Conecte com a gente

Gastronomia

Abertura do 14º Tempero no Forte movimentou a Praia do Forte

Publicado

em

A abertura do 14º Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte, nessa quinta-feira, 28, foi marcada por uma vibrante apresentação artística com baianas da região da Praia do Forte e também da Charanga Bicos de Aço. O desfile saiu do pórtico do festival, no início da vila, e seguiu até a Cozinha Show, em clima de alegria e emoção.

Logo em seguida, um dos momentos mais aguardados pelos turistas e moradores, foi o início das atividades da Cozinha Show, que recebeu a chef e curadora do festival, Tereza Paim, dos restaurantes Casa de Tereza, no Rio Vermelho, e o Mesa de Tereza, recém-inaugurado no Aeroporto de Salvador. “O festival é um canal de intercâmbio gastronômico total, que faço questão de participar, promovendo e falando sobre a nossa rica culinária”, revelou a chef.

Baianas participaram de um cortejo | Fotos: Anderson Menezes

Com aula lotada e muita gente do lado de fora, a chef conversou sobre comida acessível para todos e surpreendeu o paladar dos alunos com um delicioso Bife de Caju com Purê de Maturi e Farofa de Castanha. Durante a aula, o Tempero no Forte homenageou uma das cozinheiras mais antigas da Praia do Forte, Naty, através da chef Tereza Paim, e foi aplaudida por todos.

Os chefs George Marques e Freddy Miranda, ambos do Tivoli Eco Resort, o neozelandês Shaun Dowling, o jornalista gastronômico, editor e atual coordenador do Observatório da Gastronomia de São Paulo, André Bocatto, e o vereador de Mata de São João, Alexandre Rossi, estiveram presentes na abertura e na aula da Cozinha do Show.

Nesta sexta-feira, 29, a Cozinha Show receberá os chefs Shaun Dowling, Nalva Oliveira, da Taverna Paradiso, e Sergio Paiva do SENAC, preparando comidinhas e trocando ideias sobre gastronomia brasileira, das 17h30 às 21h30.

No quesito musical, quem se apresenta no palco do Projeto Tamar é a banda Skanibais Ska Orquestra, às 20h30. Com o tema ‘Caju, Castanha e Maturi’, o evento segue em cartaz até o dia 8 de dezembro, nos restaurantes de Praia do Forte e entorno, promovendo a gastronomia, com criações de pratos, assinados por chefs convidados, de Praia do Forte e de Salvador.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Tereza Paim assina a gastronomia do IV Jantar do Bem, na Chácara Baluarte

Publicado

em

Em prol da saúde da criança e com espírito de solidariedade, a chef Tereza Paim – proprietária dos restaurantes Casa de Tereza, no Rio Vermelho, e o recém-inaugurado Mesa de Tereza, no Aeroporto de Salvador – abre mão de seu cachê e assina a gastronomia da quarta edição do Jantar do Bem do Hospital Martagão Gesteira. O evento acontece na quarta-feira, 11 de dezembro, na Chácara Baluarte, em Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador, com show das cantoras Gal Costa e Ju Moraes.

Os recursos obtidos com o evento serão destinados à manutenção e custos operacionais do serviço de transplante de medula óssea do hospital. A instituição será a primeira a realizar, no estado, este tipo de procedimento em crianças de 0 a 14 anos.

O ingresso custa R$450 e inclui entradas, dois pratos principais, sobremesas e bebidas, e pode ser adquirido presencialmente na Loja Social do Martagão Gesteira, localizada no Tororó, ou pelo site lojinha.martagaogesteira.com.br. Mais informações pelo telefone 71 3032-3773.

Para o menu da noite, Tereza Paim abre os trabalhos com as entradas Telhinhas de Beiju com Siri, Camarão Empanado com Molho de Maracujá, Caldinho de Pupunha com Azeite de Ervas e Canapé de Acarajé com Vatapá de Inhame.

Já o prato principal terá duas opções convencionais e uma para vegetarianos: Sinfonia do Mar, uma moqueca com filé de dourado, mexilhões, polvo e camarão com arroz de coco e farofa verdinha, Risoto de Carne de Panela com Queijo Curado e Gratin de Cogumelos Frescos e Caçarola de Palmito Assado com Legumes e Farofa Duquesa, para os que não comem carne.

Para fechar e adoçar o jantar, a chef preparará uma mesa de degustação de “doces de vó”, repleta de compotas da Bahia, frutas cristalizadas, quindim, cocada de forno e a sobremesa autoral, Mulatinha com Coulis de Frutas Vermelhas.

Foto: Will Recarey

Continue Lendo

Gastronomia

Cazollita inaugura novo conceito de hamburgueria no Salvador Shopping

Publicado

em

A família Cazolla cresceu e deu origem à Cazollita – uma nova hamburgueria do grupo, criada pela chef Carla Marzolla – e que agora acabou de abrir sua primeira unidade no Salvador Shopping.

Com a proposta de oferecer lanches de uma forma muito mais rápida, prática e econômica, porém não menos saborosa que o tradicional restaurante Cazolla – a casa original que deu origem à Cazollita – o conceito mistura vanguardismo, impacto visual e novidades no preparo dos sanduíches, já que serão feitos no processo de ultra smash, ou seja, prensados na chapa, com aquele gostinho de infância, “para consumir todo dia, toda hora, em todos os momentos”, valorizando os sabores de cada ingrediente num cardápio mais enxuto e acessível.

Com preços a partir de R$ 9,90 nos lanches, a nova Cazollita já inicia suas operações com serviços que remetem agilidade, como o ToGo (pegar e levar), o delivery e o atendimento direto na loja são diferenciais que já fazem da nova hamburgueria uma grande novidade no mercado local.

Já em funcionamento no piso G1 (entrada principal do Salvador Shopping), a Cazollita é formada por um grupo de cinco sócios: as irmãs Carla e Renata Marzolla, o sommelier de cervejas Nelson Souza, o empresário Vinicius Moraes e a publicitária Nathalia Dantas – que em breve farão um evento oficial para a imprensa, convidados especiais e demais formadores de opinião. Não temos dúvida que será mais um grande sucesso.

Continue Lendo

Gastronomia

Sodiê Doces abre loja em Vilas do Atlântico

Publicado

em

No clima de confraternização e das tradicionais festas de fim de ano, a Sodiê Doces abre suas portas em Vilas do Atlântico, na próxima terça-feira, 10, na Av. Praia de Itapuã, 206, loja 02, em Lauro de Freitas.

Moderna e confortável, a nova loja da maior franquia de bolos do país é a segunda na Bahia, que já é sucesso na unidade da Avenida Paralela, no interior do Hipermercado Extra, em Salvador. Seguindo a tradição na abertura de suas lojas, a Sodiê vai promover uma degustação aberta ao público, das 12 às 14 horas, na inauguração de Vilas.

Há anos, a Sodiê vem conquistando os baianos e turistas com delicioso cardápio com mais de 100 variedades de sabores de bolos, além de docinhos e uma linha especial de Salgados. As encomendas podem ser feitas nas lojas ou pelo telefone: 071- 3363.5466.

Continue Lendo

Mais lidas