Negócios

Projeções da economia para 2020 animam mercado brasileiro

A estimativa de crescimento econômico no Brasil para o próximo ano agita investidores e empreendedores. Segundo previsão do Banco Central (BC), estima-se um avanço de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) e consequente aquecimento da economia nacional, gerando oportunidades para surgimento de novas empresas e atraindo investidores externos.

O ritmo gradual da retomada econômica se firmou desde o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou recentemente a expansão de 0,6% no PIB do país em relação ao fechamento do terceiro trimestre de 2019, com aumento de 0,2% relativo ao segundo trimestre do mesmo ano. 

Tendo em vista a mudança positiva dos ânimos no mercado, o consultor financeiro e fundador da Cruz Consultoria, Alex Cruz, explica a influência direta que a alta da economia tem sobre a abertura de novos negócios para o próximo ano. 

“O crescimento do país projeta novos investimentos, inclusive advindos do exterior, o que faz aquecer o mercado. Com a chegada de mais empresas no Brasil, há proporcionalmente uma alta das empresas subsequentes, como os fornecedores. Um exemplo que ilustra essa situação é a vinda de uma montadora de carros para o país, que consequentemente trará um aumento também das lojas de pneus, fábricas de peças, e outros”, elucida. 

Em relação aos setores que irão se sobressair economicamente para o ano que vem, Alex destaca a retomada da construção civil, que já mostra um crescimento de 2% em relação ao segundo trimestre de 2018. O consultor também atenta os brasileiros ao crescimento do setor de serviços, que já acumula alta de 0,6% no ano de 2019. 

Segundo Alex, outra grande aposta em evidência para 2020 é o microempreendedor. “Existe um viés do Ministro da Economia, Paulo Guedes, para amenizar as burocracias para o microempreendedor, simplificando os impostos, as maneiras para abrir uma empresa, e outras medidas que facilitarão ainda mais o crescimento atual. A aposta no mercado é válida, visto que o número de brasileiros dessa categoria extrapola a marca de 8 milhões”, explica. 

“O cenário de crescimento econômico em 2020 será acolhedor para quem planejar desde agora. Planejar é fundamental para entender quanto você precisa ao abrir um negócio, e também quanto é necessário para manter esse negócio. As projeções de venda,principalmente no primeiro ano da empresa, podem não ser as melhores porque está começando, não tem divulgação e precisa que o mercado a conheça, portanto, é preciso ter persistência para conseguir sucesso nos negócios”, conclui o consultor em finanças. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gastronomia

A renomada marca de vinhos Marques de Casa Concha, pertencente à emblemática vinícola Concha y Toro, comemora meio século de história e qualidade com...

Música

A renomada dupla infantil, Tiquequê, está de volta aos palcos de Salvador, no Teatro SESC CASA DO COMÉRCIO com um show inovador e totalmente...

Gente

Após quase um mês atracado em Murmansk, na Rússia, o navegador Aleixo Belov se prepara para retomar sua ousada Expedição Passagem Nordeste 2025. A...

Gente

Sucesso no Brasil, turnê chamou a atenção do jornal norte-americano

Gente

Evento “Tudo OQUEI na Bahia” reúne Cheiro de Amor e Negra Cor em noite marcada por música, celebração, orgulho baiano e os 40 anos...

Música

Aclamada como uma das grandes intérpretes da música brasileira contemporânea, Roberta Sá comemora duas décadas de carreira com a turnê “Tudo Que Cantei Sou”,...

Gastronomia

Sexta-feira, 18 de julho, às 19h, o Minibar Gem, de Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, recebe Sebastian Alarcon, referência em coquetelaria, e Luli Moreira,...

Gente

A influencer baiana Wladia Goes é a musa da campanha da Áblior, marca paulista que uniu moda e música nas roupas de sua nova...

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile