Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

Dia da Artesã e do Artesão marca luta do segmento na pandemia

Uma data que sempre foi motivo de comemorações, o Dia da Artesã e do Artesão – 19 de março – passa a ser símbolo de luta do segmento em tempos difíceis de pandemia. Há um ano, em função da Covid-19, artesãs e artesãos baianos estão enfrentando dificuldades com vendas diretas, escoamento de produtos, escassez e aumento no preço de matérias-primas. Neste cenário, criadoras e criadores ganharam mais visibilidade através do Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra, em Salvador, onde estão reunidos mais de 8 mil produtos qualificados de todas as regiões do Estado.

“Hoje, a nossa maior dificuldade é escoar os produtos. A logística fica muito difícil, inclusive para transportar as encomendas pelos Correios. Por isso, é importante ter o seu produto no Artesanato da Bahia, além de ter seu trabalho reconhecido e o valor agregado”, comenta o ceramista Manoel Messias. As dificuldades de transporte são as mesmas apontadas por Marlice Almeida, reconhecida pelos trabalhos em cerâmica. “É claro que as vendas caíram e o dinheiro circulou pouco em um ano. As vendas pela Internet e a compra de matérias-primas ficaram inviáveis com as altas taxas dos Correios. Então, é importante estar no Artesanato da Bahia para escoar o nosso produto e colocar o nosso trabalho em evidência”, afirma.

No último ano, várias ações foram desenvolvidas em prol do fomento do artesanato através das Ações de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre Bahia, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato e pela Associação Fábrica Cultural. Em tempos de pandemia, a internet se tornou uma grande aliada com o lançamento da Plataforma Digital do Artesanato da Bahia, um canal direto e prático para as ações de divulgação e trocas de informações, e com a realização de encontros e seminários online. Além da primeira loja, o Artesanato da Bahia ganhará uma filial ainda neste semestre e estão sendo planejadas feiras itinerantes, que vão percorrer eventos, shopping e lugares turísticos, e um plano de qualificação para o segmento.

Entre as ações da Setre, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, também estão o investimento de R$ 1,5 milhão no setor, a qualificação e cadastramento de mais de 700 artesãos no último ano, o lançamento do Selo de Origem do Artesanato da Bahia, além de 8 mil produtos qualificados para venda.

“O Governo do Estado tem investido em ações integradas para fortalecer as diversas etapas da cadeia produtiva do artesanato, um importante segmento econômico e cultural da Bahia. A qualificação de profissionais da área, a certificação dos produtos e a criação de novas oportunidades de comercialização são algumas das iniciativas que confirmam o nosso compromisso com as artesãs e os artesãos baianos”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

O Dia do Artesão, em 19 de março, foi criado em homenagem a São José, o padroeiro da categoria. Marcenaria era a atividade exercida pelo pai de Jesus Cristo, segundo a tradição cristã, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem ofícios artesanais. A história do artesanato começa junto com a própria história do homem, que teve a necessidade de produzir objetos para o seu dia-a-dia. Os primeiros objetos artesanais são datados do período neolítico (6.000 a.C.), quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gastronomia

Hóspedes e visitantes podem celebrar a noite festiva no restaurante Fasano Trancoso

Gente

O Núcleo de Decoração da Bahia realiza no próximo dia 17 de dezembro, das 10h às 17h, a ação social “Natal Núcleo do Bem...

Literatura

Salvador será palco, no próximo dia 16 de dezembro (terça-feira), às 18h, no Shopping Barra (Coworking L3 Oeste), do lançamento do livro “A menina...

Teatro

Embora o humor corra nas veias de Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho, carregar o DNA de dois ícones da comédia brasileira e ainda seguir a mesma...

Beleza

Existe algo de curiosamente íntimo quando a maquiagem cruza o território da memória. A coleção BT ♥ Coca-Cola, assinada por Bruna Tavares, nasce exatamente...

Pets

Viajar com pets deixou de ser um programa raro e, ano após ano, se fortalece como tendência entre os brasileiros. Em 2023, cerca de...

Teatro

Ingressos já estão à venda