O óleo de amêndoas doce, extraído do fruto da árvore amendoeira, é um dos produtos mais utilizados na cosmética e pode proporcionar diversos benefícios para a saúde e beleza dos cabelos e da pele. Por ser natural, o óleo pode ser aplicado sem nenhuma restrição, tanto no rosto como no corpo, nos cabelos e até mesmo nas unhas, proporcionando uma hidratação profunda nas regiões contempladas.
“Antes de incluí-lo na rotina de cuidados, é válido compreender que existe o óleo de amêndoas doce e o amargo. A diferença está nas sementes de extração dos óleos, o que, consequentemente, interfere na sua utilização, sendo o amargo usado para a produção de óleos essenciais e o doce para o contato direto com a pele”, afirma Kika Chammas, farmacêutica, especialista em cuidados com a pele e fundadora da Dermare, marca brasileira de dermocosméticos para tratamentos estéticos, faciais e corporais, que inclusive, é quem lista, abaixo, três maneiras de usar o óleo de amêndoas doce na rotina de cuidados com o corpo. Confira, abaixo, quais são elas:
1.Hidratação do cabelo
Nos cabelos, devido às propriedades hidratantes naturais e a presença de vitamina E, o óleo de amêndoas doce ajuda na recuperação de fios que foram danificados por química, nas pontas ressecadas e na redução do frizz. “Para hidratar as madeixas com o óleo de amêndoas no dia a dia basta misturar algumas gotinhas do óleo na máscara de hidratação, aplicar nos cabelos úmidos e limpos, deixar agir por 5 minutos e enxaguar”, explica Kika. “Outro método para hidratar o cabelo com o óleo é o que chamamos de banho de óleo. O ideal é aplicá-lo à noite nos cabelos e lavar de manhã, assim o óleo irá agir por mais tempo, dando brilho e maciez aos fios”, completa.
2.Prevenção de estrias
Outra função do óleo amêndoas é prevenir o aparecimento de estrias no corpo. “As estrias surgem quando a pele estica muito em um período curto de tempo, devido ao rompimento de fibras elásticas e colágenas na pele. Uma forma de prevenir esses rompimentos é sempre manter a pele hidratada com o óleo, aumentando a elasticidade da pele e evitando que aconteça essas lesões nos tecidos”, ressalta a farmacêutica. No entanto, é importante evidenciar que o resultado desejado é apenas preventivo, as estrias já existentes não irão desaparecer com o uso do óleo.
3.Nutrição e Hidratação da Pele
Para peles muito ressecadas, o óleo de amêndoas é uma ótima solução, pois além de ter uma absorção fácil, ajuda a recuperar o equilíbrio da oleosidade, deixando a pele com um aspecto mais macio e suave. “Além disso, o principal componente do óleo, a vitamina E, é responsável por uma ação anti-inflamatória que consegue acalmar a pele quando está irritada e avermelhada”, complementa Kika. A melhor maneira de aplicar o óleo de amêndoas na pele é logo após o banho, quando os poros estão abertos, o que facilita a absorção dele.


Vale acrescentar que além dos benefícios comentados acima, o óleo de amêndoas também pode auxiliar no tratamento e prevenção das rugas, ocasionando um rejuvenescimento da pele do rosto. “Dentro da rotina, o óleo ainda pode ser usado como demaquilante para retirar a maquiagem, limpar a pele e hidratá-la ao mesmo tempo, além de prevenir radicais livres e melhorar a circulação sanguínea”, finaliza Kika que apostou em um óleo vegetal de amêndoas doce para compor o portfólio home care de sua marca de dermocosméticos que está há mais de dez anos buscando oferecer uma opção natural para cuidar de si.
Fotos: Divulgação
