Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

iFood abre novas bolsas de estudo integrais para entregadores que buscam a certificação no Ensino Médio

Empresa concederá o incentivo para todos os seus parceiros que se inscreverem no Encceja 2023. Programa já tem mais de 13 mil inscritos

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de seus entregadores parceiros e ajudar a suprir um dos maiores gargalos na educação básica nacional, o iFood, empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online, criou o programa Meu Diploma do Ensino Médio, que oferece bolsas para o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

A companhia lança a segunda edição do programa, contemplando todos os seus entregadores parceiros que tiverem interesse nas bolsas e realizarem a inscrição para prestar o Encceja. Em 2022, primeiro ano da iniciativa, foram concedidas bolsas de estudo para 5 mil pessoas. Para a nova turma, já são mais de 13 mil pessoas inscritas.

“A educação é a causa do iFood, a forma que vamos ajudar a alimentar o futuro. Sem dúvida, investir em aprendizagem e conhecimento são alavancas fundamentais para a transformação social e progresso do país. Temos um compromisso público com uma série de metas relacionadas à educação, entre elas o incentivo à Educação Básica, com o objetivo de impactar 5 milhões de pessoas até 2025. Detectamos que cerca de 28% dos nossos entregadores parceiros não concluíram essa etapa escolar, então o programa Meu Diploma do Ensino Médio é fundamental para impulsionar o desenvolvimento dessas pessoas que são tão importantes para nosso ecossistema”, afirma Luanna Luna, head de educação no iFood. “Para nós, é uma grande alegria apoiar o sonho dos entregadores e entregadoras e acompanhar o sentimento de valorização desses profissionais”, comenta a executiva.

O programa é realizado em parceria com a plataforma Termine Seus Estudos, que é especializada no curso preparatório para o Encceja, oferecendo aos entregadores um conteúdo com qualidade e assertividade para aqueles que querem conquistar o diploma.  O curso preparatório para o Encceja oferecido pelo iFood é feito totalmente online. O exame, do governo federal, é realizado presencialmente e a aprovação garante a emissão do certificado de conclusão emitido pelas Secretarias de Educação e Institutos Federais, em conformidade com o Inep.

Após a primeira fase de inscrições para as bolsas, os interessados ainda terão a oportunidade de entrar para a segunda turma, em abril. Os entregadores que não foram aprovados no exame de 2022 ou que se inscreveram e não puderam comparecer, terão bolsas garantidas para estudar nesta edição.  

Retomada dos estudos

Na primeira edição do Meu Diploma do Ensino Médio, cerca de 950 entregadores do iFood conquistaram a certificação. Um dos alunos da primeira turma, Alexandre Aparecido Bispo Silva, havia parado de estudar. “Parei para olhar o meu passado, o que eu deixei de ganhar e os exemplos que eu tinha ao meu redor, como a minha esposa, que está na segunda faculdade, e minha mãe, que terminou o ensino médio”, afirma. “Pensei: é essa oportunidade, eu tenho que agarrar, e vai ser agora.” 

Depois de passar na prova, Alexandre não perdeu tempo. “Eu peguei meu diploma do ensino médio e no mesmo dia eu já me inscrevi na faculdade, no curso de Ciências da Computação. Começo agora em fevereiro. Agora é correr atrás dos meus sonhos.”

Parceria FAM

Para os entregadores que querem dar continuidade à sua jornada de aprendizado, o iFood fechou uma parceria com a Faculdade das Américas (FAM), para oferecer bolsas integrais nos cursos ministrados pela instituição. Os outros parceiros têm descontos que podem chegar a 80%. 

Todos os formados na primeira turma do Meu Diploma do Ensino Médio foram contemplados com 100% de desconto nos cursos da faculdade. Até o momento, 107 já foram matriculados.  

Investimento do iFood em Educação

Além de sua atuação para impulsionar a formação básica, o iFood tem uma série de iniciativas, principalmente na área de tecnologia, para capacitar brasileiros para o trabalho do futuro e para o empreendedorismo. Entre elas, está o Potência Tech, que oferece cursos introdutórios, bolsas para formação na área e vagas de emprego para que pessoas com perfis sub-representados nessa área possam se especializar e começar uma nova carreira.

Mais de 25 mil bolsas já foram oferecidas por meio do Potência Tech. Outra ação é o iFood Decola, plataforma para apoiar o desenvolvimento do entregador e de restaurantes, e ajudar a melhorar a renda com o trabalho via app e também no desenvolvimento pessoal, com capacitações rápidas sobre equilíbrio financeiro e sobre outras profissões, com programas de capacitação em diversas profissões. Além disso, o iFood participa do Movimento Tech, parceria com a XP e outras 30 empresas para apoiar projetos que dão oportunidades de estudo, formação e emprego na área de tecnologia. A coalização tem o objetivo de arrecadar R$ 100 milhões até 2025 para projetos que aceleram a capacitação e a empregabilidade na área de tecnologia.

Entre os compromissos públicos do iFood também está o de formar e empregar 25 mil pessoas de perfis sub-representados e de baixa renda em tecnologia, até 2025.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Negócios

Food service terá redução de 40% nas alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), criadas...

Teatro

Espetáculo ficará em cartaz no Teatro Jorge Amado

Gastronomia

A gastronomia do Botanique Hotel Experience, na Serra da Mantiqueira, entra em uma nova jornada com a chegada do chef Cesar Scolari. Conhecido por...

Música

O Sagratto Café Bar, na Colina Sagrada da Igreja do Bonfim, em Salvador, recebe nesta quinta-feira (8) o cantor e compositor alagoano Lucas Cupertino, um dos nomes da...

Moda

Modelo cult dos anos 80 ganha versão geek com detalhes da máquina do tempo mais famosa do cinema

Gente

Espaço, que ganhou até premiação internacional, reúne conceito criativo, arquitetura e grandes marcas

Música

A cantora Alinne Rosa receberá, no próximo domingo, 11 de janeiro, no projeto musical “Verão do Vale”, as participações de O Kannalha, Rachel Reis e Cortejo Afro. O ensaio da cantora acontece a...

Música

O Red River Bar, na Pirâmide do Rio Vermelho, lança o Red Summer, sua temporada especial de Verão, pensada para acompanhar a energia da estação com...