A diretora executiva da Fundação Aleixo Belov, a oceanógrafa Larissa Nabuco, esteve na última quinta-feira, 22, na Prefeitura de Salvador para receber oficialmente o alvará de licença da Escola de Vela da Fundação, projeto voltado à formação de crianças e adolescentes por meio do esporte e da cultura náutica, idealizado a partir de um sonho do navegador Aleixo Belov.
A autorização foi entregue durante visita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, marcando um passo decisivo para a implantação da iniciativa, que tem como proposta ampliar o acesso à vela, promover educação ambiental, inclusão social e fortalecer a relação da cidade com o mar. A Escola de Vela integra as ações da Fundação Aleixo Belov, ligada ao Museu do Mar, e vem sendo construída em diálogo com o poder público municipal.
“Esse é um momento muito importante para a Fundação e para Salvador. A Escola de Vela nasce a partir de um sonho de Aleixo Belov e tem como propósito oportunizar a crianças e jovens o contato com a vela e com outros esportes náuticos, ampliando horizontes por meio do esporte, que ensina disciplina, respeito à natureza e pertencimento à nossa cultura marítima”, destaca Larissa Nabuco, diretora executiva da Fundação Aleixo Belov.
Ao receber a representante da Fundação, o secretário municipal Sosthenes Macedo ressaltou o impacto social do projeto. “A Escola de Vela da Fundação Aleixo Belov é uma iniciativa que oportuniza crianças e adolescentes a conhecerem um esporte fantástico, além de promover inclusão, educação ambiental e uma maior aproximação com a cultura náutica em nossa cidade. Seguimos apoiando ações que transformam vidas e fortalecem nossa relação com o mar”, afirmou.
A criação da Escola de Vela já vinha sendo discutida anteriormente, a partir de uma parceria entre a Fundação Aleixo Belov, o Museu do Mar e a Prefeitura de Salvador, com foco na Cidade Baixa. O projeto prevê, além das aulas de vela, a oferta de outros esportes náuticos e atividades educativas e formativas, alinhadas à vocação marítima da capital baiana, inserida na Baía de Todos-os-Santos, uma das maiores áreas navegáveis do país.
Com o alvará em mãos, a Fundação avança para as próximas etapas de implantação da Escola de Vela, consolidando uma iniciativa que une esporte, educação, sustentabilidade e inclusão social.