Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Festival Stella de Vatapá é experiência gastronômica que passa por oito tipos de vatapá

Foto | Edivalma Santana
Foto | Edivalma Santana

O “Festival Stella de Vatapá”, criado para celebrar os 17 anos da Casa da Mãe pelacantora, compositora, empresária e chef de cozinha Stella Maris, é mais do que a possibilidade de provar oito tipos diferentes de vatapá. É uma verdadeira experiência culinária especial.

Na mesa, oito cumbucas de cerâmica abrigam porções de vatapá de Fruta Pão, Banana da Terra, Farinha de Mandioca, Inhame, Fubá, Banana Verde, Batata Doce e Pão. Cada uma com o seu gosto peculiar, com seu encanto. Para acompanhar, siri catado, maturi e carne de fumeiro. O “prato” serve até três pessoas e custa R$ 75,00.

O “Festival Stella de Vatapá” é uma parceria de Stella Maris com a marca de Cerveja Stella Artois. A cozinha da Casa da Mãe foi indicada três anos seguidos pela Veja Salvador. Comandada pela chef Stella Maris, é especializada em comida do Recôncavo. Stella, que já fez uma turnê gastronômica pela Itália e pela Suíça levando a culinária e a música baianas, se apaixonou por cozinha quando era criança.

A imagem que não sai da cabeça dela em relação a isso é a das quituteiras vestidas de muito alvo, vendendo moquequinhas, vatapá, peixe frito e mariscada em bacias de alumínio bem ariadas nas praias de Itapema, Cabuçu e Bom Jesus. As delícias eram servidas dentro de vasilhas de margarina. Os sabores, cheiros, temperos, jeitos destas mulheres influenciaram ela para a vida toda.

Em casa, onde na prática a paixão começou a se concretizar, ela começou a cozinhar aos 10 anos de idade, orientada pela mãe e pela avó. Como a mãe trabalhava e viajava com frequência, ela ficou responsável por fazer a comida da casa, na volta da escola. “Eu sempre fui curiosa e ficava buscando os sabores escondidos nos pratos”, diz ela, que é filha caçula de três filhos e nas férias de verão, quando a família se mudava para a praia, saia para pescar siri e peixe, e preparava para a família. “Os sabores daquelas bacias foi o que ficou de mais forte em mim”, diz. E estes sabores estão eternizados nos pratos da Casa da Mãe e no “Festival Stella de Vatapá”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa chega aos cinemas em novembro

Salvador

Em sua primeira visita ao Brasil, a jornalista Kristin Braswell escreveu para a conceituada revista “Travel + Leisure”, especializada em viagens há mais de 80...

Música

O GG Léo Santana acaba de anunciar a abertura de vendas para a edição do PaGGodin – seu mais novo projeto de samba, que...

Cinema

Longa chega aos cinemas nesta quinta-feira

Música

Com shows de Luiz Caldas, Negra Cor e Herbert Richard, o evento Black Tie celebra os 72 anos do hotel e os 18 da...

Cinema

No final da década de 60, em plena Guerra Fria, Estados Unidos e Rússia disputavam o espaço. Enquanto os russos mandaram o primeiro homem...

Gente

Vini Figueira participou do primeiro encontro cozinhando no Florense Salvador