Conecte com a gente

Gastronomia

Queijos Ile de France chegam ao Brasil

Publicado

em

Em 1936, o navio SS Ile de France – o primeiro grande transatlântico e totalmente decorado no estilo art déco pós Primeira Guerra – foi também o primeiro a levar, da França até os Estados Unidos, os queijos Camembert e Brie.

Foi assim que mundo passou a descobrir alguns dos mais variados tipos de queijos produzidos pela França, e agora, a Polenghi, empresa brasileira com mais de 70 anos de expertise, apresenta ao público brasileiro a linha Ile de France – uma seleção dos melhores queijos franceses para serem apreciados mundo a fora.

A Polenghi traz, com exclusividade em sua nova linha, os queijos: Brie, apresentado em três tamanhos, dois queijos frescos em formato aperitivo, duas opções de queijo de cabra, Camembert e a linha especial de fatiados.

Produzidos na França, que em 2010 a UNESCO reconheceu sua gastronomia como patrimônio imaterial da humanidade, a linha Ile de France preza por trabalhar com pequenas famílias produtoras locais, com leites sempre frescos, seguindo as tradições de produção francesas.

Produzido em Lorraine, região ao nordeste da França, o Brie de 3 kgs traz toda a autenticidade do verdadeiro queijo francês, com uma fina crosta branca, textura fundente e cremosa e odor fresco que lembra avelã. Já o Petit e o Mini Brie são produzidos na região de Haute Marne, passam por um tratamento térmico que conserva todas as qualidades gustativas e o frescor por mais tempo, permitindo assim uma maior vida útil do produto em comparação ao queijo natural tradicional.

O queijo Brie harmoniza bem com um Chardonnay ou com um Sauvignon. Para servir, combina perfeitamente com peras, geleias e baguetes. A versão mini possui 25g cada unidade, ideal para um lanche ou snacks.

O Petit Camembert, também produzido em Haute Marne, possui uma grande cremosidade e sabor intenso, realçado ao combinar com vinhos brancos e tintos da região da Borgonha e saboreados com geleia de damasco, mel e figos.

Textura e intensidade

Para quem gosta de reunir os amigos em casa, a arte de degustar queijos deve ser levada a sério, e as linhas Aperifrais e Fatiados premium trazem texturas e intensidades ideais para um verdadeiro tasting. O Ile de France Aperifrais são 20 pequenos pedaços de queijo fresco, do tamanho de uma mordida, temperados com ingredientes característicos que remetem aos sabores de Côte d´Azur e da região de Provence.

Já a linha de fatiados premium traz uma gama completa, ideal para todos os tipos de sanduíches, de quentes a frios. São três diferentes sabores, do suave ao mais intenso: Charmidor, de sabor suave e fácil derretimento; Normantal, de sabor frutado e cremoso; e Baldaran, com sabor rico e ligeiramente mais forte.

Finalizando a gama de Ile de France, a linha de queijos de cabra é representada por dois produtos, ambos feitos a partir de 100% de leite de cabra. O Chavroux é um queijo suave, ideal para iniciantes ao mundo dos queijos de cabra. Possui creme de leite na sua receita que resulta numa textura mais cremosa e fresca, perfeita para espalhar no pão ou combinar em variados preparos culinários.

Já o Chèvre, é um queijo fresco feito em St Loup sur Thoeut, localizado em uma pequena cidade da região de Poitou-Charentes, é produzido de acordo com métodos autênticos e resultados típicos de sua origem rural. Sua textura homogênea, firme e tenra, tem sabor característico com um leve toque ácido e harmoniza com uvas, tomates cerejas e uma taça de espumante ou vinho branco.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Ex-Masterchef Nivea Rigaud assina almoço no PeritusBar

Publicado

em

Dia de descanso, lazer e distração, pelo menos para maior parte das pessoas, o domingo continua sendo perfeito para reunir a família ou os amigos e provar delícias culinárias. Os baianos adoram se reunir em volta de uma mesa para conversar e, de preferência, sem se preocupar com as ‘panelas no fogo’. Por isso, pode cair muito bem, nessas ocasiões, propor um bom restaurante para o almoço.

A partir do dia 29 de setembro os soteropolitanos poderão levar a família e amigos para almoçar aos domingos e passar um dia agradável no Peritus Bar (Pituba), na inauguração do buffet dominical, com o cardápio assinado pela chef Nivea Rigaud, que retornou a Salvador para preparar e coordenar os pratos que serão servidos no Peritus bar aos domingos.

No menu serão servidos pratos típicos da comida mineira, com o toque da culinária baiana. Como uma boa Rabada (com pirão), o Tutú a Mineira (com bisteca), o Feijão Tropeiro (um clássico) e a grande aposta da chef Nivea, que é a Galinhada Caipira.

