Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

APLV é a alergia alimentar mais comum na infância, alerta especialista

De forma habitual, o leite de vaca é um alimento presente no cotidiano das famílias. Pode ser oferecido de forma indireta, por meio do leite materno ou através das fórmulas infantis, se tornando destaque quando o assunto é alergia alimentar.

Conhecida como APLV, a Alergia à Proteína do Leite de Vaca é uma reação imunológica do organismo da pessoa à uma proteína do leite da vaca e é a alergia alimentar mais comum na infância (atinge de 2% a 5% das crianças), apresentando sintomas gastrointestinais, respiratórios ou cutâneos.

“A alergia a proteína do leite de vaca é uma reação adversa ao componente proteico do leite e envolve mecanismos imunológicos, o que diferencia da intolerância a lactose que é uma reação adversa, envolvendo a digestão ou o metabolismo”, explica Dra. Júlia Ferreira, gastroenterologista pediátrica e pediatra geral.  ” Isso é motivo de confusão entre os pais, tanto para diagnóstico quanto para tratamento”, acrescenta.

Quando o bebê se alimenta apenas de leite materno e apresenta sintomas de reações alérgicas, ele pode estar reagindo às pequenas quantidades de proteínas do leite de vaca transmitidas pelo leite da sua genitora. Daí, o pediatra irá orientar que a mãe não consuma produtos lácteos e seus derivados. “Se houver a melhora dos sintomas no bebê, provavelmente, ele tenha APLV”, comenta a pediatra.
Quais são as causas?

Diversos fatores podem contribuir para o surgimento da APLV, apesar da sua causa ainda não está esclarecida por completo.

Confira algumas delas:

– O tamanho e o peso da proteína do leite de vaca, já que o intestino dos bebês ainda é imaturo, gerando uma inflamação na mucosa intestinal. Por isso os sintomas surgem no primeiro ano de vida.
– Predisposição genética.-Etnia e alterações na dieta.

Principais sintomas:
– Cutâneo: coceira, urticária, inchaços na pele, manchas vermelhas pelo corpo e dermatite atópica.
– Gastrointestinal: náuseas, vômitos, diarréia, sangue nas fezes, refluxo gastrointestinal e dor abdominal.
– Oral: coceira/inchaço dos lábios, língua e palato.
– Respiratório: coceira e sensação de garganta fechando, inchaço de glote e laringe, tosse seca irritativa, sensação de aperto torácico, crises de espirro e intensa congestão nasal.

“Vale salientar que os sintomas da Alergia à Proteína do Leite de Vaca são inespecíficos e podem surgir em outras condições. Logo, o fato da criança apresentá-los não significa que ela tenha – de imediato – APLV”, alerta Dra. Julia.

“Diante de um possível caso de alergia, o pediatra pode excluir a proteína do leite da vaca da dieta da criança. Caso haja o desaparecimento dos sintomas, provavelmente o diagnóstico estará correto. Mas ele só pode ser concluído diante do resurgimento dos sintomas, após o teste de provocação oral”, complementa a médica.

Para tratar a APLV é necessário excluir totalmente o leite de vaca e seus derivados da alimentação (6 a 12 meses) de acordo com a idade e o tipo de reação apresentada. Cada caso é tratado de forma personalizada, não sendo possível dizer exatamente o tempo para a resolução da questão, pois depende do organismo de cada paciente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

O livro A Guerra dos Roses, de Warren Adler, já tinha rendido uma deliciosa comédia homônima em 1990, estrelada por Michael Douglas e Kathleen...

Moda

Mari Gonzalez estreia uma nova faceta de sua trajetória: agora, como co-criadora de moda. Ao lado da HOPE Resort, marca de fitness e beachwear...

Moda

Cinquenta anos correm rápido. Quem já alinhou o cadarço antes de um treino sabe: basta o primeiro passo para que o tempo ganhe outra...

Música

O público de Salvador terá um final de semana de programação gratuita com música, gastronomia e arte. O Festival A Feira, que celebra os...

Gente

Ortopedista referência em tratamentos para dor musculoesquelética participa de cerimônia em Budapeste, Hungria

Música

Evento reúne grandes nomes da música infantil brasileira nos dias 6 e 7 de setembro, na Casa Rosa, em Salvador

Gente

O cantor e compositor Alexandre Peixe aproveitou um merecido descanso e viajou para conhecer um verdadeiro roteiro dos sonhos pelas ilhas gregas, ao lado...

Beleza

Se existisse uma forma de engarrafar o verão, talvez ele viesse em textura cremosa, com toque fresco e um brilho que parece sol na...