Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Rio Vermelho e Comércio receberão ações do Programa de Curadoria do Goethe-Institut

Dois bairros que são marcos da experiência de vida, histórica e contemporânea, em Salvador foram os escolhidos para receberem as ações de encerramento do Programa de Curadoria para Arte no Espaço Público do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Nos dias 10 e 11 de agosto, quarta e quinta-feira, a partir das 20h30, a fachada principal da Igreja da Senhora de Sant’Ana, no coração do Rio Vermelho, receberá projeções de videomapping criadas em parceria com o VJ Gabiru.

 Já no bairro do Comércio, a ação se concentrará no dia 10 de agosto, numa programação que se estenderá das 13h às 17h, com a participação de diversos artistas e coletivos. As atividades do dia vão se concentrar na Praça Marechal Deodoro, onde fica o Monumento das Nações: 1) intervenção sonora, com auxílio da comunicação popular de carrinhos de café, bicicleta e moto de som; 2) uma instalação temporária, em formato de tenda, com oficina de lambe-lambe e rodas de conversas; 3) exposição de fotografias em lambe-lambe; 4) além de instalação de esculturas na praça.

Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, reforça a importância de os grupos refletirem sobre pontos que pairam no imaginário popular como expressões da Bahia. “É uma maneira de dialogar com o espaço físico de Salvador, em toda sua vivacidade e movimento, pensando nas questões que atingem a cidade no momento presente, traçando outras ideias para possíveis futuros”, completa.

Manifesto Vagalume

Marcar a importância de pessoas que, sempre, passam longe dos olhos que circulam por um dos bairros mais famosos da capital baiana: o Rio Vermelho. Essa é a proposta do “Manifesto Vagalume”, iniciativa de um dos grupos, conduzidos pela curadora Rose Lima, o grupo propõe um videomapping, criado numa parceria com o VJ Gabiru. As exibições acontecerão de 20 em 20 minutos, e a participação do público é gratuita.

O grupo que move o contexto criativo do “Manifesto Vaga-lume” é formado por Benedito Cirilo, Jamila Reis, Ludmila Britto, Lucas Lopes, Paula Milena Lima e Roca Alencar. Todos moram próximos ao Rio Vermelho, ou circulam pela região. A partir de alinhamentos, questões em comum tomaram forma: transformações urbanas, cartografias afetivas e artísticas do bairro, meio ambiente e sua degradação, além da comunidade do Rio Vermelho, formada por um complexo e diverso núcleo de moradores, turistas, profissionais de comércios e serviços, ambulantes, pessoas em situação de rua ou frequentadores eventuais. 

Rose Lima, responsável pela orientação do coletivo, conta que a decisão para pensar os corpos-vagalumes que estão invisíveis, mas que dão luz a toda energia que vibra no Rio Vermelho, foi unânime. “Assim, surgiu o desejo de criar uma intervenção artística que busca impactar o público, fazê-lo refletir sobre temas tão urgentes, a partir de uma narrativa sobre o bairro, sobre os corpos opacos, presenças invisibilizadas, e não a partir de uma visão espetacularizada do bairro e suas tradições populares como alegoria”, detalha este coletivo.

A obra de vídeo mapping foi intitulada, por VJ Gabiru, como “A Cidade Invisível ou o invisível da cidade. Um Rio Vermelho e muitos itinerários…”. O artista e videomaker baiano também nutre um vínculo afetivo com o Rio Vermelho, como frequentador desde jovem, para momentos de lazer, ou como morador por mais de uma década, em vários endereços do bairro.

Influxo

O projeto, que desdobrará no dia 10 de agosto, das 11h às 17h, no Comércio, foi conduzido pelo curador e artista baiano Tiago Sant’ana, propondo uma reflexão sobre os fluxos de invasão, ocupação e desocupação que constroem as paisagens deste bairro. Os integrantes deste grupo são Augusto Gabriel, Karen Cristina, Laura Benevides, Tom Correia, Marise Urbano, Anna Luisa Oliveira e João Philipe.  

Zona histórica e portuária da cidade, o Comércio passou por várias transformações ao longo dos séculos, como a instalação de aterros, e, mais recentemente, tem tido um crescente interesse imobiliário por uma tentativa de revitalização da região.

A programação da tarde inclui uma tenda, com “Oficina de lambe-lambe”, conduzida por Margem, e uma roda de conversa sobre acervo com Zumvi Acervo afrofotográfico. Ao redor da tenda, Alex Oliveira fará a “Fotoperformance Popular”, convidando passantes para realizar performances para sua câmera, com o fundo construído pelo artista; Já Augusto Leal traz a sua “Gangorra”.

A exposição de fotografias em lambe-lambe receberá os trabalhos de @colagempreta, Jamex, Laryssa Machada e Junior Pakapym. Nas caixas dos carros de café, bicicletas ou carro de som, o trabalho do Coletivo negro sonoro.

Formar

O Programa de Curadoria para Arte no Espaço Público teve início em 2021, e se desenrolou em dois momentos. A primeira fase trouxe workshops virtuais sobre conceitos de curadoria, tensões sobre espaço interno e externo, exemplos de melhores práticas nacionais e internacionais, além de aspectos legais e jurídicos. Diversos curadores e especialistas conduziram encontros, como: Max Hinderer (Bolívia/Alemanha); Folakunle Oshun (Nigéria); Christoph Stark | KITEV (Alemanha); Marina Fokidis (Grécia), Priscilla Amoni (MG), Daniel Rangel (BA); Fernanda Felix (BA); Tiago Bastos (BA); Ellen Melo (BA), Alejandra Muñoz (Uruguai – BA).

Na segunda etapa dessa formação, a turma foi dividida em dois grupos para materializarem os conhecimentos da primeira fase do projeto, com a proposta de realização de duas intervenções urbanas em Salvador: nos bairros do Comércio e Rio Vermelho. Os estudantes-curadores foram divididos a partir dos locais de moradia e circulação pela cidade. No Comércio, o mediador convidado foi o curador e artista Tiago Sant’ana; no Rio Vermelho, a mediação é da curadora e arquiteta Rose Lima. A Casa Rosa, espaço cultural no Rio Vermelho, participa como parceira, servindo de base para as reuniões deste grupo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Turnê celebra os 50 anos de carreira do artista

Música

No dia 1º de fevereiro, às 15h, Saulo Fernandes comanda mais uma edição do projeto Saulo Som Sol, que vai acontecer pela primeira vez...

Música

Por questões de última hora que fogem ao controle das produtoras envolvidas, o show da orquestra cubana Buena Vista que aconteceria no próximo domingo, 30, em...

Música

O cantor e compositor Alexandre Peixe promete deixar os festejos de Natal ainda mais especiais em Salvador. O artista vai comandar, um ano, a...

Música

A CAIXA Cultural Salvador recebe entre os dias 05 e 07 de dezembro a cantora Zizi Possi com o espetáculo “De Volta ao Começo”,...

Gastronomia

O Santo Antônio Além do Carmo recebe, na sexta-feira, 28 de novembro, das 17h às 23h, a 3ª edição do D.A.Y. Sessions, projeto que une Decanter, Allê...

Cinema

Com o diretor grego Yorgos Lanthimos, não há meio termo. Ou a pessoa ama ou odeia seus filmes. Provocador e sempre explorando o absurdo...