Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Além do vinho quente: como harmonizar vinhos com delícias juninas

Confira dicas para harmonizar canjica, pamonha e até pastel

Com as baixas temperaturas em algumas regiões do Brasil, o vinho quente e o quentão são as bebidas mais famosas da festa junina. Contudo, para uma celebração junina mais requintada, é possível harmonizar pratos comidinhas típicas com vinho tradicional.

De acordo com Karene Vilela, CEO da Portus Cale, importadora de vinhos com mais de 30 anos no mercado, é possível sair do óbvio e fazer combinações deliciosas.

Segue algumas dicas para harmonizar pratos típicos:

Canjica Doce

O inverno com as festas juninas e julinas, também é o tempo da canjica de milho. Essa iguaria costuma ser consumida no Brasil todo, levando nomes diferentes em cada região. Para acompanhar o doce, que costuma vir carregado de leite condensado, a sugestão é apostar em um vinho fortificado. Com alto teor alcoólico e alto residual de açúcar, esse tipo de vinho possui o corpo e a acidez ideal para degustar com as sobremesas.

Indicação de vinho: Moscatel de Setúbal 5 anos. Este vinho possui aroma intenso e apresenta notas florais de flor de laranjeira e rosas, passas, amêndoas e mel.

Espetos de carne – Bacalhôa terra boa

Os espetos de carne também costumam ser comuns nas festas juninas do Sul e Sudeste. Para harmonizar carne, a dica é apostar em um vinho tinto “gastronômico”, que é chamado assim por determinadas características que fazem com que ele seja mais completo em harmonização do que sozinho. Nesse caso, um tinto gastronômico geralmente tem bom potencial de taninos e boa acidez. Também tem pouco a médio corpo.

Indicação de vinho: Terra Boa Bacalhôa, feito com as uvas Aragonez, Tinta Roriz, Touriga Nacional.

Pamonha – Carrau chardonnay

Famosa em todo Brasil, esse quitute de origem índigena à base de milho também pode ser degustado com um bom vinho. Para esse casamento totalmente inusitado, a sugestão é uma uva branca coringa como a Chardonnay, de preferência envelhecida em carvalho para trazer mais intensidade.

Sugestão de vinho: O Juan Carrau Chardonnay 2019 traz aromas frutados com notas de melão e abacaxi, e ligeiras reminiscências de frutas cítricas.

Pastel – Casal Mendes Tinto

Por fim, o famoso pastelzinho não fica de fora. Para harmonizar com fritura, o mais indicado são vinhos ácidos, que por sua acidez e adstringência, removem a gordura do paladar. No caso de pastéis recheados, a sugestão é apostar em um vinho tinto de corpo médio.

Indicação de vinho: o Casal Mendes Tinto, feito com as uvas Tinta Roriz, Touriga Nacional, equilibra bem a acidez com a paleta gustativa frutada, sendo uma ótima opção.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

No sábado, 15 de novembro, todos os caminhos irão levar para o público para a festa “É Sim Bahia”, que será realizada no Porto...

Gente

No último sábado, 25 de outubro, o Vidya Studio recebeu um evento especial para celebrar a inauguração do Núcleo Ohana, um núcleo de estética...

Música

O cantor Durval Lelys será a grande atração da edição deste sábado, dia 1º de novembro, da festa “Pé na Areia Mali”, que será...

Gastronomia

Um dos mais importante eventos gastronômicos da Bahia celebra a “Gastronomia Km 0” e impulsiona economia local de Porto Seguro

Beleza

Com 14 produtos entre balms e lapiseiras, a marca criada pela influenciadora celebra o movimento da beleza prática e sensorial.

Moda

A Lacoste apresenta o L003 Neo Shot, tênis que traduz o espírito esportivo em design moderno e atitude fashion. Conheça o lançamento.

Moda

Marca carioca apresenta coleção inspirada nos instantes dourados do dia, com rendas, bordados e cartela de cores etérea que traduzem a elegância solar

Negócios

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei nº 396/2025, que estabelece a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS)...