“O preparo da galinhada caipira é uma verdadeira coreografia feita principalmente para os adeptos do slow food. São três dias de preparo, vale muito apena, porque a concentração de sabores é incrível! A partir dos ossos, do dorso, uma bela marinada, cozinhamos lentamente ate que a carne firme da galinha caipira se solte dos ossos e por fim cozinhamos o arroz com esse caldo concentrado e finalizamos com quiabo e abóbora cabotiá, hum… Vale muita a pena!” garante a chef baiana e também criadora dos cardápios de petiscos do Perítus Bar, Nivea Rigaud.

A criação do cardápio do Peritus surgiu a partir do briefing que foi enviado por Leonardo Prates (mineiro e proprietário do estabelecimento) à Baiana de Salvador, graduada em propaganda e marketing e autodidata na gastronomia, a chef Nivea Rigaud.

“A ideia inicial sempre foi unir as culturas de Minas e Bahia trazendo as raízes das duas regiões através de petiscos com toque sofisticado” ainda segundo Nivea “A ideia é abraçar o cliente oferecendo uma apresentação tão afetiva quanto a comida. Aos soteropolitanos e visitantes da cidade eu diria: Vá ao Peritus e receba esse carinho!”.

Nivea Rigaud descobriu a sua paixão pela cozinha em 2010 quando morou na Alemanha e passou a cozinhar para grupos de amigos. Ao retornar ao Brasil em 2012 foi morar em São Paulo e em 2015 uma das amigas a inscreveu no programa “Masterchef Brasil ll” onde foi chamada e iniciou em uma seleção de 300 mil pessoas e chegou aos 30 finalistas.

Trabalhou em algumas cozinhas entre elas a do hotel 5 estrelas Grand Mercure no Rio de Janeiro no período das Olimpíadas, atendendo a delegações de diversos países, sendo responsável pelo Garde Manger. Atualmente realiza eventos sociais e corporativos, presta assessoria em eventos, consultoria alimentar a restaurantes, ministra workshops e é participante do programa Santa Receita da TV Aparecida (SP).

Continue Lendo

Gastronomia

Dogma lança cerveja inspirada em suco havaiano de maracujá, goiaba e laranja

Publicado

em

A cervejaria Dogma resolveu buscar inspiração no Havaí para lançar sua nova cerveja, a Huaka´I Po.

A bebida pertence ao estilo Sour (cervejas que costumam ter acidez provenientes de bactérias lácticas, acéticas ou outros microrganismos), e leva quantidades absurdas de frutas inspiradas no POG, um suco havaiano que leva maracujá, goiaba e laranja.

Para quem é fã de cervejas com teor alcoólico baixo, a Huaka´I Po é uma ótima opção, já que possui apenas 2%.

Continue Lendo

Gastronomia

Healthy promove jantar de primavera com menu vegano e tradicional

Publicado

em

O Healthy por Victoria Cintra, no Ondina Apart Hotel, dá as boas-vindas à Primavera no próximo dia 26 de setembro com um jantar especial, às 21h, promovido com dois menus diferentes, sendo um deles para clientes veganos.

Além da sócia Victoria Cintra, a chef Karine Poggio e a confeiteira Vanessa Damasio assinam os cardápios cheios de sabor, que serão oferecidos a R$ 150. O cliente que optar por harmonizar o jantar, pode solicitar a ajuda da sommelier Patrícia Penha, que estará presente com vinhos exclusivos a R$ 25 (a taça).

Entre as delícias do Menu Degustação Primavera, estão a Tostada de Salmão Curado, Molho Dijon e Dill e a Lagosta, Bisque e Pupunha em Tinta de Lula. Para os veganos, o Ravióli de Pupunha, Abóbora e Azeite de Sálvia e a Pannacotta de Coco com Maracujá estão entre os destaques.

Menu Degustação Primavera

Healthy Por Victoria Cintra

26 de setembro, 21h

– Menu Tradicional

Entradas:

Salada de Flores, Queijo de Cabra, Sementes e Ervas

Tostada de Salmão Curado, Molho Dijon e Dill

Pratos Principais:

Atum Selado em Crosta de Pimentas, Redução de Hibisco e Creme de Ervilhas com Abacate

Lagosta, Bisque e Pupunha em Tinta de Lula

Cordeiro Prensado, Couve Flor em Duas Texturas e Molho de Vinho

Sobremesas:

Cheesecake de Limão Siciliano com Manjericão

– Menu Vegano:

Entradas:

Salada de Flores, Chevre Vegano, Sementes e Ervas

Tostada de Cogumelos Grelhados, Abacate e Dill

Pratos Principais:

Ravióli de Pupunha, Abóbora e Azeite de Sálvia

Falafel, Curry Verde e Abóbora Assada

Falso Carbonara de Pupunha, Creme de Castanhas, Cogumelos e Tofu Defumado

Sobremesa:

Pannacotta de Coco com Maracujá

Continue Lendo

Mais lidas