Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Cresce interesse de brasileiros por viagens domésticas

O turismo nacional ganha ainda mais fôlego com a atual situação econômica no Brasil. Levantamento do Skyscanner, buscador global de viagens, mostra que dos 20 destinos mais procurados na plataforma nos últimos dois anos, 14 são brasileiros.

A cidade de São Paulo foi a que registrou o maior aumento nas buscas com 110% em relação à 2018. João Pessoa, na Paraíba, teve crescimento de 96%. As regiões Nordeste, Sul e Sudeste são as mais buscadas pelo brasileiro que deseja viajar neste ano.

A alta do dólar, junto com a instabilidade do real, são os principais motivos que sinalizam essa mudança na preferência dos brasileiros em 2019. Outros destinos que estão entre os mais procurados para viagens no Brasil também registraram considerável aumento comparado a anos anteriores, entre eles Brasília, com 78%; Recife, com 70%; Rio de Janeiro, com 68%; Salvador, com 52%; Fortaleza e Natal, com 44%.

Já na análise de buscas realizadas apenas em 2019 (janeiro a maio), Lisboa é o único destino internacional. Ainda assim, a procura pela capital portuguesa caiu cerca de 43% em relação à 2018 e 38% no comparativo com 2017. Paris, na França, uma das cidades mais procuradas em todos esses anos pelos brasileiros, mostra a maior queda na procura com 45%.

Para a América do Norte e do Sul, a pesquisa aponta a mesma redução na procura. Miami, local que os brasileiros mais escolhem para visitar nos Estados Unidos, não se manteve ileso na mudança de preferência, com uma queda de 41% nas pesquisas. Santiago, no Chile, e Buenos Aires, capital argentina, diminuíram quase 30% como escolha de destinos para viajar em 2019.

O Skyscanner listou algumas dicas que podem ajudar o viajante a economizar e viajar mesmo com a alta do dólar. Confira abaixo:

Alta do dólar: dicas para planejar e economizar na viagem

Encontre passagens promocionais para os destinos certos: Lugares onde o dólar não é a moeda oficial, como América do Sul, África e Ásia, são os mais indicados para fugir da alta da moeda americana.

Repense a hospedagem: O ideal é pesquisar sobre a cidade que você vai visitar, conhecer a região onde ficam os hotéis nos quais você está interessado e verificar as rotas e meios de acesso ao hotel onde pretende ficar. O que também ajuda é optar por hospedagem de até 3 estrelas, hotéis com café da manhã incluso nas diárias ou hostels com cozinhas compartilhadas.

Calcule os gastos com transporte: Conhecer como é o transporte no lugar que você vai é fundamental. Isso inclui saber preço de passagens para ônibus e metrô, ter uma noção das distâncias e caminhos do seu roteiro e despesas com combustível, caso opte por alugar um carro.

Fique atento às taxas de câmbio: Pesquisar os bancos e casas de câmbio que tiveram as melhores taxas nos últimos meses é a melhor saída para fazer a aquisição de moeda no melhor lugar para o seu bolso.

Troque dólar ainda no Brasil: Essa dica funciona porque dá para comprar aos poucos, caso a moeda brasileira se valorize. Para as moedas desvalorizadas, o melhor a fazer é comprar no país de destino.

Use os benefícios do seu cartão de crédito: Cartões de crédito cadastrados em programas de fidelidade rendem desconto em hotéis, passagens aéreas, aluguel de carros e em outros serviços de viagem.

Procure por cupons de desconto: Muitos restaurantes, lojas e até mercados usam esse recurso para promover diferentes ofertas. Cidades turísticas também costumam ter sites específicos para isso, vale pesquisar.

Pague tudo que puder com antecedência: Com tudo pago antecipadamente, você só se preocupa em levar o necessário para alimentação, transporte e imprevistos. Com planejamento, você consegue ingressos com desconto para os passeios que pretende fazer.

Alta do dólar: dicas durante a viagem

Elimine gastos: Souvenirs, passeios guiados e compras são gastos desnecessários que podem ser cortados em período de dólar alto.
Use o cartão de crédito com moderação: Com o preço do dólar tão alto e o IOF para compras no cartão de crédito em 6,38%, a opção deixa de ser um bom negócio.

Evite restaurantes: Vale a pena lanchar ou preparar refeições comprando os ingredientes em supermercados (nesse caso, optar por um meio de hospedagem com cozinha).

Priorize atrações gratuitas: Muitas das principais atrações turísticas do mundo são pagas. Pesquisar e planejar o roteiro com antecedência é essencial.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa já está nas salas de cinema

Literatura

Um mundo em guerra após a dominação da IA é o cenário futurista da obra Irmandade Duna, assinada por Brian Herbert, filho de Frank...

Música

A tradicional Lavagem do Bonfim, que neste ano acontece no dia 16 de janeiro, ganha uma comemoração especial. O “Viva Bonfim”, que será realizado...

Gastronomia

Sâo diversas opções de entrada, prato principal e sobremesa

Moda

Trancoso foi o cenário perfeito para o evento Melissa Frizzante, realizado no último fim de semana na Casa Quadrado. O espaço, que reflete toda...

Salvador

Oito anos após a inauguração do primeiro supermercado em Salvador, o Grupo Pão de Açúcar vai deixar a capital baiana. A unidade do supermercado...

Salvador

A Arena Fonte Nova celebrou uma noite inesquecível no último sábado (30), com o espetáculo conjunto de Caetano Veloso e Maria Bethânia. A apresentação,...

Música

Encontro é uma celebração aos mais de dez anos do quinteto que se prepara para um período de hiato