Emâ¯setembroâ¯é comemoradoâ¯oâ¯mêsâ¯do Consumoâ¯Responsável. Para celebrar este período, o Grupo Petrópolisâ¯vaiâ¯trazer diversas ações deâ¯conscientização, enfatizando a necessidade de beber com sabedoria,â¯deâ¯modo a respeitarâ¯os limites individuais.â¯O Saber Beber, programa de consumo responsável da companhia,â¯desde 2017â¯reúne iniciativas de conscientizaçãoâ¯para disseminar as implicações e os benefícios que envolvem o consumo responsável doâ¯álcool.
A iniciativa engloba todo o mercado de bebidas alcoólicas e independentemente de marcas, o programa desenvolve atividades por todo o país, de forma positiva e educativa,â¯comâ¯a premissaâ¯deâ¯queâ¯mais conhecimento sobre o assunto e uma abordagem menos impositivaâ¯leva as pessoas a agiremâ¯com mais sabedoria e consciência.â¯
Nesta edição do mês, a açãoâ¯envolveráâ¯a participação deâ¯30â¯bares parceiros doâ¯Grupo noâ¯Rio de Janeiro,â¯São Paulo eâ¯Salvador. As dez primeiras mesas que comprarem 4 garrafas de cerveja do Grupo Petrópolis ganharão águas dentro deâ¯umâ¯balde de gelo personalizado para hidratação, e umâ¯voucher deâ¯aplicativo de transporte para o deslocamento com segurançaâ¯dos clientes.
E mais, todos receberãoâ¯flyers explicativos sobre a importância de beber com sabedoria.â¯Em linha comâ¯a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, as águas que serão distribuídas levam o rótulo exclusivo do programa para disseminar a mensagem de conscientização. A embalagem levaâ¯iconografias de equações, sempre utilizadas dentro de parênteses, para que a comunicação seja rápida, simples e fácil de entender. As fórmulas matemáticas apresentam somas ou subtrações que dão como resultado o Saber Beber.â¯
“Mais do que informar, o intuito do Saber Beber é passar conhecimento e convidar as pessoas a fazer parte da nossa campanha.â¯Esteâ¯ano queremos celebrar o consumo responsável com açõesâ¯360° que impactem oâ¯maior número de consumidoresâ¯paraâ¯alertá-los sobre a importância de beber com responsabilidadeâ¯e equilíbrio, masâ¯sem deixar a diversão de lado”,â¯comentaâ¯José Luizâ¯Sinti,â¯gerente Nacional de Trade Marketing e Patrocínios do Grupo Petrópolis.â¯
Paralelamente,â¯o Grupoâ¯Petrópolisâ¯faráâ¯também este anoâ¯uma ação em redes sociais em que influenciadoresâ¯do segmento de cervejaâ¯serão convidados aâ¯participar da “Corrente do Saber Beber”,â¯para contar o que éâ¯oâ¯programaâ¯eâ¯engajar mais pessoas nessa causa.â¯Aâ¯campanha também vai impactarâ¯jornalistasâ¯de todo o Brasil,â¯eâ¯press-kits temáticosâ¯com produtos e conteúdo da campanha.â¯
O Grupoâ¯também levará a mensagem sobre consumoâ¯com sabedoriaâ¯para os seus seguidores nas redes sociais, impactando assim um número maior de pessoas com essa ação dentro do mês do Consumo Responsável.â¯
Responsabilidadeâ¯socialâ¯
Em anos anteriores, o programa Saber Beber sempre esteve presenteâ¯emâ¯importantesâ¯festas populares comoâ¯Carnaval, São João eâ¯outrosâ¯eventos patrocinados pelo Grupo Petrópolis.â¯Para reforçar o Saber Beber, teveâ¯distribuição de água, por exemplo,â¯no Carnavalito e em alguns blocosâ¯e camarotes, em Salvador; na Sapucaíâ¯e em estações de metrô, no Rio de Janeiro; no Sambódromoâ¯do Anhembi e blocos de rua, em São Paulo; nas festas de Votuporanga (interior de São Paulo); noâ¯Mondialâ¯de Laâ¯Bière, a maior feira de cervejas especiais doâ¯país.â¯
A mensagem do Saber Beber também já foi estampada em outdoors na Rodovia Castelo Branco e os pedágios da Rodovia Fernão Dias contaram com distribuição de brindes.â¯
O consumo responsável também já foi abordado pelo Grupo Petrópolis em campanhas publicitárias, principalmente para o produto Itaipava 0,0%. Em anos anteriores, a marca lançou o filme “Embaraçado”, ressaltando os efeitos do álcool sobre quem dirige.â¯Aâ¯cervejaria tambémâ¯já apoiouâ¯as campanhas de consumo consciente daâ¯CervBrasil, como o Cidade Responsável, e da ABRABE, como o Sem Excesso.â¯
O Programa também é estendido aos colaboradoresâ¯das oito fábricasâ¯e revendas, além de parceiros e fornecedores da empresa.â¯
O Saber Beber utiliza iconografias para que a comunicação seja mais rápida e fácil de entender. Os símbolos passam mensagens de consumo responsável por meio deâ¯equações, sempre utilizadas dentro de parênteses.â¯As fórmulas matemáticas apresentamâ¯somas ou subtrações que dão como resultado o Saber Beber.â¯