Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

Orla de Salvador terá estátua e palco em homenagem a Nelson Rufino

Sócios quiosque Samba Social Clube, Nelson Rufino e Eduardo Sampaio - Foto | Fernando Wiiz

Quem passou hoje pela orla de Pituaçu, em Salvador, viu o compositor de clássicos do samba, o cantor Nelson Rufino. Ele foi conhecer o local que terá um palco fixo no trecho da nova orla de Salvador. O palco levará seu nome e o espaço terá uma estátua que está sendo construída.

Uma homenagem da Orla Brasil, empresa responsável pela concessão no trecho do novo Parque Urbano da Orla Pituaçu, e do quiosque Samba Social Clube, uma das operações gastronômicas da nova orla soteropolitana. Palco e estátua têm previsão de inauguração até fim de novembro.

Aos 83 anos, sendo 60 dedicados ao samba, autor de clássicos como Verdade, Todo Menino é um Rei e Vazio (Está faltando alguma coisa em mim), Nelson Rufino brinca: “querem me matar do coração com essa homenagem. Parte da nossa cultura é póstuma. Ter esse reconhecimento em vida é privilégio. Para minha felicidade, estou aqui in loco e agora vejo que o convite é real. Minha gratidão infinita ao Samba Social Clube e à Orla Brasil”, disse.

A estátua está sendo produzida em tamanho real do cantor, com detalhes que chamam atenção como o estilo de sapato (de couro) que ele costuma usar. A escultura, em fibra de vidro e cobre, leva a assinatura do artista paraense Francisco de Assis, que também assinou as estátuas de Gilberto Gil e Preta Gil, no Rio de Janeiro.

Bruno de Paula, um dos sócios do Samba Social Clube, reforça: “Nelson Rufino é a grande referência para quem estuda e pesquisa samba. Sempre tive contato com a família e fui admirador da obra. Quando fizemos o convite, a resposta foi imediatamente positiva. Privilégio é nosso”, ressalta.

A Orla Brasil abraçou a ideia e ampliou a homenagem. “Inicialmente, a estátua seria em frente ao quiosque. Acreditamos na força do samba da Bahia, somos admiradores da trajetória de Nelson Rufino e queremos proporcionar à população mais momentos de lazer e cultura. Nada melhor que ter um espaço maior para shows que acontecerão diariamente”, conta Eduardo Sampaio, diretor da Orla Brasil, em Salvador.

A festa de inauguração promete celebrar a trajetória de Nelson Rufino e ampliar a vocação cultural da nova orla de Salvador.

Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, beleza, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!

Leia mais

Música

Banda vai comandar o samba no espaço

Música

Salvador será palco de um encontro histórico da música baiana no dia 09 de fevereiro de 2026 (segunda-feira), às 20h30, na Casa Rosa, no Rio Vermelho, com a realização...

Música

Marcelo Jeneci volta a Salvador para apresentar um espetáculo sensível e envolvente, que marca o lançamento de seu mais recente álbum “Solo”. A apresentação...

Gente

O Carnaval começou mais cedo para Fábio Sande. Na tarde da última terça-feira (27), o estilista e carnavalesco reuniu convidadas e nomes ligados à...

Beleza

A maquiagem deixou de ser um ritual elaborado para se tornar uma ferramenta de sobrevivência do dia a dia. Em um mercado saturado de...

Gastronomia

No dia de Iemanjá (02), o chef Vini Figueira continua a tradição de celebrar a Rainha do Mar com festas em dois de seus...