O Tiny Desk Brasil desta semana ascende ao panteão da música brasileira e reverencia a arte de Ney Matogrosso, uma das maiores vozes do país, em episódio que estreia terça-feira (04), às 11h no canal exclusivo. Inovador e transgressor, Ney comemora 50 anos de carreira em 2025 e deixa sua marca de força e liberdade artística no projeto liderado pela Anonymous Content Brazil, em parceria com o YouTube Brasil.
Ao lado de banda formada pelos músicos Sacha Amback (direção musical e teclados), Marcos Suzano (bateria e percussão), Felipe Roseno (percussão), Dunga (contrabaixo e vocal), Mauricio Almeida (guitarra e vocal), Aquiles Moraes(trompete e flugelhorn) e Everson Moraes (trombone), o artista passeia por repertório memorável que inclui grandes clássicos da música popular brasileira como “Jardins da Babilônia”, de Rita Lee; e “Sangue Latino“, de João Ricardo e Paulinho Mendonça, faixa lançada no primeiro álbum dos Secos & Molhados, em 1973.
O formato do Tiny Desk Brasil surpreende e impacta até mesmo artistas que já viveram todo tipo de experiência musical, ao longo de cinco décadas. “Uma experiência que eu nunca tinha tido. Você não tem som amplificado. No ensaio, eu fiquei estranhando mas quando eu entrei pra fazer de verdade, com a sala cheia, eu estava me ouvindo, o que facilitou tudo. Uma plateia deliciosa, adorei cantar para esse público.”, explica Ney
Considerado pela revista Rolling Stone a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos, Ney de Souza Pereira, mais conhecido como Ney Matogrosso, é um artista completo. Cantor, compositor, dançarino, ator, iluminador e diretor brasileiro arrebatou o Brasil à frente do grupo Secos & Molhados (1973-1974) e iniciou sua carreira solo com o álbum “Água do Céu – Pássaro”, em 1975.
Com curadoria assinada pelos times de Anonymous Content Brazil e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar. O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto. Os episódios são lançados semanalmente às terças-feiras e prometem movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional.
A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando experiências sonoras únicas e autênticas. A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.
Ainda sob o efeito impactante de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias e emoções no Tiny Talks. No conteúdo adicional, já conhecido do público que acompanha a série produzida pela NPR, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.