A Jeep está em ebulição no Brasil. Acaba de anunciar um veículo de sete lugares que será produzido na fábrica de Goiana, Pernambuco. De lá saem o Renegade e o Compass, modelos que deixam a marca americana em um momento especial no mercado nacional. De cada cinco SUV´s vendidos no Brasil, um é Jeep. Assim, a Jeep tem 20% do mercado de SUV´s com os modelos Renegade e Compass no país.
Agora, o Renegade ganha reforço com a configuração Moab. O Renegade Moab vem equipado com motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e é a nova versão diesel de entrada da gama. Sai por R$ 10 mil a menos que a versão Longitude.
O nome Moab faz referência ao deserto em Utah, nos Estados Unidos. O local é o QG da Jeep anualmente – na época da Páscoa – para u evento criado por entusiastas de veículos off-road e que se tornou Jeep um autêntico laboratório ao ar livre para mostrar o desempenho dos fora de estrada da Jeep.
Oferecida em 5 cores (branco, cinza, prata, preto e verde), a nova versão Moab vem com câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4, seletor de terrenos com 4 modos, controle de descida, multimídia de 7 polegadas, ar dualzone, pneus mistos, ganchos para reboque na cor preta (similares aos da versão Trailhawk) e visual escurecido na grade e nas rodas aro 17.
A família 2021 está disponível nas concessionárias Jeep ao preço de R$ 69.999 (1.8 Flex AT6), R$ 79.990 (STD 1.8 Flex AT6), R$ 94.890 (Sport 1.8 Flex AT6), R$ 109.990 (Longitude 1.8 Flex AT6), R$ 119.990 (Limited 1.8 Flex AT6), R$ 136.990 (Moab 2.0 turbodiesel AT9), R$ 146.990 (Longitude 2.0 turbodiesel AT9 4×4) e R$ 158.290 (Trailhawk 2.0 turbodiesel AT9 4×4).
Virtus GTS chega como esportivado
O Virtus faz parte do projeto moderno da Nova Volkswagen no Brasil. O sedã é o primeiro Volkswagen a receber a lendária sigla que designa modelos esporte no Brasil. O Virtus GTS vem equipado com o mesmo motor, o mesmo câmbio e os mesmos itens de série do Polo GTS. Assim, o sedã da Volkswagen vem com o “coração pulsante” 1.4 turbo, de 150 cavalos, auxiliado pelo câmbio automático de 6 marchas com 4 modos de condução.
De acordo com os números oficiais da VW, o Virtus GTS chega aos 100 km/h em 8,7 segundos e atinge os 210 km/h. Tem também bloqueio eletrônico do diferencial e sistema de frenagem automática pós-colisão. Ofertado nas cores sólidas (branca e preta) e 3 cores metálicas (azul, cinza e prata), o sedã esportivado custa a partir de R$ 111.890 e traz várias diferenças visuais em relação às versões Comfortline e Highline.
O Virtus GTS tem retrovisores na tonalidade preto brilhante e rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50R.Atrás, tem lanternas escurecidas, defletor preto brilhante sobre a tampa da mala e seção inferior do para-choque exclusiva.Dentro, possui teto, bancos e laterais das portas na cor preta, sendo que os bancos dianteiros contam com bom apoio nas curvas e descanso de cabeça integrado. Quem vai atrás conta com saída de ar e entrada USB.
Yaris hatch ganha versão S
A Toyota apresentou a linha 2021 do Yaris no Brasil. A versão hatch conta com a série especial S, limitada a 450 unidades, equipada com itens internos e externos exclusivos. Rodas de 16 polegadas com desenho inédito, farol com projetor e detalhe em vermelho, lanterna traseira em LED, exterior com filetes em vermelho e bancos em couro com costura vermelha fazem parte do pacote, além de teto solar.
Disponível em três cores (preto e cinza metálico e branco perolizado), o Yaris Hatch Série S vem equipado com motor 1.5 L Dual VVT-i 16V DOHC Flex de 110 cv de potência a 5.600 rpm, com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros com gasolina. A transmissão é a já conhecida automática CVT de sete velocidades, o que garante ótimo desempenho, dirigibilidade e economia de combustível.
Para quem busca conectividade, a edição limitada S possui central multimídia com Android Auto e Apple Car Play. Com uma interface simples e intuitiva, é possível utilizar os principais aplicativos de um smartphone no painel do veículo. Entre os mais comuns estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music, WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.
Com relação aos equipamentos de série, o Yaris S possui computador de bordo, comandos no volante, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC), freios com sistema ABS e assistente de partida de rampa (HAC). O modelo também é equipado com direção eletro-assistida (EPS), ar-condicionado automático e digital, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, os obrigatórios airbags duplos dianteiros, controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo. A versão S vem com descansa-braços traseiro, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button.
HB20 rebaixado no test de colisão do Latin NCAP
A segurança está em alta no Brasil. Os veículos produzidos por aqui ganham a partir de 2021 itens como controle de tração e de estabilidade. São itens hoje já ofertados por muitas fabricantes de veículos. O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, realizou o teste de auditoria na substituição de um dos modelos mais vendidos no Brasil: o Novo Hyundai HB20.
O resultado do teste de auditoria mostra que o modelo ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original, ultrapassando por pouco os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral. Em 2019, o Latin NCAP avaliou o Novo Hyundai HB20, fabricado no Brasil, onde obteve quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil.
De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento. Durante o impacto lateral, o tórax do dummy adulto ofereceu proteção ruim (cor vermelha), apresentando valores que excedem o limite biomecânico permitido pelo Latin NCAP. De acordo com o protocolo do Latin NCAP 2016-2019, sob o qual o veículo foi avaliado, uma área crítica do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no máximo, uma estrela. A classificação do Novo Hyundai HB20 é de uma estrela para ocupantes adultos e três estrelas para ocupantes infantis.
Aceleradas…
Planeta Pickup 2020 – Com o retorno gradual das atividades esportivas e culturais, a turma dos veículos 4×4 começa a cair na trilha. No fim deste mês, a Tecxan Produções, empresa de cursos e passeio offroad, promove o Planeta Pickup 2020, um evento destinado aos picapeiros e suas picapes multi-marcas. O passeio offroad com 70 pessoas e suas picapes 4×4 será no dia 24 de outubro. Alexandre Brandão comanda a “brincadeira offroad” e adianta que a edição do Planeta Pickup 2020 não terá as paradas para confraternizações. “Desta vez é para permanecer dentro das suas pickups e ai cumprimos a determinação deste momento da pandemia”, reforça Brandão.
Novo Volkswagen – O Taos é o novo SUV médio da Volkswagen. O modelo será feito na fábrica de Pacheco, na Argentina, e ganhou uma avant-première para oficializar as linhas modernas e o pacote mecânico e de equipamentos. O novo Taos desembarca por aqui no ano que vem e traz sob o capô o conhecido motor 250 TSI, o mesmo que já equipa o T-Cross. O novo Taos será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan. Tem VW Play e pacote de segurança com controle adaptativo, detector de tráfego traseiro e sistema de pontos cegos.