Você é do tipo que lê todos os rótulos dos produtos em busca de ingredientes queridinhos ou não abre mão de uma receita caseira nos cabelos? Os princípios ativos são matérias primas presentes nas fórmulas dos cosméticos que ajudam na reposição de água e nutrientes aos fios, deixando os cabelos hidratados, nutridos e reparados de acordo com necessidades específicas.
“Existe uma variedade de ativos retirados da natureza e levados para o laboratório que viram ferramentas potentes para promover brilho, emoliência, maciez e sedosidade aos fios, destaca Alex Eduardo Domingos, Diretor de P&D e um dos fundadores da JustForYou, maior beauty tech de produtos personalizados para cabelos da América Latina.
O especialista em cabelos separou cinco ativos de origem natural que são poderosos para tratar os fios. Confira cada um deles:
1-Extrato de acerola: para cabelos oleosos
Rica em vitamina C, a acerola é um poderoso antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que causam o envelhecimento e são responsáveis pelo estresse oxidativo. O extrato de acerola é extraído diretamente de seu fruto e possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antioxidantes e hidratantes, sendo muito indicado em formulações para cabelos oleosos, promovendo uma limpeza profunda dos fios enquanto protege o couro cabeludo.
2-Manteiga de manga: para fios secos e porosos
A manteiga de manga é extraída do caroço da manga, possui alta concentração de ácidos graxos e, assim como todas as manteigas vegetais, tem forte ação umectante, emoliente e nutritiva para cabelos. Ela impede a perda de água, deixa os fios ainda mais hidratados e com toque macio, e também compensa a perda lipídica da queratina, o que preenche todas as partes danificadas das fibras capilares e ajuda a regenerar o cabelo. Além disso, o ingrediente possui um efeito leve contra a radiação UV. “Seu uso é muito indicado para fios ressecados, pois trata o frizz, nutre e previne os efeitos que a porosidade pode causar a eles. Por isso, a manteiga de manga é muito utilizada em cabelos cacheados e crespos, ajudando a dar ainda mais brilho e definição”, comenta.
3- Ginseng: para combater a queda
Além de prevenir e combater a queda capilar, o ginseng estimula o crescimento mais forte e saudável dos cabelos e evita o envelhecimento capilar. Por causa de suas propriedades antioxidantes e restauradoras, o ginseng possui ação anti-idade, combate os efeitos nocivos dos raios solares e poluentes ambientais. Sua raiz possui ginsenosídeos, com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a tonificar o couro cabeludo e devolver os nutrientes em falta para a raiz dos fios, o que os torna ainda mais fortes. Já no comprimento e pontas, a raiz de ginseng pode ajudar o cabelo a absorver melhor as vitaminas que os fios precisam, de acordo com suas necessidades. Seu composto antibactericida – a saponina – pode auxiliar no combate e prevenção da caspa e a celulose presente no ingrediente ajuda a formar uma película fina e resistente em volta das fibras capilares, protegendo o cabelo contra as agressões externas, como o sol, a poluição, o vento e a umidade.
4- Proteína de trigo: para cabelos danificados
De acordo com o especialista em cabelos, o uso da proteína de trigo é uma inovação no mercado de produtos capilares que se destaca pela alta capacidade de tratar e recuperar os cabelos mais ressecados. “Rica em vitaminas A, E e B5, a proteína de trigo é um dos componentes do Hidrahair Sphere – ativo de tratamento capilar que possui esferas com membrana de colágeno marinho, revestidas com a proteína de trigo quaternizada. Esse ativo é essencial para a nutrição e manutenção de um cabelo com mais brilho e vida graças a suas propriedades antioxidantes, estabilizantes, reguladoras de queratinização, condicionantes e nutritivas”.
5- Karité: para encorpar e proteger os fios
De origem africana, o karité se destaca pela sua alta capacidade de hidratação, deixando os fios mais sedosos e saudáveis. Rico em vitamina A e E, esse ingrediente é capaz de restaurar lipídios e devolver umidade aos cabelos. “Na produção de nossas fórmulas, utilizamos um tensoativo do karité. Ele é um importante auxiliar de espessamento e redutor de irritabilidade, além de ser mais emoliente e suave do que a betaína obtida do coco. Esse tensoativo, também conhecido como Lipex Shea Betaine, está presente em nossos shampoos por causa de sua alta capacidade de limpar suavemente os fios enquanto os protege e encorpa”, indica Alex.
Fotos: Divulgação