Outubro chegou trazendo a segunda edição do Mercado Iaô Primavera, realizada neste domingo (01). O público foi chegando devagarinho até ocupar todos os espaços da Fábrica Cultural, na Ribeira.
No Palco Diva Menezes, uma diversidade de ritmos agradou os fãs do pagode, forró e groove, com as apresentações de Escandurra, Del Feliz e Groove da Laje. Mas a música começou cedo, às 12h, com a apresentação do grupo Pagode de Bamba, seguido pelo Cortejo Iaô – que percorreu toda a área da Fábrica Cultural, com arrastão junino de Jorge Fogueirão e o os tambores das musicistas do Yayá Muxima.
O evento seguiu o mesmo formato dos últimos Mercado Iaô Verão e do Primavera, reunindo empreendedores da Rede Iaô e dos programas Acelera com Elas, com o patrocínio do Instituto Nu, e Acelera Iaô, com o patrocínio do Grupo Carrefour. Com entrada franca, o Mercado Iaô Primavera integrou o Festival da Primavera, contando com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Saltur, e do Instituto Mandarina.
“O Carrefour está muito feliz de participar deste processo há dois anos, fortalecendo os empreendedores baianos, principalmente na área de alimentação e moda. Queremos continuar apoiando esse projeto, que está dentro da nossa proposta aqui na Bahia”, revela Marcus Vinícius da Silva, diretor da loja Carrefour, no Shopping Norte.
O Mercado Iaô Primavera reuniu 65 empreendedores nas áreas de moda e artesanato e outros 20, na área de gastronomia. A proposta foi fortalecer o espaço para a geração de renda e de fomentação de alguns pilares da economia da cultura baiana. Um dos espaços mais concorridos foi o Galpão das Artes – local reservado exclusivamente para os estandes de comercialização dos produtos de artesanato, roupas, acessórios e objetos de decoração.
Com uma culinária variada, destacando a comida de rua, o Espaço Gastronomia também recebeu um grande movimento em torno de um cardápio variado preparado pelos empreendedores. O Acelera Sobre Rodas também ofertou uma culinária diversificada.
Premiação
A emoção tomou conta do palco do Galpão da Artes, onde aconteceu as cerimônias de entrega do Investimento Semente que contemplou 10 afroempreendedores do Acelera Iaô e 10 empreendedoras do Acelera Iaô Com Elas. Cada negócio recebeu o valor de R$10 mil para impulsionar seus negócios, totalizando um montante de R$200 mil reais investidos. Os contemplados foram selecionados nas bancas de pitch, que marcaram o encerramento das qualificações e mentorias de ambos os projetos.
Com a presença da diretora da Fábrica Cultural, Jaqueline Azevedo, e do presidente da Fábrica Cultural, Joel Miguez, o Acelera com Elas abriu a primeira parte da premiação, contemplando Daniela Bastos; Bruna Basto, Marcela Santos, Evanilma Queiroz; Isabel Helena Arraes, Renata Carla Lago, Theresa Cristina Bittencourt, Vanessa Bitencourt, Marina Bomfim e Flavia Puridade.
“Eu já sabia que seria contemplada com o Investimento Semente, pois me dediquei muito. Com este prêmio vou continuar transformando a vida de mulheres iluminadas, porque percebo que muitas delas estão passando dificuldades psico emocional, estão sofrendo por falta de amor e recolhimento. Com este valor quero ajudar mulheres vada vez mais iluminadas”, conta a influencer Evanilma Queiroz, do Instragram Mulheres Iluminadas, que também quer divulgar o seu primeiro livro “Ame a todos, começando por você”.
A emoção e muito choro tomaram conta da premiação do Acelera Iaô, que contemplou também 10 afoempreendedores. São eles: Zuleima Santos e Julieta Vilas Boas; Moda: George Luis e Vinícius Carmezim; Música: Cibelle Correia DJ Belle e Filipe Aragão; Serviços de Gastronomia; Jamile Rocha e Kelly Cristine; Artesanato: João Vicente e Maria de Fátima Cerqueira.
“Algumas pessoas me haviam falado que o Acelera Iaô era a cara do meu produto. Eu já conhecia, mas, é claro, com toda repercussão, as oficinas e mentoria que o acelera tem, fez com que eu participasse. Graças a Deus e a todos os orixás está tudo dando certo. Foi importante entrar no projeto, ter meu trabalho reconhecido e participar de tudo que ele dá para a gente, como a loja colaborativa no Shopping da Bahia e o Mercado Iaô”, afirma Vinícius Carmezim, um dos premiados com o Investimento Semente.