No Japão, desde os anos 80, existem empresas que contratam pessoas para se passarem por pai, mãe, namorados, noivas etc de pessoas solitárias. Ou até mesmo fazer companhia a elas. Partindo dessa premissa, a excelente diretora Hikari (das excelentes séries Tokyo Vice e Treta) escreveu, ao lado de Stephen Blahut, Família de Aluguel, que chega aos cinemas brasileiros.
Phillip Vanderploeg (Brendan Fraser) é um ator americano que vive em Tóquio. Fazendo pequenas pontas em comerciais, ele já não está sendo chamado como antigamente. Ele então é contratado como um americano simbólico para uma locadora familiar, que o leva a uma jornada inesperada interpretando papéis na vida de outras pessoas.
Primeiro, é bom alertar: prepare o lenço. Família de Aluguel é uma dramédia que diverte, encanta e emociona – e está longe de ser piegas. Muito se deve ao fato da direção segura de Hikari e do forte elenco. Já no início, somos apresentados a Philip como solitário. E o momento em que, logo no início, ele entra em um caixão para se sentir mais vivo, já mostra o que veremos pela frente. Isso se deve ao fato de Brendan Frases estar na sua melhor forma, desde A Baleia (2023), quando ganhou o Oscar. É daqueles atores perfeitos para o papel. Que a gente olha para ele, já estamos entregues, tamanha a simpatia, como Tom Hanks.
Junte-se a ele os atores japoneses Takehiro Hira e Mari Yamamoto, que fazem parte da empresa, a pequena Shannon Mahina GOrman, a “filha” de Phillip, e Akira Emoto, que interpreta o ator idoso no qual o personagem de Brendan entrevista se passando por um jornalista que vai escrever a biografia dele – a pedido da filha.
Família de Aluguel também brilha com personagens profundos, que têm basicamente uma coisa em comum: a solidão. O roteiro acerta em cheio ao abordar um tema dramático sem ser piegas. Família de Aluguel é um filme lindo, profundo, que nos causa reflexão – com o que vemos na tela ser um problema bem atual – e serve até para inspirar. É perfeito para o início de ano – aliás, para qualquer época!
Be the first to leave a review.




















