Não é ao acaso que a próxima exposição do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia), ENCRUZILHADA, terá vernissage numa segunda-feira, às 18h do dia 18 de abril próximo, em Salvador. Para a cultura afrobaiana a segunda-feira é dedicada a Exú e a encruzilhada é um local sagrado, de oferenda para esse Orixá mensageiro entre o orum (céu) e o aiê (terra), a quem deve ser oferecido o primeiro agradado em qualquer ritual do Axé.
A mostra que ocupa os espaços expositivos da Capela e do Casarão do Solar do Unhão, propõe um diálogo entre o acervo moderno e contemporâneo do Museu e a Coleção de Arte Africana Claudio Masella do Solar do Ferrão (Dimus/IPAC). Na curadoria estão: o prestigiado artista visual baiano, Ayrson Heráclito, e o curador do MAM, Daniel Rangel.
ENCRUZILHADA é a segunda exposição que o MAM-Bahia faz em período de pandemia controlada. A mostra ‘O Museu de Dona Lina’ foi aberta em agosto do ano passado (2021) e terminou em fevereiro deste ano (2022) com um total de aproximadamente 70 mil visitantes, com uso e obediência de todos os protocolos das secretarias de Saúde, municipal e estadual, e do Ministério da Saúde.
