organização do evento é um show à parte. São diversas equipes de secretarias e órgãos municipais trabalhando de mãos dadas com técnicos e times de apoio contratados para fazer o Melhor São João da Bahia.

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO DE SÃO JOÃO
Horário: A partir das 19h
Local: Espaço do São João
*Confira a programação com a ordem dos shows no calendário em anexo ao e-mail.
Quarta-feira (21/06): Missa de abertura com show de Silvio Brito, Orquestra Sanfônica e Zé de Belém.
Quinta-feira (22/06): Nattan, Lucy Alves, Nadson Ferinha, Forró Menina Bonita, Carol Souza, Luziel Jr e Os Cumpadi.
Sexta-feira (23/06): Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Targino Godin, Del Feliz, Juliano SS, Donas do Bar e Neném Coração de Vaqueiro.
Sábado (24/06): Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues, Daniel Vieira, Farol de Milha, Mara Ribeiro e Forró Selo de Amor.
Domingo (25/06): Mari Fernandez, Adelmário Coelho, Sam e Kawan, Verena Santana, Luka e Gustavo e Flor do Nordeste.
PROGRAMAÇÃO JUNINA
21/06: Missa Festiva de Santo Antônio de Jesus
23/06: Forró do Idosos – A partir das 14h
24/06: Forró das Crianças – A partir da 14h
22 a 25/06: Forró das Antigas, Forró da Vila da Agricultura, Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop)
02/07: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural de SAJ.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Com shows de Luiz Caldas, Negra Cor e Herbert Richard, o evento Black Tie celebra os 72 anos do hotel e os 18 da...

Streaming

Mais uma daquelas continuações tardias de alguma propriedade intelectual célebre dos anos 80 e 90, a produção da Netflix Um Tira da Pesada 4: Axel...

Música

O som do cantor Belo vai tomar conta do Armazém Convention. Considerado um dos principais nomes da música brasileira e ícone do pagode romântico,...

Gente

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) realizou a cerimônia do 27º Prêmio ADEMI-BA, a premiação mais longeva do...

Teatro

Espetáculo terá seis sessões em Salvador, em dois finais de semana

Beleza

A grande novidade na indústria da beleza é a chegada do blush em pó Soft Pinch ao Brasil, um produto que promete transformar a...

Gente

Lançamento bem-sucedido marca um capítulo importante na carreira da escritora