Era novembro de 2020 quando o restaurante Dona Mariquita completou 15 anos, uma idade especial que a chef e empresária Leila Carreiro preferiu não comemorar, já que o Brasil estava atravessando um dos momentos mais preocupantes da pandemia. Um ano depois, agora em um cenário mais favorável, ela promete compensar.
Batizado de ‘15+1’, o aniversário deste ano será celebrado no próximo dia 25, com um evento exclusivo para convidados. A proposta é matar a saudade dos amigos mais chegados, que acompanharam a trajetória do restaurante desde que a casa fincou raízes na Rua do Meio do Rio Vermelho até se consolidar como referência em cozinha patrimonial da Bahia.
Para reverenciar esse caminhar, Leila promove um encontro de gerações, convidando duas jovens cozinheiras para dividir as panelas. Caberá a Hosana Menezes e Thay Borba propor leituras especiais de clássicos como caldinho de sururu, sarapatel e pititinga, além da irresistível poqueca de camarão com licuri, carro-chefe do restaurante.
“A ideia desse encontro na cozinha é mostrar que o Dona Mariquita passeia entre o tradicional e o contemporâneo e que a comida baiana é diversa e agregadora”, destaca Leila, que vai aproveitar para comemorar outro aniversário que passou em branco, o dos seus 50 anos. “Finalmente vou poder receber os abraços que ficaram guardados. E agora vai ser em dobro”, brinca a empresária, que só vai pedir uma coisa aos convidados: a comprovação de que já estão imunizados contra a Covid-19.
Para embalar a festa, DJ Riffs e Samba de Farofa comandam o som, alternando o bom e velho samba de roda com pérolas que dialogam com o conceito do Dona Mariquita de visitar as raízes da cultura baiana sem perder o frescor da atualidade. O evento conta, ainda, com a produção sensível e cuidadosa de Kátia Najara.