Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Beleza

7 dicas para manter a rotina capilar em dia

Cuidar da forma correta é um dos pilares para alcançar cabelos mais saudáveis e bonitos, além de evitar possíveis doenças no couro cabeludo, como a dermatite. Neste cenário, a dermatologista e consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante, dá dicas sobre os cuidados essenciais com os diferentes tipos de cabelos e de como manter a rotina capilar em dia. Confira:

  1. Frequência de lavagem: Não existe uma frequência única para a lavagem dos fios, isso varia de acordo com o tipo de cabelo e estilo de vida da pessoa. No couro cabeludo é produzida uma secreção lipídica que protege a haste capilar da desidratação, ela tem de percorrer todo o comprimento do fio, o que se torna uma tarefa difícil em cabelos longos ou danificados (por descolorantes, alisantes ou pelo mau uso de secador e chapinha). Por isso, a higiene excessiva pode contribuir para o ressecamento dos cabelos. Por outro lado, passar muitos dias sem lavar os cabelos causa acúmulo de sebo, suor e resíduos diversos, predispondo a dermatites, foliculite e até queda.
  2. Alerta para cabelos oleosos: Para quem tem o couro cabeludo oleoso ou faz atividade física diariamente, a lavagem diária torna-se inevitável. Nesse caso, o indicado é optar por produtos menos agressivos, além de intensificar a hidratação das pontas, especialmente se o cabelo for comprido. Outra dica é fazer uso do “xampu a seco”, que não limpa de verdade, mas absorve parte da oleosidade do couro cabeludo, reduzindo o aspecto de sujeira.
  3. Esfregar os fios não garante limpeza: Os fios não devem ser esfregados, pois o atrito danifica e pode gerar quebra. Para garantir a limpeza e o cuidado com os cabelos, aplique o xampu no couro cabeludo e massageie levemente com as pontas dos dedos, então, deixe apenas o produto escorrer pelo comprimento dos fios, porque quanto mais distante da raiz, menos protegido o fio está. Após enxaguar, aplique o condicionador, evitando o couro cabeludo. Agora, enquanto finaliza o resto do banho, deixe o creme agir por alguns minutos e, na sequência, enxague.
  4. Umectação para cabelos danificados: Para os cabelos ressecados, quebradiços e opacos, assim como os crespos e encaracolados, é recomendado a umectação — método de hidratação que assume parte do papel de proteção natural dos fios. Para isso, com o cabelo seco, aplique o óleo vegetal de sua preferência (óleo de coco, rícino, argan, semente de uva, jojoba, entre outros) no comprimento do cabelo, separando por mechas, e deixe agir por cerca de duas horas e depois enxague. Esse processo pode ser realizado uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade. Outra opção é misturar o óleo vegetal com a máscara capilar e aplicar nos cabelos lavados, ainda molhados, aguardando 30 minutos antes de usar o condicionador e enxaguar.
  5. Temperatura da água: A exemplo da pele, a água quente também é inimiga dos cabelos. Por isso, opte pela água fria ou apenas um pouco morna, tomando banhos rápidos no inverno, quando pode ser tentador aquecer demais a água e ficar debaixo do chuveiro por muito tempo.
  6. Não esqueça o protetor térmico: O protetor térmico deve ser usado sempre que for submeter o cabelo a calor direto, como o uso de secador, chapinha e modelador. Após a lavagem dos fios, remova o excesso de água com toalha e aplique o protetor térmico em mechas, no comprimento do fio. Depois, basta secar os cabelos, movimentando os fios e com o secador a uma distância de 15 a 20 centímetros da cabeça. Dê preferência para dispositivos com controle de temperatura, que protegem os fios do superaquecimento. Aparelhos com íons negativos, por exemplo, ajudam a eliminar o frizz, além de intensificar o brilho e a maciez dos fios.
  7. Reparador de pontas é opcional: Não é um item essencial, mas pode ajudar principalmente em cabelos compridos ou que acumulam danos, com pontas duplas e frizz. Se após passar o reparador de pontas os fios ficarem com efeito pesado, o problema pode estar na quantidade e forma de aplicação. O recomendo é que se aplique o produto em pequena quantidade na palma da mão e espalhe uniformemente apenas nas pontas. Outra dica é optar por reparadores com base de silicone ou com maior fluidez, como os séruns.

Foto: Divulgação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

Um café da manhã seguido por um painel sobre ESG, na Casa do Comércio, integra a programação dos 30 anos do Deda & Lemos...

Gastronomia

O Bistrô 9, premiado restaurante comandado pela talentosa chef Sidna Marla, está prestes a ganhar um novo endereço. No próximo dia 15 de novembro,...

Salvador

Proclamação da República acontece nesta sexta-feira

Beleza

Há cinco anos, a Creamy revolucionou o skincare no Brasil, simplificando o autocuidado com eficácia. Agora, para celebrar seu aniversário, a marca surpreende ao...

Gastronomia

Chef aposta numa cozinha praiana com pitadas de baianidade

Gente

A Florense recebeu na terça-feira, 12, a fundadora e CEO do Instituto do Luxo, Malu Albertotti, que apresentou para uma enorme plateia formada por...

Música

A edição de 2025 do Festival de Verão Salvador – nos dias 25 e 26 de janeiro, no Parque de Exposições – acaba de...

Gastronomia

Opções serão servidas de 19 a 21 de novembro, na Pituba