Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

O Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental dos Jovens

O surgimento das redes modificou diversos aspectos da vida moderna, estamos todo tempo conectados e acompanhando a rotina de milhares de pessoas que expõem uma realidade alegre e muito satisfatória na internet. Essa realidade presente no mundo cibernético muitas vezes é irreal e superficial, confrontando totalmente a vida real.

Os aplicativos de redes sociais são grandes influenciadores dos jovens por usarem uma dinâmica que dita o que é bonito e agradável de se ver e validam isso através de likes. O uso excessivo dessas ferramentas tem causado diversos problemas mentais, um deles é a distorção de imagem, que é muito presente na atualidade.

A Dra. Esthela Oliveira, especialista em medicina integrativa comenta: “Tem sido muito recorrente ver meninas entre 14 e 16 anos que se encontram frustradas por se sentirem insatisfeitas com seu corpo e aparência”. A médica ainda ressalta que é comum atender pacientes jovens que utilizam fotos e vídeos dessas redes como referência estética, se comparando excessivamente com a imagem de pessoas que utilizam filtros e se mostram sempre impecáveis. Isso tem gerado um grande abismo entre os corpos que são postados e a realidade que é vista através do espelho.

O Transtorno Dismórfico Corporal, é uma doença mental causada por um foco obsessivo em um defeito imaginário que a pessoa acredita ter em sua aparência, consequentemente perde a capacidade de reconhecer de maneira adequada e realista o tamanho e forma do seu corpo. Na maior parte dos casos, essa obsessão começa com a imaginação de um defeito pequeno que toma uma proporção gigantesca e a pessoa fica a todo tempo com a intenção de esconder o defeito imaginado.

Os principais sintomas são: comparações excessivas, busca por corpos irreais e inatingíveis, necessidade de validação e tendência ao perfeccionismo. Além disso, a doutora revela: “A distorção de imagem pode afetar completamente o dia a dia, as pessoas que sofrem com isso podem sentir alterações de humor, ansiedade e uma sensação de descontentamento geral”, diz a especialista. A médica ainda ressalta que essa doença quando não é olhada com atenção pode causar prejuízos ainda maiores, levando as pessoas a desenvolverem depressão, comportamento impulsivo e pensamentos intrusivos e indesejados.

Segundo a especialista, o aconselhamento para quem sofre com esse transtorno é buscar por um tratamento que consista em acompanhamento médico com terapia com psicólogo clínico e medicação indicada por um psiquiatra. Além de trabalhar constantemente a mente, lembrando que o que vemos nas redes sociais é irreal, repleto de filtros e alterações e difere completamente da vida real.

Foto: Reprodução

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Beleza

Se antes as manhãs eram vistas como território exclusivo de reuniões e rotinas apressadas, agora elas se tornam palco de um novo ritual: o...

Música

Ingressos começam a ser vendidos dia 25 de agosto

Teatro

Espetáculo será apresentado de 2 a 5 de outubro, no Teatro Sesc Casa do Comércio

Música

 Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, neste domingo, 24 de agosto, às 11h, mais uma edição do projeto OSBA Solar. O concerto faz parte da série que leva apresentações matinais...

Negócios

Público poderá degustar a puro malte do Grupo Petrópolis no show da dupla sertaneja

Cinema

Em O Mágico de Oz, a jovem Dorothy, que vivia em um mundo cinzento, precisa passar por uma aventura na Terra de Oz para...

Moda

Se correr rápido já parece arte, imagine fazer isso com apenas 160g nos pés. Esse é o poder do novo KR7 Pro Speed Tech,...