Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Ação social alerta para o Dia Mundial de Combate ao Estresse

Dia 23 de setembro é dedicado ao Dia Mundial de Combate ao Estresse. A data visa chamar a atenção para os efeitos da doença, que atinge 90% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para contribuir com o alerta, o médico especialista em acupuntura e anestesiologia com formação em Clínica da Dor e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – Seção Bahia, Dr. Walter Viterbo, irá promover atividades como massoterapia, aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos informativos, além de esclarecer dúvidas sobre métodos que podem ser adotados para evitar o acúmulo de estresse no dia a dia, de forma totalmente gratuita à população.

A ação social ocorrerá em locais próximos às Clínicas Viterbo, conforme segue: Comércio (em frente ao Ed. Nelson de Farias), das 6h30 às 9h; Boulevard Side (lobby do prédio), das 8h às 16h; Itaigara (auditório do Ed. Empresarial Torre do Parque), das 12h às 17h e Hangar (praça de alimentação do complexo), das 11h às 14h.

O médico explica que é possível associar longevidade com qualidade de vida, e muitos são os fatores que contribuem para isso, entre eles a diminuição do estresse, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

“Tentar dormir mais cedo para aumentar a qualidade e quantidade do sono e acordar mais descansado permite aumentar o pavio, ou seja, não reagir aos problemas do trânsito, da falta de educação e outros fatores que nos convidam o tempo todo ao atrito”.

A palavra “estresse” tem origem na palavra inglesa “stress”, que significa “pressão”, “tensão” ou “insistência”. É uma reação do organismo a componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.

Para o especialista, o fator “estresse” pode ser dividido entre bom, cientificamente chamado de eustresse, e mau conhecido como distresse. O estresse pode ser bom quando ele é impulsionador. O grande problema do eustresse é quando ele se torna constante, tendo seu tempo de exposição prolongado.

O corpo não aguenta viver tanto tempo com a adrenalina em alta, então aparecem os sintomas que caracterizam o indivíduo estressado: fala rápida, geralmente alta e a paciência é curta ou nenhuma. Entra-se num perigoso ciclo de sono e vigília onde um retroalimenta o outro, dormindo mal, acordando mais cansado e ficando mais irritado pela carência do sono.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa já está nas salas de cinema

Literatura

Um mundo em guerra após a dominação da IA é o cenário futurista da obra Irmandade Duna, assinada por Brian Herbert, filho de Frank...

Música

A tradicional Lavagem do Bonfim, que neste ano acontece no dia 16 de janeiro, ganha uma comemoração especial. O “Viva Bonfim”, que será realizado...

Gastronomia

Sâo diversas opções de entrada, prato principal e sobremesa

Moda

Trancoso foi o cenário perfeito para o evento Melissa Frizzante, realizado no último fim de semana na Casa Quadrado. O espaço, que reflete toda...

Salvador

Oito anos após a inauguração do primeiro supermercado em Salvador, o Grupo Pão de Açúcar vai deixar a capital baiana. A unidade do supermercado...

Salvador

A Arena Fonte Nova celebrou uma noite inesquecível no último sábado (30), com o espetáculo conjunto de Caetano Veloso e Maria Bethânia. A apresentação,...

Música

Encontro é uma celebração aos mais de dez anos do quinteto que se prepara para um período de hiato