Um dos maiores expoentes do modernismo brasileiro no design de móveis, aclamado como “Mestre da Madeira”, Zanine Caldas será homenageado na primeira Semana Design Salvador. A data do Festival já está definida, de 17 a 20 de outubro, e vai acontecer no Espaco Colabore no Parque da Cidade e em alguns pontos da capital baiana.
Nascido em Belmonte, Zanine Caldas comemoraria, em 2019, cem anos de nascimento. Por isso, o festival urbano abrirá espaço para apresentar um pouco mais da obra, do arquiteto, designer e maquetista baiano.
De maquetista dos principais arquitetos modernos brasileiros nas décadas de 1940 e 1950 a arquiteto de prestígio a partir do fim dos anos 1960, Caldas foi precursor de uma indústria moveleira nos anos 1950 e criador de móveis artesanais nos anos 1970.
Festival
A proposta é colocar Salvador no cenário mundial dos grandes eventos de Design, que já acontecem em cidades como Milão, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro. A capital baiana terá uma programação predominantemente gratuita, pensada para celebrar a cidade, a criatividade e o design.
Serão quatro dias de evento, sendo que na quinta e sexta-feira mais focado aos profissionais do mercado e sábado e domingo conteúdos para o público geral e interessados no assunto. A programação conta também com oficinas e workshops infanto-juvenis.
Entre as propostas do festival está integrar a economia criativa e o ecossistema da cidade, com vocação natural para a indústria criativa. A semana se conectará com outros vetores da economia criativa sendo uma plataforma de promoção comercial, geração de negócios e desenvolvimento econômico.
