Saudade” é sentimento constante nos tempos atuais. “Saudade” é também o título do longa-metragem documental dirigido por Paulo Caldas que busca entender o significado desta palavra portuguesa dita “intraduzível”. O Teatro Castro Alves (TCA) exibirá o filme gratuitamente em mais uma edição virtual do Domingo no TCA, entrando no ar no dia 27 de setembro, às 11h, e seguindo disponível por uma semana, até o dia 3 de outubro, no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).
A obra procura analisar a saudade através da arte, vista pelos olhos de grandes artistas lusófonos contemporâneos, revelando de forma inédita a relação transversal que se estabelece entre a produção intelectual e artística com este sentimento. Com imensa suavidade e delicadeza, levados pelo mar, pelo plano histórico, pela poesia, pela música, pelas artes plásticas, pelo corpo e pelas aparições expressivas da palavra nos variados ramos dos fazeres estético-simbólicos, imagens e sons constroem uma narrativa emocional e envolvente, causando imediata empatia.
“Saudade” viaja através de países de língua portuguesa, passeando por entre sotaques e melodias, e encontra em suas andanças diversos artistas espalhados pelo mundo. O filme traz imagens exclusivas e depoimentos originais, costurando olhares, sensações, tragédias, alegrias, que levam das lágrimas às gargalhadas. Também registra a arte contemporânea através de um sentimento que é comum a todos, visitando o passado, arquivando o presente, a arte e as ideologias de seus personagens, e criando, assim, uma saudade eternizada para os tempos futuros: uma submersão em mares profundos de beleza e poesia.
