Nove meses e um único pensamento: o filho (a). Um ser é capaz de mudar a vida de uma mulher e, em alguns casos, muitas delas esquecem totalmente de si para viver em prol dos bebês em formação. Mas, alguns cuidados com a saúde não podem ser deixados de lado e um deles é a saúde bucal.
Em geral, a consulta ao dentista deve acontecer de 6 em 6 meses para a profilaxia completa. Entretanto, se você está pensando em engravidar, o ideal é se consultar com o profissional antes da gestação.
De acordo com a Periodontista da Spazio Oral Renata Barbosa, os dentes e gengivas precisam de cuidados especiais durante este período da vida da mulher. “Na gravidez, a atenção deve ser maior com a saúde bucal porque as chances da futura mãe adquirir gengivite, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes e causa irritação na gengiva é grande”, pontua.
A especialista destaca ainda que uma higiene bucal adequada, sem esquecer do uso do fio dental, aliada a uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir esses problemas.
Outra questão a ser observada é que as gestantes com enfermidades gengivais podem ter mais chances de darem à luz a bebês prematuros e abaixo do peso considerado normal, isso porque a doença gera inflamação que ajuda a estimular o trabalho de parto e com o seu aumento progressivo durante a gravidez, o risco do recém-nascido ser prematuro é maior. “Como a mãe está carregando outra vida, ela é responsável por si e pelo outro. O nosso corpo funciona em conjunto e não teria motivo para a boca estar de fora de toda essa engrenagem”, elucida.
Cuidados
Durante a consulta, antes de qualquer procedimento, é importante falar ao profissional sobre a gestação. “Não hesite em relatar qualquer tensão que esteja sofrendo, abortos naturais que já tenha sofrido e medicamentos que esteja fazendo uso. Todo esse cenário externo vai influenciar diretamente no seu atendimento”, explica a dentista.
No dia-a-dia, algumas recomendações simples podem ajudar na saúde bucal das mamães, sobretudo daquelas que sentem muitas náuseas. “A acidez do vômito pode vir a ser prejudicial aos dentes. Por isso a importância de enxaguar a boca com água e escovar os dentes logo após o vômito”, conta Renata.