O verão começa oficialmente para o ParaPraia 2026, que estreia a temporada de banho de mar assistido neste sábado (21/02) e domingo (22/02), das 08 às 12h, em Ondina. Depois de abrir a programação em Madre de Deus, onde recebeu dezenas de banhistas antes do Carnaval, o projeto passa a ocupar a sua praia oficial, a Bacia das Moças, em frente ao IBR, em Salvador.
Na capital baiana, o ParaPraia promoverá banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida até o dia 08 de março, sempre aos sábados e domingos. Além de Ondina, o projeto ganha um fim de semana especial na Praia da Preguiça, ao lado do restaurante Amado, na Contorno.
Em sua 11ª edição, o projeto volta a contar com a parceria da Unifacs, renomada entidade de ensino superior de Salvador. O banho de mar será assistido por voluntários, que foram selecionados e treinados, sob a coordenação de professores da instituição. Participam estudantes dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia, além de pessoas da sociedade civil. Ao todo, 60 voluntários irão trabalhar por dia, divididos em grupos.
Nas etapas de Salvador, o ParaPraia conta com o patrocínio da Wilson Sons, da Prefeitura de Salvador, por meio da Sempre — Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer — e do Viva Esporte. O projeto tem ainda apoio da Acelen, Salvador Shopping, Bremen e Band News. A segurança é garantida pelo Salvamar, Bombeiro, Guarda Municipal e Polícia Militar.
VERÃO INCLUSIVO
O Para Praia acontece há dez anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. É o principal projeto de inclusão para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador. Em dez anos, o Para Praia já atendeu milhares de banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez.
Antes do ParaPraia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no Verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 90 pessoas por dia.




















