Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

Natura adota uso de biometano e fortalece transição energética em fábrica e frota 

Foto } DIvulgação

A Natura, em parceria com a Ultragaz, realizou uma visita inaugural da unidade de abastecimento de biometano construída em seu complexo industrial sediado em Cajamar (SP). O biometano será empregado como matriz energética para parte dos processos industriais e logísticos. A iniciativa representa um avanço relevante na estratégia de transição energética da empresa e contribui diretamente para suas metas de descarbonização, ao reduzir emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 3.

O gás biometano passa a representar 45% da energia utilizada nos processos produtivos do site de Cajamar, a  maior operação da Natura na América Latina, por meio da geração de vapor nas caldeiras, além de atender 28 caminhões da frota. Para 2026, o consumo projetado é de aproximadamente 3,5 milhões de metros cúbicos de biometano por ano, o equivalente ao consumo anual de 30.000 residências, consolidando o uso do combustível em escala industrial e logística, ao mesmo tempo em que se reduz até 1,3 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente a tirar 280 carros de passeio das ruas todos os dias.

O biometano é fornecido pela Ultragaz, a partir da captação e purificação do biogás gerado em aterros sanitários parceiros, transformando resíduos em fonte de energia renovável. No caso da Natura, parte dos resíduos destinados à unidade de Caieiras retorna à empresa na forma de energia, materializando um modelo de economia circular estruturado, no qual resíduos se convertem em insumo energético para a própria operação.

Além do ganho ambiental, a iniciativa também traz benefícios econômicos, mostrando que a adoção de uma matriz energética mais limpa pode aumentar a eficiência da operação e a competitividade do negócio. Na logística a parceria se estabeleceu com a Coopercarga e ReiterLog. Por meio de uma única estação de abastecimento, tecnologia exclusiva desenvolvida pela Ultragaz, é possível atender o consumo da fábrica e da frota. O abastecimento dos caminhões ocorre em cerca de 10 minutos, tempo significativamente inferior ao observado em rodovias, onde o processo pode levar entre 40 e 50 minutos, gerando ganhos expressivos de produtividade.

O uso do biometano faz parte do Plano de Transição Climática da Natura, que objetiva o Net Zero até 2030, antecipando em 20 anos a meta global com objetivos validados pela SBTi e alinhados ao cenário de 1,5°C do Acordo de Paris. A estratégia foca na descarbonização acelerada das operações próprias e na redução de 42% das emissões da cadeia de valor (Escopo 3) até 2030, atuando em seis frentes prioritárias que incluem o uso de ingredientes de origem regenerativa, embalagens circulares, logística com combustíveis renováveis e eficiência energética. Mais do que reduzir impactos, o plano busca garantir uma transição justa e equitativa, integrando a resiliência climática à regeneração da sociedade e da natureza.

“Esse é um passo concreto do nosso plano de transição climática. Ele mostra como é possível reduzir emissões de forma relevante em operações industriais e logísticas complexas, usando uma solução que já está disponível, funciona em escala e gera valor para o negócio”, afirma Josie Romero, vice-presidente de Operações, Logística e Suprimentos.

“A parceria com a Natura demonstra que o biometano é uma solução madura, confiável e capaz de operar em escala industrial e logística. Na Ultragaz, mostramos que, ao integrar fábrica e frota em uma mesma solução energética, é possível descarbonizar processos complexos, aumentar a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, fortalecer a competitividade do negócio”, afirma Guilherme Darezzo, vice-presidente de operações da Ultragaz. 

Uso do biometano em escala operacional

Cajamar foi escolhida como unidade estratégica por reunir escala operacional, infraestrutura e proximidade com polos de suprimento de biometano, além de representar a essência do compromisso da Natura com sustentabilidade e regeneração. O site também abriga um posto interno de abastecimento, que garante maior agilidade, controle e segurança no fornecimento de combustível para a frota e para a operação produtiva.

A implantação contou com a atuação conjunta de parceiros técnicos, industriais e institucionais, incluindo Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Prefeitura de Cajamar, além de fornecedores de tecnologia e operadores logísticos.

Com a iniciativa de Cajamar, a Natura e a Ultragaz reforçam o papel do setor privado na construção de soluções concretas para a transição energética e para a descarbonização da indústria brasileira.

Leia mais

Moda

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, um outlet de moda será realizado no piso L4 do Shopping Barra, com assinatura de Regina...

Beleza

Juicy lips não são só um acabamento. São quase um humor.E talvez por isso seja tão difícil ignorar como os lábios voltaram a ocupar...

Gente

O ator Cauã Reymond chega a Salvador nesta quinta-feira (05) para uma agenda profissional inédita em sua carreira. Ele participará da inauguração do empreendimento...

Gastronomia

Saxofonista Delmar Teixeira vai animar o local com boa música

Streaming

Como sou fã de romances policiais, fiquei curioso para conferir a minissérie da Netflix Os Sete Relógios de Agatha Christie, adaptando um romance da famosa...

Moda

Voltada para o universo masculino, a coleção Rio Vermelho reúne diversas opções de vestuário

Música

Emanuelle Araújo lança no dia 06 de fevereiro o seu novo single “Beija Minha Boca” (ouça aqui). A faixa tem produção de Kassin e...

Gastronomia

Lunch Experience oferece entrada, prato principal e sobremesa por valor fixo