Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cinema

Crítica: “Era Uma Vez em… Hollywood”

Quentin Tarantino é um dos maiores cineastas da história do cinema. Dono de filmes excelentes como “Cães de Aluguel” (1992) e “Pulp Fiction” (1994), ele é conhecido por fazer homenagens a grandes filmes do passado, dando seu toque particular a alguns momentos históricos, como em “Bastardos Inglórios”. Em “Era Uma Vez em… Hollywood” ele exagera na homenagem ao cinema e faz um filme com roteiro irregular, em que pese as brilhantes atuações de Leonardo diCaprio e Brad Pitt e a ótima direção de Tarantino.

A trama se passa em 1969, época de declínio do grande astro da televisão Rick Dalton (DiCaprio), o que acaba culminando com o declínio de seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt), que passa a ser o ‘faz tudo’ de Dalton.

Enquanto isso, a Hollywood da época vive o momento paz e amor com Sharon Tate (Margot Robbie) encantadora atriz que passa os dias fazendo compras, indo ao cinema e dançando. Mas também começa a sofrer com a ameaça dos assassinos batizados de família Manson.

“Era Uma vez em… Hollywood” se divide acompanhando a vida destes três personagens, sendo que Dalton e Booth são os mais profundos – o primeiro sofre em ser um ator que agora faz vilões, enquanto que o segundo se sente desprestigiado por não conseguir ser mais dublê de Dalton. Já Tate é apenas encantadora (e que encanto!).

Com o filme se passando em Hollywood, Tarantino abusa de referências a filmes de western – me arrisco a dizer que há mais cenas de Dalton em filmes dentro do filme do que na própria projeção do título principal. Para quem assistiu aos grandes clássicos – e reconhece os maneirismos de grandes atores personificados brilhantemente por DiCaprio -, o filme ganha uma dimensão maior. Mas há outros personagens retratados no longa – basicamente apenas Dalton e Booth são fictícios – pouco conhecidos no Brasil.

Mas há um certo exagero que parece que faz o filme não ir pra frente e transforma o longa, de 2h40min, em algo monótono, com cenas de personagens andando com seus carros nas ruas – e uma trilha sonora bacanérrima como é praxe dos filmes de Tarantino – que nada acrescentam a arrastada trama – em que pese o final sensacional à lá Tarantino.

Na questão de Sharon Tate, é importante que o espectador tenha ciência do que aconteceu com ela: em 1969, a jovem foi assassinada pela família Manson quando estava grávida do seu primeiro filho com o diretor Roman Polanski. Esse crime chocou os Estados Unidos para sempre e até o Brasil na época, mas, por motivos óbvios, pelos lados de cá, esse fato não ficou tão marcado.

Portanto, “Era Uma Vez em… Hollywood” mostra que Tarantino já está se repetindo ao se fazer tantas referências ao cinema para homenageá-lo. Dessa vez, sem o brilhantismo de roteirista que já teve outrora. No entanto, sua veia de diretor continua pulsante.

Review 0
6 /10
Avaliação
Leitores (0 votos) 0
O que as pessoas dizem sobre o filme... Deixe sua avaliação
Sort by:

Be the first to leave a review.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe sua avaliação

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Entre os vários gêneros que o cinema brasileiro tem explorado com regularidade nos últimos anos, o thriller é um dos que menos aparece na nossa cinematografia....

Música

Ingressos já estão à venda para espetáculo em outubro

Beleza

Se antes as manhãs eram vistas como território exclusivo de reuniões e rotinas apressadas, agora elas se tornam palco de um novo ritual: o...

Gente

O jovem atleta Felipe Ota Pinheiro, natural de Salvador e residente em Votuporanga (SP), alcançou no último fim de semana um feito histórico: tornou-se...

Cinema

Longa chega aos cinemas nesta quinta-feira

Música

Cantora dividiu palco com Jorge Aragão, Belo, Péricles, Dilsinho, Maria Rita e Arlindinho

Gente

As arquitetas especialistas na área hospitalar Ticiana Queiroz, Mariana Oliveira e Johilda Andrade, juntamente com os representantes da Conder/SESAB, Marcelo Guerrieri, Átila Pinheiro e...

Música

Depois do sucesso da última edição, o Samba Allê retorna ao Allê Varanda Bar no próximo feriado de 7 de setembro (domingo), das 15h às 22h, com a mesma programação...