Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Exposição

Exposição coletiva apresenta obras que discutem o arquivo pelos seus excessos, esquecimentos, relações cotidianas e questões familiares

Foto | Nayara Rangel

A exposição Abusar do arquivo: depois de tanta imagem reúne trabalhos de oito artistas que exploram a memória, a sobrecarga das imagens no mundo contemporâneo e aspectos das relações afetivas, geracionais e sociais. Com curadoria de Fábio Gatti, a mostra apresenta um recorte das produções desenvolvidas durante o curso “Abusar do arquivo”, realizado no Ativa Atelier Livre, em 2024. A proposta partiu de uma provocação: o que fazer com o acúmulo de imagens — aquelas guardadas em álbuns antigos, esquecidas em HDs ou perdidas nas redes digitais — que insistem em permanecer, mesmo quando deixadas de lado?

As imagens de Alice Kottler, Cassandra Barteló, Jeferson Effren, Nana Brasil, Nayara Rangel, Ulla von Czékus, Vânia Viana e Zeza Maria são feitas de seus arquivos pessoais, revisitando pontos específicos de suas memórias, seus afetos e suas histórias. São imagens de família, paisagens distorcidas, lembranças apagadas e gestos repetidos que revelam o quanto o arquivo pode ser também um campo de invenção, de crítica, de reaprendizagem e, sobretudo, de re-historicização. Cada artista, a seu modo, reativa suas imagens-lembranças e questiona o que escolhe guardar ou recontar e, de outro modo, se surpreende ao se deparar com o que estava esquecido.

Mais do que uma exposição sobre fotografia, Abusar do arquivo é um exercício de olhar — e de reolhar. É um convite a lidar com o excesso de imagens que nos atravessam diariamente e a transformar esse acúmulo em novas narrativas visuais. Como define a curadora, “abusar do arquivo é uma prática: um modo de revisitar o que sobrou, de enxergar de novo o que parecia gasto, de encontrar, no esquecimento, outras possibilidades de memória”.

Serviço:

Exposição Abusar do arquivo: depois de tanta imagem
Abertura:
3 de dezembro de 2025, às 19h
Visitação: 4 a 16/12/2025 e 20/01 a 06/03/2026
Horário: segunda a sábado, das 9h às 18h
Local: Galeria do Goethe-Institut (Avenida Sete de Setembro, 1809 – Salvador-BA)
Curadoria: Fábio Gatti
Artistas: Alice Kottler, Cassandra Barteló, Jeferson Effren, Nana Brasil, Nayara Rangel, Ulla von Czékus, Vânia Viana e Zeza Maria.

Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, beleza, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!

Leia mais

Música

Apresentação gratuita será no Palco Arara, na Praça Maria Felipa

Música

Salvador vai receber a turnê de Jorge Vercillo JV30 Parte II – “Mais um final feliz”, sábado, 2 de maio, às 19h, na Concha...

Gastronomia

Espaço funciona todos os dias, das 12h às 22h

Música

Banda vai comandar o samba no espaço

Música

Encontro histórico acontece no dia 31 de janeiro, no Candyall Guetho Square, e marca 25 anos do álbum “Maga Afropopbrasileiro” e da canção “Dandalunda”

Moda

A Olympikus amplia a linha Corre 4 com uma edição especial desenvolvida em parceria com a World Tennis. O modelo aposta na combinação de...

Música

Salvador se prepara para viver um dos momentos mais simbólicos do seu calendário cultural e religioso, e a Artmalte Restaurante & Cervejaria entra no...