Embora a pandemia ainda seja uma realidade nas nossas vidas, algumas áreas já começam a retomar suas atividades. É o caso das academias. Foram pouco mais de cinco meses de portas fechadas e, mesmo com a realização de aulas online, há uma perda de condicionamento dos alunos.
Com o recomeço, fica o alerta do Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness, Guilherme Reis: cautela. “Muitos alunos simplesmente ficaram parados nesse período. A vida dentro de casa traz muitos desafios e um deles é manter a disciplina do treino diário. Boa parte não conseguiu. Alguns conseguiram. Mas o conselho é para todos”, conta. Para Guilherme, a retomada precisa ser feita de forma progressiva, para evitar lesões.
“Uma pessoa que não se exercitou vai precisar de muito mais atenção nesse início. É praticamente um recomeço do zero, já que o corpo perdeu sua adaptação à dinâmica do movimento, aos parâmetros de peso e também à velocidade do exercício”, explica. “Para os que estavam na rotina de aulas online, é necessário mesmo assim reduzir pesos para que a memória muscular se prepare. Esses são casos menos complicados, mas de todo modo, que exigem atenção, afinal a intensidade de um treino em casa não deixa de ser diferente daquela praticada na academia, com equipamentos e pesos”, pontua Guilherme.
Pensando nessa etapa, a Rede Alpha Fitness lançou um projeto de retorno que contempla programas específicos de recondicionamento, independente do objetivo da atividade ser ganho de massa ou perda de peso.