Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

Centro Expedicionário e Turístico da Sociedade Geográfica Russa é inaugurado na Fundação Aleixo Belov

Foto | Adamo Melo

Nesta sexta-feira, 11, ocorreu a cerimônia de inauguração do Centro Expedicionário e Turístico da Sociedade Geográfica Russa (SGR) no Brasil, localizado na Fundação Aleixo Belov, situada no bairro do Santo Antônio, em Salvador. Este é o primeiro centro da SGR no país, criado com o objetivo de fortalecer as relações entre a Rússia e o Brasil, promovendo o legado geográfico, histórico e cultural da Rússia, além de divulgar o potencial turístico do país.

O projeto de criação dos centros expedicionários e turísticos da SGR teve início em 2024, com foco em localidades internacionais promissoras e sociedades geográficas que buscam promover atividades turísticas e expedicionárias, incluindo parcerias para o desenvolvimento de rotas turísticas transfronteiriças e internacionais.

O Centro da SGR no Brasil tem a missão de organizar a participação de cidadãos estrangeiros e compatriotas em projetos científicos, expedicionários e turísticos. Também estão planejados eventos em colaboração com instituições científicas e educacionais brasileiras. Os visitantes poderão apreciar exposições exclusivas, como os trabalhos finalistas do concurso fotográfico “O País Mais Bonito” e mapas raros do Arquivo Científico da SGR, situado em São Petersburgo.

Andrei Petrov, cônsul-geral da Federação Russa no Rio de Janeiro, destacou que a abertura do Centro representa um passo significativo no fortalecimento das relações bilaterais entre Rússia e Brasil, além de contribuir para a cooperação dentro do bloco BRICS. Já Artyom Manukyan, vice-presidente da SGR, ressaltou que a inauguração do primeiro Centro Expedicionário e Turístico fora da Rússia permitirá uma interação de longo prazo e a organização de expedições conjuntas, destacando a importância do centro para iniciativas turísticas e expedicionárias internacionais.

“Meu pai era russo, sou um velho amigo da Rússia e venho desenvolvendo projetos e expedições em parceria com o país. Aqui em Salvador, há dois locais simbólicos — o Museu do Mar e a Fundação Aleixo Belov, no centro da cidade. Agora, é uma grande honra para mim inaugurar o primeiro Centro Expedicionário e Turístico da SGR fora da Rússia, que começa suas atividades com uma viagem de volta ao mundo. Já realizei essas travessias sozinho, mas agora sigo em equipe com pesquisadores russos — é uma experiência especial. Fico feliz em compartilhá-la com meu amigo, experiente velejador e explorador global, representante da SGR em Omsk, Sergey Shcherbakov”, destacou Aleixo Belov, navegador, engenheiro, escritor e fundador da Fundação Aleixo Belov.

Dentre os destaques da programação de inauguração, está o lançamento da grandiosa expedição internacional em veleiro “Irmandade — 2025–2026”, que celebrará importantes datas, como os 180 anos da Sociedade Geográfica Russa e os 200 anos das relações diplomáticas entre Rússia e Brasil. A expedição, com uma tripulação russo-brasileira, partirá do porto de Salvador em 12 de abril de 2025, com duração estimada de um ano.

A inauguração do centro e o início da expedição marcam uma nova fase na cooperação internacional, sublinhando a importância do diálogo entre culturas e a exploração conjunta de locais naturais únicos do nosso planeta.

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas