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Náutica

Salvador Boat Show integra os planos para o crescimento socioeconômico local

Evento será realizado de 6 a 10 de novembro na Bahia Marina

Foto | Paul-R.-Burley

Salvador, de 6 a 10 de novembro, se transforma em grande vitrine náutica brasileira ao exibir uma variedade de novidades em embarcações, produtos e serviços conectados ao lazer e aos esportes sobre as águas, de renomados fabricantes nacionais e internacionais.

Pela primeira vez o município recebe oficialmente um “Boat Show” realizado pelo Grupo Náutica, principal referência do gênero na América Latina. Além disso, o evento trará o ineditismo de ser 100% realizado sobre as águas, em passarelas flutuantes na Bahia Marina. O público que quiser conhecer de perto desde jets, pequenas embarcações e lanchas de luxo pode garantir seu ingresso neste link https://bit.ly/3BH7Ie2

>> Luxo na Baía de Todos os Santos: conheça os 6 barcos mais exclusivos do Salvador Boat Show

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador,  Mila Paes, destaca que a náutica faz parte dos planos do governo municipal para o desenvolvimento econômico, geração de renda e receita, além de reduzir os patamares de desigualdade social. Afinal, é um dos setores com mais alta empregabilidade. 

Apenas no Brasil, a indústria náutica é responsável pela geração de 120 mil empregos sem contar com os empregos que envolvem o “pós-vendas” do turismo pelas águas, segundo informações da Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos). “Uma embarcação de 70 pés emprega o equivalente a uma obra de um prédio de 13 andares”, explica o presidente da Acobar, Eduardo Colunna. Além dos negócios gerados com a venda de um barco, a usabilidade movimenta uma ampla cadeia que inclui marinas, serviços, turismo, combustível, entre outros. 

Apesar do enorme potencial da Baía de Todos os Santos com sua riqueza turística e 56 ilhas, a maior do país e a segunda mais navegável do mundo, sem contar com a costa de Salvador, com 60 km de praias, a região não capta nem 5% da movimentação náutica do país, atualmente, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “O turista náutico gasta 5 vezes mais do que o convencional e temos condições de sobra para trazer esse público para cá”, ressalta Mila.

Além de apoio a eventos, entre os vários projetos relacionados a melhorias em infraestrutura náutica e incentivos para a vinda de estaleiros, a secretária destaca também o SAC Náutico, um case de sucesso no país. Criado pela prefeitura com apoio da Marinha e do Governo Federal, tem o objetivo de simplificar as atividades burocráticas do capitão e usuários de embarcações, como é o caso da documentação de internalização de barcos que vêm do exterior. Em 9 meses, 708 atendimentos de 31 nacionalidades foram realizados e a previsão é expandir ainda mais os serviços. 

Já o Salvador Boat Show, além do objetivo de gerar negócios náuticos, é uma oportunidade para que as pessoas conheçam todo o potencial e a tecnologia que envolve o turismo sobre as águas. 

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