O CEO da R11 Travel, Ricardo Amaral, traz 14 dicas de como aproveitar o cruzeiro.
1 – O primeiro passo e, talvez, o mais importante, é pesquisar com antecedência. Além de economizar, o viajante vai encontrar preços mais baixos e incentivos abundantes. Fazer o período de férias coincidir com o de baixa temporada também ajuda no processo.
2 – Um navio é um hotel em alto mar. Um lugar que o viajante chega, desfaz as malas, aproveita uma estrutura incrível com diferentes atividades e conhece um lugar novo a cada dia.
3 – Diferente de outros tipos de viagem, os cruzeiros são capazes de oferecer muito mais valor às férias. A maioria das tarifas disponíveis costuma incluir quase tudo que o viajante precisa para vivenciar um passeio fantástico; refeições, acomodações, entretenimentos e atividades diurnas e noturnas, além de transporte entre os destinos e excursões em terra.
4 – É preciso definir o tipo de navio para que o hóspede possa aproveitar a experiência. Na R11 Travel representamos as empresas de cruzeiro do Grupo Royal Caribbean e temos companhias que atendem diferentes públicos
- Royal Caribbean – viagens para famílias, de crianças pequenas aos mais experientes, há atividades diferentes para todos os públicos – de aventuras a bordo do navio a momentos de relaxamento;
- Celebrity Cruises – navios com design voltado ao luxo moderno, é mais indicado para casais, grupos de amigos etc;
- Azamara – oferece experiências diferentes e imersivas nos destinos. O hóspede terá experiências integradas na terra e no mar;
- Silversea – são cruzeiros ultraluxo que chegam a quase todos os pontos do planeta;
- Pullmantur Cruzeiros – com a alma Latina em cruzeiros com bebidas incluídas, onde há possibilidades de atividades diferentes para todas as idades.
5 – Ao escolher o destino, é preciso levar em conta o clima e a época do ano e verificar se é interessante para todos os envolvidos.
6 – Decida o tipo de cabine que quer viajar. De modo geral, elas estão divididas em cabines internas, cabines externas, cabines com varanda e Suítes, mas existem diversas configurações que podem atender ainda melhor os turistas. Vale consultar a que melhor atende seu estilo de viagem e da sua família.
7 – Confira se todos os documentos estão em dia com antecedência, principalmente para viagens internacionais. Alguns países não aceitam a entrada de pessoas que estejam com o passaporte com data de vencimento próxima, o documento deve estar com, no mínimo, 6 meses desta data.passaporte perto da data de vencimento, o documento deve estar com, no mínimo, 6 meses desta data.
8 – O limite de bagagens em um cruzeiro é usualmente limitado pelo espaço na cabine e pelo bom senso, mas é necessário ter certos cuidados caso tenha que pegar um avião para chegar ao porto, pois as bagagens no avião são limitadas em quantidade e peso. Caso queira aproveitar as atividades do navio assim que embarcar, prepare uma bagagem de mão com uma troca de roupa, traje de banho, protetor solar e carregador para celular, assim você já pode começar a aproveitar todas as atrações ao embarcar.
9 – No navio, o hóspede utiliza apenas o cartão de embarque que recebe no check in. Nele podem-se debitar todas as despesas que acontecerem dentro do navio (compras em lojas, uso de um restaurante de especialidades que não tenha sido reservado ao adquirir o cruzeiro), além de abrir a porta da cabine, o que facilita bastante o dia a dia a bordo.
10 – Aproveite os locais onde o navio atracar. Explore o navio e reserve as atividades que solicitam agendamento com antecedência.
11 – Fique atento ao dress code. Roupas leves para o dia, trajes de banho apenas para o local das piscinas, roupas de ginástica para uso da academia, sapato baixo (pois navios são grandes e anda-se muito), roupas formais para o jantar ou trajes temáticos de acordo com alguma festa que aconteça no navio.
12 – Faça um seguro viagem. Consulte opções que incluam assistência a bordo.
13 – Compre o pacote de bebidas, se possível com antecedência, de acordo com o perfil de cada hóspede. Os navios da Pullmantur Cruzeiros trabalham com o conceito de “tudo incluído”, então não existe essa necessidade.
14 – Seja pontual. Atente-se ao horário de retorno ao navio toda vez em que parar em um novo porto.
Ricardo Amaral é CEO da R11 Travel, empresa especialista em cruzeiros e distribuidora exclusiva dos cruzeiros Royal Caribbean International, Celebrity Cruises, Azamara, Pullmantur Cruzeiros e, agora, Silversea no Brasil.