A CAIXA Cultural Salvador apresenta de 05 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024 a exposição inédita “NINO CAIS | Cada Pessoa Guarda Um Museu Dentro de Si”, do artista plástico visual Nino Cais, um expressivo expoente da arte contemporânea brasileira. Com entrada gratuita, a mostra reúne um material exclusivo com trabalhos em diversos suportes, entre fotografias, vídeos e uma instalação.
A exposição será aberta no dia 05 de dezembro (terça-feira), às 19h30, com visita guiada e mediada pelo próprio Nino acompanhado da curadora Nathalia Lavigne. No dia 06 de dezembro, das 16h30 às 19h00, o artista e a curadora realizam a Oficina “Cada Pessoa Guarda um Museu Dentro de Si: arquivos pessoais, narrativa visual e redes off-line.”
Para Nathalia, que acompanha o trabalho do artista há mais de duas décadas, Nino tem uma produção importante na arte atual brasileira por refletir sobre o papel das imagens em circulação na cultura visual, acumulando livros, revistas e outros materiais. Como explica:”Nessa exposição ele apresenta um recorte de sua obra a partir das aproximações com o universo dos museus e do colecionismo. É algo que aparece em sua produção tanto enquanto temática – por exemplo, em imagens de reproduções de pinturas – ou enquanto processo, na maneira como ele cria sentido para uma grande variedade de imagens e objetos que coleciona,” afirma a curadora.
Já para o artista, a ideia do arquivo tem uma origem espontânea, como comenta: “Tenho o costume e a ideia de sempre olhar as coisas na cidade, trazendo-as para o ateliê. O que adquiro, seja na forma de imagens, fotos ou objetos, vai formando uma coleção de lembranças. Desse modo, o ateliê vai se transformando num campo minado, e quando vou esbarrando nesses itens algumas conexões acontecem e resultam em trabalhos que, possivelmente, estarão inseridos em museus ou espaços institucionais. No final, há uma relação cíclica, como um relógio, no qual os ponteiros vão e voltam”, explica Nino.
O título da mostra, que estreia na Caixa Cultural Salvador, faz referência a uma frase retirada do filme-ensaio Immortality and Resurrection for All! [Imortalidade e Ressurreição para Todos] (2017), do artista Anton Vidokle. Filmado em diversas galerias de arte de Moscou, além de bibliotecas e um Museu de História Natural, o vídeo encerra uma trilogia sobre o Cosmismo Russo, escola de pensamento filosófico que influenciou diversos artistas e intelectuais da vanguarda russa entre o final do século 19 e início do século 20.
A exposição “NINO CAIS | Cada Pessoa Guarda Um Museu Dentro de Si” foi contemplada pelo Edital da Caixa Cultural 2023|24 e tem a proposta de futuras itinerâncias por outras capitais brasileiras.
