Na tarde da última quinta-feira, mais uma das famosas gordinhas de Eliana Kertész ganhou um espaço de visibilidade na cidade. O Shopping da Bahia foi o local escolhido pela família para receber Ninoca, uma escultura gigante, de 4 metros de altura, feita para a exposição “Fartura e Abundância”, que teve curadoria de Gringo Cárdia, com base na obra original de Eliana Kertész feita em bronze e fibra branca, em 2013, como uma homenagem à filha, Mariana Kertész, e aos netos, os gêmeos Antônio e Felipe.
“Desde o começo da exposição a idéia era levar essas peças para a cidade e não tem lugar melhor do que o Shopping da Bahia, onde passa tanta gente e que tem uma história tão próxima a nós. Minha mãe morou durante muitos anos aqui perto, era freqüentadora do shopping. Pra mim é maravilhoso”, afirmou Chico Kertész, filho da artista.
Presente no momento da abertura, o diretor da Aliansce Sonae, empresa proprietária do Shopping da Bahia, Ewerton Visco, também comentou a importância da ação. “É uma felicidade porque Eliana era nossa cliente e agora, de alguma forma, ela volta aos nossos corredores, com sua obra. O shopping sempre apoiou os artistas baianos e esse é um legado que deixaremos para a cidade”.
Ninoca está exposta na Praça Divaldo Franco, 2º piso e pode ser fotografada e admirada por todos os clientes. Em outro ponto da cidade, no Aeroporto de Salvador, outra gordinha, Salomé, também encanta os passageiros. Sem dar detalhes, Chico Kertesz garante que há projetos para levar a obra dela para outros lugares. “A obra de minha mãe vai continuar viva pela cidade”, garante.