<

&sol;amp-auto-ads>&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense adicionado pelo Site Kit -->&NewLine;

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é celebrado no dia 16 de setembro &lpar;segunda-feira&rpar;&comma; e foi criado com o intuito de conscientizar a população e […]">

Placas solares contribuem para a redução da agressão à camada de ozônio

Negócios

Placas solares contribuem para a redução da agressão à camada de ozônio

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é celebrado no dia 16 de setembro (segunda-feira), e foi criado com o intuito de conscientizar a população e os governos sobre a importância da preservação da camada de ozônio (O3), para garantir a estabilidade da vida na Terra. O gás tem a capacidade de proteger animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo sol.

A criação desta data foi instituída por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, no qual os países envolvidos assumiram o compromisso de diminuir a produção de CFC’s (clorofluorcarbonetos) e outras substâncias. Os impactos ambientais podem destruir a camada de ozônio, e só através de atitudes favoráveis ao ambiente é possível evitar o desgaste desta barreira natural.

Equipamentos foram pensados para reduzir a utilização de combustíveis poluidores, substituindo-os por tecnologias capazes de captar a própria geração natural de energia, como é o caso dos raios solares e dos ventos, originando energia considerada limpa.

“A energia solar reduz a emissão de CO2 em comparação com outras fontes, o que auxilia na redução da poluição do ar e do efeito estufa, contribuindo para a redução da agressão à camada de ozônio”, explica Lucas Daltro, engenheiro elétrico e sócio-diretor da Azulare Engenharia, empresa especializada na aplicação de placas de geração de energia solar.

Considerado um dos países com maior irradiação solar do mundo, o Brasil possui um enorme potencial para este tipo de investimento. A região mais ensolarada da Alemanha, um dos líderes globais na utilização de energia solar, recebe um índice de radiação solar 40% menor que o índice da região menos ensolarada do Brasil.

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente incide entre 4.444 Wh/m² (região Sul) a 5.483 Wh/m² (região Nordeste) no Brasil. Considerando a alta irradiação solar do Brasil, o potencial de geração de energia através da fonte solar é bastante promissor e deve ser incentivado por políticas públicas e facilidade de acesso a crédito.

Vantagens

Geração de energia completamente silenciosa e de fonte limpa, gratuita e inesgotável; proteção contra aumentos da tarifa de energia; programa IPTU Amarelo da Prefeitura de Salvador oferece desconto de até 10% para imóveis com geração de energia solar; valorização do imóvel em 6% (estudos da Universidade da Califórnia, EUA); vida útil mínima de 25 anos (garantia dos módulos fotovoltaicos) e contribuição para descarbonização do planeta são algumas das vantagens do uso da energia solar.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no último ano, cada 1 kWh de energia elétrica gerada no Brasil pelas fontes tradicionais correspondeu à emissão de 0,74kg de CO2. A geração por fontes alternativas – como a solar – ajuda a mitigar esse impacto ambiental.

Uma residência equipada com um sistema fotovoltaico capaz de gerar 200 kwh/mês, por exemplo, pode reduzir cerca de 1,7 tonelada de CO2 na atmosfera em um ano, o que equivale ao plantio de 12 árvores por ano e a mais de 11 mil km rodados a bordo de um carro elétrico. Em 25 anos, tempo de garantia dos módulos fotovoltaicos, o volume de CO2 evitado pode alcançar cerca de 44 toneladas.

Atualmente, a taxa de retorno do investimento é acima de 30% ao ano e o sistema de energia solar se paga atualmente entre 3 e 4 anos, sendo mais atrativo que as aplicações mais seguras disponíveis no mercado financeiro. “Além de realizar projeto e instalação de sistemas de energia solar, a Azulare tem o compromisso ambiental de, para cada 1 kW de projeto implantado, doar duas mudas de árvores nativas à instituição parceira para preservação da Mata Atlântica”, diz Lucas Daltro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

O Verão na capital baiana será aberto em grande estilo no dia&nbsp&semi;11 de janeiro<&sol;strong>&nbsp&semi;de 2026&comma; no&nbsp&semi;Centro de Convenções Salvador<&sol;strong>&comma; com o&nbsp&semi;Sunday Salvador<&sol;strong>&comma; evento realizado...

Streaming

Na década de 80 o ator de John Candy era uma presença constante em comédias hollywoodianas&comma; em especial por sua parceria com o diretor...

Gente

Top da Mega Model Brasil se une à Adriana Lima e Alessandra Ambrósio no squad brasileiro do show

Gastronomia

O restaurante Varanda Baiana&comma; localizado na orla da Ribeira&comma; em Salvador&comma; acaba de lançar o Menu de Sexta&comma; nova opção fixa da casa que...

Gastronomia

O bar Pirambeira<&sol;strong> promete uma experiência completa para o público do evento &OpenCurlyDoubleQuote;A Cor do Samba”<&sol;em><&sol;strong>&comma; que acontece no próximo domingo&comma; 19 de outubro<&sol;strong>&comma; a partir das 13h&comma;...

Beleza

A nova coleção Metals Rosé<&sol;strong>&comma; da Eudora Make<&sol;strong>&comma; nasce no ponto de encontro entre maquiagem e moda&period; Inspirada no brilho metálico do rosé —...

Música

Ingressos já estão à venda

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile