“X-Men”, lançado em 2001, foi o filme responsável por tudo de bom que veio depois no universo de super-heróis no cinema. É triste vermos que “X-Men: Fênix Negra” é o fim melancólico dos mutantes no cinema sob o comando da Fox – que agora pertence a Disney, responsável por dar um reboot nos personagens, inserindo-os no Universo Marvel.
A trama se foca em Jean Grey (Sophie Turner), que absorve uma energia quando vai fazer um resgate no espaço e se torna a poderosa – e sombria – Fênix Negra. Os demais mutantes vão ter que contê-la, enquanto uma raça alienígina – liderada pela atriz Jessica Chastain – tenta recuperar a força cósmica absorvida por ela.
“X-Men: Fênix Negra” já teve alguns problemas iniciais que mostraram que não ia sair boa coisa dali: fizeram refilmagens e o lançamento foi adiado algumas vezes. Além disso, com o fraco “X-Men: Apocalipse” (2016) e a ascensão dos filmes da Marvel, a franquia foi perdendo força e interesse, culminando com “Fênix Negra”, um filme que tem inúmeros erros.
O principal é que a gente assiste sem se preocupar com nenhum dos personagens ali. Não há empatia com nenhum deles, seja Mística (Jennifer Lawrence), seja Ciclope (Tye Sheridan) ou Tempestade (Alexandra Shipp). James McAvoy (Professor Xavier) e Michael Fassbender (Magneto) claramente trabalham em piloto automático, reflexo da falta de interesse deles em continuar interpretando os personagens. Chega ao ponto de um importante personagem morrer e nem o filme se importar (spoiler: nem a gente).
Os vilões são um caso à parte. Jessica Chastain, claramente constrangida, interpretando uma alienígena do qual nada sabemos e pouco vemos sua forma verdadeira, sendo frustrante, já que um grande filme sempre começa com um grande vilão. O diretor e roteirista Simon Kinberg ainda tem dificuldades nas cenas de ação, entregando lutas confusas, com a câmera tremendo excessivamente.
“X-Men: Fênix Negra” encerra a fase dos mutantes na Fox e a esperança é que se reencontre agora sob os domínios da Disney, que tem material para muitas histórias boas envolvendo os super-heróis.
Be the first to leave a review.
