<

&sol;amp-auto-ads>&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense adicionado pelo Site Kit -->&NewLine;

Reconhecida como patrimônio cultural e uma das mais vibrantes expressões do Carnaval da Bahia&comma; a banda mantém viva a essência da folia ao reunir foliões e personalidades dos meios […]">

Banda Habeas Copos celebra 48 anos abrindo o Carnaval de Salvador

Carnaval

Banda Habeas Copos celebra 48 anos abrindo o Carnaval de Salvador

Foto | Divulgação

Reconhecida como patrimônio cultural e uma das mais vibrantes expressões do Carnaval da Bahia, a banda mantém viva a essência da folia ao reunir foliões e personalidades dos meios político, empresarial, cultural e artístico, em uma celebração marcada pela alegria, segurança e descontração.

Como manda a tradição, os instrumentos de sopro e percussão do Habeas Copos abrem oficialmente a festa momesca, conduzindo o público por um repertório de marchas e sambas que remetem aos antigos carnavais e preservam uma identidade musical que atravessa gerações.

A programação comemorativa inclui o Coquetel do Homenageado, no dia 11 de fevereiro de 2026 (quarta-feira), das 20h às 23h, na Associação Atlética da Bahia. Já o tradicional desfile da Banda Habeas Copos acontece a partir das 00h, no Circuito Sérgio Bezerra de Carnaval Acústico, na Barra. Os ingressos estão disponíveis pelo site www.bandahabeascopos.com.br em duas modalidades: R$ 260, com acesso ao coquetel e ao desfile, e R$ 120, para quem optar apenas por acompanhar o desfile da banda.

A sonoridade marcante transforma as ruas da Barra em um verdadeiro Carnaval Acústico, onde cada compasso ecoa memória afetiva e celebração popular. Para Sérgio Bezerra, idealizador e fundador do projeto, o Habeas Copos vai além do Carnaval de rua. “Queremos estar sempre na vanguarda, com foco no resgate e na preservação de temas e personagens importantes da cultura da Bahia”, destaca. Esse conceito se reflete na escolha criteriosa dos homenageados a cada edição, sempre ligados à construção e valorização do Carnaval e da cultura baiana.

A trajetória de Sérgio Bezerra e da Banda Habeas Copos foi reconhecida oficialmente pela Prefeitura de Salvador em 2013, com a criação do Circuito Sérgio Bezerra. O percurso eternizou o nome do fundador da mais tradicional banda de sopro e percussão da Bahia e consolidou o pré-Carnaval da Barra como um dos momentos mais irreverentes e vibrantes da festa. Desde então, o bairro passou a reunir milhares de turistas e soteropolitanos em um grande dia de celebração. Pioneira no resgate do espírito dos antigos carnavais de rua, a Banda Habeas Copos é reconhecida como responsável por dar origem ao hoje consolidado Carnaval da Barra. Ao longo de seus 48 anos de atuação, tornou-se uma das maiores bandas de sopro e percussão do Brasil, símbolo de cultura, alegria e autenticidade baiana.

Ao longo dessa trajetória, a banda já prestou homenagens a nomes que marcaram a cultura baiana e brasileira, como Saulo Fernandes, Batatinha, Margareth Menezes, Nizan Guanaes, Riachão, Bell Marques, Armandinho, entre outros. Cada tributo reforça o compromisso com a valorização da arte, da identidade e da memória do Carnaval da Bahia. Em 2026, a Banda Habeas Copos presta uma homenagem especial ao Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (COMCAR). Mais do que reconhecer uma instituição, a homenagem se estende a toda a cadeia produtiva do Carnaval — blocos, fanfarras, artistas, técnicos, cordeiros, ambulantes, profissionais de limpeza, produção, segurança e apoio — protagonistas que mantêm viva a maior festa popular do mundo.

O COMCAR é exaltado como o ponto de equilíbrio que articula a alegria dos blocos de trio, a ancestralidade dos afoxés e blocos afros, o trabalho dos bastidores e a segurança das ruas, simbolizando a complexa engrenagem que faz do Carnaval de Salvador um espetáculo único.

Leia mais

Música

Apresentação gratuita será no Palco Arara, na Praça Maria Felipa

Música

Banda vai comandar o samba no espaço

Música

Salvador vai receber a turnê de Jorge Vercillo JV30 Parte II – &OpenCurlyDoubleQuote;Mais um final feliz”&comma; sábado&comma; 2 de maio&comma; às 19h&comma; na Concha...

Gastronomia

Espaço funciona todos os dias, das 12h às 22h

Moda

A Olympikus amplia a linha Corre 4<&sol;strong> com uma edição especial desenvolvida em parceria com a World Tennis<&sol;strong>&period; O modelo aposta na combinação de...

Música

Encontro histórico acontece no dia 31 de janeiro, no Candyall Guetho Square, e marca 25 anos do álbum “Maga Afropopbrasileiro” e da canção “Dandalunda”

Gente

Especialista em harmonização facial há 14 anos&comma; transformando vidas&comma; a mestre&comma; professora e empresária&comma; Drª Heliana Santiago&comma; está em Paris&comma; onde participa do IMCAS...

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile