Há 4 anos, na última semana de janeiro, um coletivo de estilistas, designers e artistas invade uma das mais importantes lojas de móveis de Salvador, no Rio Vermelho, e deixa suas vitrines e estantes cobertas de azul.
É a tradicional popup dedicada a Iemanjá, que a NORDESTESSE e a @saccaro.salvador organizam no bairro que concentra toda a movimentação em torno do 2 de fevereiro. Como os festejos para a Rainha do Mar vem começando cada vez mais cedo – e como é impreterível estar de branco e azul tantos nas comemorações sagradas quanto nas profanas – reunimos um grupo poderoso de marcas que lançam coleções temáticas para a data.
A ideia é oferecer opções de look tanto para quem vai levar sua flor em algum dos barquinhos que saem da Praia na Paciência desde a alvorada do dia 2, quanto para quem emenda os almoços badalados pós oferenda e também para quem emenda nos inúmeros shows que acontecem desde a véspera!
De lenços e looks completos, o que não falta são opções para você saudar Iemanjá como ela gosta. Há também uma boa seleção de joias e biojoias, para quem prefere carregar Iemanjá consigo o ano inteiro. E também uma seleção de ilustrações e objetos de decoração para deixar sua casa com todo o axé que Salvador emana.
A popup abre as portas hoje às 16h em esquema de soft opening e segue na Saccaro até domingo, véspera da festa.
POPUP IEMANJÁ
Saccaro Rio Vermelho: Rua Vieira Lopes, 75
Das 11h às 19h
CONFIRA ABAIXO AS MARCAS PARTICIPANTES
GEORGE AZEVEDO ART (RN)
O potiguar ganhou fama nacional por trazer desejo para o upcycling de jeans de uma maneira artística e artesanal. Com pinturas que fazem homenagens à Rainha do Mar, George ressignifica estampas pintadas à mão – ora manual, ora digitalizadas – com territórios litorâneos e a própria paisagem da casa de Yemanjá, no Rio Vermelho, em Salvador
RACHEL RAVAZZANO (BA)
Com quase dois anos de marca, Raquel Ravazzano descreve seu trabalho como um processo inteiramente manual. Com peças criadas, produzidas e finalizadas por ela, a soteropolitana carrega desde muito nova uma relação profunda com o mar. Com criações que demonstram um olhar sensível e autoral, Raquel aposta em peças que mesclam texturas e sensações de movimento.
SANTA RESISTÊNCIA (BA)
Natural do Recôncavo Baiano, terra onde nasceu o samba, o candomblé e com pérolas arquitetônicas do período colonial, Mônica Sampaio usa esse caldeirão para criar coleções que contam histórias, sempre inspiradas em personalidades reais ou do imaginário brasileiro. Na pop-up, Monica irá apresentar sua coleção em homenagem a Yemanjá, desfilada no ultimo SPFW
EYDE DANTAS (BA)
Olhar intuitivo, brasilidade e atemporalidade são adjetivos que definem bem a marca baiana fundada em 2018. Com dicas em bordados em ponto que dão charme extra e originalidade às peças feitas em linho, viscolinho ou algodão, Eyde apresenta peças leves para o tradicional dia de Yemanjá
DALI (RN)
Com estampas autorais inspiradas nos códigos, símbolos e narrativas do Rio Grande do Norte. A DALI transforma em linguagem visual elementos da cultura local, ressignificando tradições e paisagens em criações contemporâneas. Para o tradicional 02 de fevereiro, a marca apostou em estampas de poás listradas que fazem um mix harmonioso de azul e branco
ALMACOR (BA)
A marca de roupas e objetos para casa tem como ponte forte ilustrações assinadas por jovens neurodivergentes. A mineira Cynthia Jaber e a baiana Cecília Freyre acreditam que suas peças devem ser usadas como se fossem obras de arte. Para celebrar a data, a Almacor aposta em peças neutras e leves com estampas que fazem um apelo artsy
B.DESIGN (AL)
Com uma coleção que mescla natureza e a memória lúdica da infância, a marca apresenta peças descontraídas com pérolas e peças brutas, barquinhos escupidos em diferentes formatos, e medalhas de Yemanjá. Desenvolvidas em prata, os acessórios tem tiragem limitada que passam por um pequeno time de ourives e escultores que podem levar até um ano para nascer.
FUNLAB (RN)
Vibrante, versátil e divertida, a Funlab produz peças versáteis que se adaptam em diferentes ocasiões. Com peças amplas de linho, algodão e viscose e as t-shirts com frases divertidas e que exploram temas regionais, a Funlab aposta em estampas nos tons de azul e branco com os dizeres: “oxe”, “painho”, “mainha”, “caningado”, “arengueiro” e muito mais.
LU MADRE (PE)
Com brincos, colares e pulseiras em formatos de peixes e desenhos que lembram as ondas, a Lu Madre desenha uma forma simples e orgânica para usar no dia de Yemanjá. Desenvolvidos com a técnica do papel machê, que imprime uma leveza inacreditável em peças de aparência bold e formas orgânicas.
BOSSA DE MARIA (BA)
Com um diferencial de peças em linho e tricoline com a missão de pensar em conforto, sem abrir mão da elegância, bossa e atemporalidade, a Bossa de Maria investe em recortes enviesados, babados sutis e sobreposições que são marca registrada dessa alfaiataria sofisticada e tropical. Para o festival, a etiqueta apresenta também uma linha de vestidos de crochês e flores em fuxicos.
SOL E TERRA BAHIA (BA)
Com peças decorativas e utilitárias que representam, sobretudo, o Nordeste com vivência, afeto, cotidiano e memórias. A Sol e Terra Bahia começou de forma autoral, ressignificando a cerâmica artesanal e o design autoral. Com homenagens a Yemanjá, a marca aposta em barquinhos de cerâmicas em um mix de flores secas e pratos decorativos que trazem todo o frescor e sensação que o momento pede.
KOLOMBINA (BA)
Desenhada no carnaval de 2018, com a criação de tiaras, a Kolombina logo, logo ampliou seu universo criativo, incorporando chapéus e bolsas ao portfólio. Com peças produzidas em pequena escala, valorizando materiais naturais e acabamentos artesanais como palha de buriti, búzios e conchas naturais aplicados em bordados feitos à mão. Para o momento, a marca aposta em adornos em conchas, strass e bordados que completam qualquer visual.
CRUA (BA)
Com ilustrações inspiradas na xilogravura, mas com traços modernizados, o que resulta em arte pop e colecionável. Com Iemanjá e Oxum, Lampião e Maria Bonita e o Saci, a CRUA BR, se destaca por sua criação de prints, cadernos, t-shirts e objetos para casa com foco no desenvolvimento de tipologias.
DO MEU FLUIR (PE/BA)
Produzidas em MDF com certificação de sustentabilidade, material que confere leveza aos adornos, as peças refletem um processo atento à materialidade e ao fazer manual. A marca DOMEU FLUIR, se destaca pelos brincos e colares pintados à mão com padronagens tribais e geométricas. Para o dia de Yemanjá, a marca aposta em peças com azul e branco em estampas pintadas a mao.
CRISTINA RIQ (BA)
Criada em 2014, a marca Cristina Riq desenvolve seu olhar único e autoral a partir de bolsas trabalhadas com bordados, pedrarias, tecidos nobres, palhas naturais e flores, perfeitas para quem gosta de se destacar. Com peças exclusivas, desenvolvidas manualmente, a artista desenvolve para a pop-up, peças com peixes e animais marítimos.