Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Arquitetura e Decoração

Sala de TV: torne esse ambiente mais agradável com 5 dicas de iluminação

A Sala de TV sempre foi um dos ambientes mais disputados da casa. Agora, em razão do isolamento social, esse espaço ganhou ainda mais notoriedade para as famílias. Seja para assistir um bom filme, maratonar séries, ou ver as notícias do dia, é muito importante que a decoração e a organização deste cômodo sejam pensadas com muito carinho. A Yamamura, megastore referência em iluminação, traz dicas importantes sobre a luminosidade deste ambiente.

5 dicas para iluminar a Sala de TV

1- Temperatura e Intensidade da Luz

Utilize apenas a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir um maior conforto visual. Para quem prefere versatilidade ou divide a sala de TV com outros ambientes, a dimerização (regulagem da intensidade da luz) ou a automação podem ser boas pedidas, por meio de peças específicas com essa função.

Projeto de Henrique Freneda – Fotos: Emerson Rodrigues

2- Tipo e Direcionamento de Luz

A recomendação é sempre pela luz indireta nessas ocasiões (ou seja, aquela em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha). Evite qualquer tipo de luz direta, principalmente em cima do sofá, dos moradores, ou em frente à TV, para evitar o ofuscamento, reflexos e desconforto. Dê preferência à instalação de peças nas laterais de paredes, do teto ou do piso. 

3- Peças mais indicadas

Sabe aquela luminária de piso que está esquecida em algum canto da sua casa? Ela pode ser uma grande aliada para trazer uma luz suave para assistir filmes e séries. Além dela, outras peças bem-vindas para o espaço são plafons, arandelas, spots ou pendentes, dando preferência à luz indireta.

Projeto de Ana Yoshida

4- Doses de Aconchego

Outra boa ideia é deixar apenas pontos secundários de iluminação acesos, como pequenos spots, arandelas ou uma delicada luminária de piso, ao contrário da luz central e principal do ambiente (geralmente vinda de plafons ou lustres). Assim, deixe que esses pontos menores formem sombras e tornem o espaço mais escuro e aconchegante. Eles são perfeitos para a ocasião.

5- Abuse da Criatividade

Que tal criar um ambiente cenográfico? Para isso, evidencie alguns detalhes da decoração, como texturas, prateleiras ou objetos decorativos. Para criar esse efeito, nos cantinhos que deseja valorizar, instale spots com trilhos direcionáveis ou perfis de led em nichos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gastronomia

Evento acontece no último sábado de cada mês, das 12h às 16h, com buffet completo de feijoada, programação musical e opções vegetarianas

Música

Apresentação gratuita será no Palco Arara, na Praça Maria Felipa

Moda

A Mizuno lança no Brasil a linha de supertênis Hyperwarp, desenvolvida para corredores que buscam desempenho em treinos rápidos e provas de alta intensidade....

Gastronomia

Espaço funciona todos os dias, das 12h às 22h

Gente

Em celebração ao dia de Iemanjá, a Casa Su Misura realiza, entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro, uma ação especial...

Música

Salvador vai receber a turnê de Jorge Vercillo JV30 Parte II – “Mais um final feliz”, sábado, 2 de maio, às 19h, na Concha...

Música

Encontro histórico acontece no dia 31 de janeiro, no Candyall Guetho Square, e marca 25 anos do álbum “Maga Afropopbrasileiro” e da canção “Dandalunda”