Nas redes sociais tudo parece perfeito. As pessoas estão sempre em locais paradisíacos, em festas divertidas repletas de amigos, em bons restaurantes ou em viagens incríveis, expressando retratos da felicidade e tentando suprir a necessidade de aceitação através de curtidas.
Mas, por trás dessa exibição constante e, nem sempre real da imagem, existem relações complicadas com a família, inseguranças e solidão. A notificação de distúrbios mentais e emocionais decorrentes das redes sociais está cada vez mais comuns e sentimentos como estes têm levado pessoas a desenvolverem ansiedade e depressão, que atingem 63% e 59% dos brasileiros (USP/2021).
Este é o panorama social que o espetáculo “NESTA DATA QUERIDA” evidencia. Um solo de comédia dramática escrita, dirigida, interpretada e produzida pela atriz Thais Laila, com reestreia marcada para Setembro de 2022, nos dias 15, 22 e 29 de setembro, às 20h, no Teatro Sesi do Rio Vermelho, dentro da programação do Setembro Amarelo, com ingressos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/espetaculo-nesta-data-querida__1708588) e Bilheteria do espaço.
O cenário é a comemoração do aniversário de uma digital influencer, vivente – aqui, um neologismo da somatória das palavras “viver” “dependente” – das redes sociais. Diante de um populoso algoritmo, a solidão de uma mulher. Pessoas ausentes, lembranças fartas e presentes misteriosos colocam a aniversariante diante de um poderoso encontro consigo.
A preparação da festa de aniversário é um pretexto poderoso para que sejam revelados medos, tristezas, saudades, angústias e sonhos comuns a todas as pessoas. As lembranças e ausências colocam a personagem e o espectador em um poderoso encontro com a essência, transformando a renovação de ciclo em recomeço de vida.
Após cada apresentação desta segunda temporada ocorrerá bate-papo com o público sobre a temática abordada pelo Setembro Amarelo e no espetáculo, mediado por profissionais da área de psiquiatria e psicologia de diversas instituições parceiras (Centro de Valorização da Vida, Instituto Brasileiro de Bioética, Fundação Pedro Calmon, dentre outras).